Discurso no Senado Federal

PARABENIZANDO A ELEIÇÃO DO ECONOMISTA CELSO FURTADO PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.

Autor
Benedita da Silva (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Benedita Souza da Silva Sampaio
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • PARABENIZANDO A ELEIÇÃO DO ECONOMISTA CELSO FURTADO PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.
Publicação
Publicação no DSF de 09/08/1997 - Página 15991
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CELSO FURTADO, ECONOMISTA, POSSE, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL).

A SRª BENEDITA DA SILVA (BLOCO-PT-RJ. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero manifestar minha profunda satisfação com relação à eleição do economista Celso Furtado, para ocupar a cadeira de número 11, na Academia Brasileira de Letras.

Celso Furtado, professor, intelectual, escritor, homem público, que mesmo exilado por tantos anos num país estrangeiro soube conquistar o espaço reservado aos que não se deixam abater pelos grandes desafios impostos, aos que entendem a batalha pelos ideais como o próprio combustível que move o mundo, aos que respondem com otimismo e força frente às dificuldades advindas.

Celso Furtado possui uma história impecável de uma vida e uma obra dedicadas inteiramente à luta pela democracia, pela liberdade, pela soberania brasileira, pela cultura e pela justiça social.

Quero cumprimentar aos membros da Academia por essa escolha que não poderia ter sido mais feliz: o nome de Celso Furtado para integrar a ACB. Quero parabenizar e enviar meu fraternal abraço a essa grande figura pública e humana, a esse grande cidadão brasileiro que, a partir de agora, merecidamente, passa a fazer parte do seleto grupo de imortais do nosso País.

Era o que tinha a dizer!

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/08/1997 - Página 15991