Discurso no Senado Federal

AUDIENCIA RECENTE COM O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, NA QUAL TRATOU DE PROJETOS DE INTERESSE DO ESTADO DE PERNAMBUCO, COMO A FERROVIA TRANSNORDESTINA, A CONSTRUÇÃO DE UMA SIDERURGICA E DE UMA USINA TERMOELETRICA NO PORTO DE SUAPE, ENTRE OUTROS.

Autor
Carlos Wilson (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Carlos Wilson Rocha de Queiroz Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • AUDIENCIA RECENTE COM O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, NA QUAL TRATOU DE PROJETOS DE INTERESSE DO ESTADO DE PERNAMBUCO, COMO A FERROVIA TRANSNORDESTINA, A CONSTRUÇÃO DE UMA SIDERURGICA E DE UMA USINA TERMOELETRICA NO PORTO DE SUAPE, ENTRE OUTROS.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/1997 - Página 16260
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, AUDIENCIA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OPORTUNIDADE, APRESENTAÇÃO, PROJETO, INTERESSE, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), REINICIO, CONSTRUÇÃO, FERROVIA, USINA SIDERURGICA, ESCOLHA, REGIÃO, INSTALAÇÃO, INDUSTRIA AUTOMOTIVA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), USINA TERMOELETRICA, UNIDADE INDUSTRIAL, FABRICAÇÃO, LAMINADO, REDUÇÃO, DESIGUALDADE REGIONAL, BRASIL.

O SR. CARLOS WILSON (PSDB-PE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no dia 7 deste mês, fui recebido em audiência pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, juntamente com o Deputado Federal Luiz Piauhylino, na qual tive oportunidade de debater com S. Exª problemas de relevância para Pernambuco, todos constituindo velhas reivindicações de meu Estado.

Foi um encontro bastante proveitoso em que tratamos de assuntos sobre os quais o Presidente da República demonstrou conhecimento, garantindo que o Governo Federal vai-se empenhar na rápida concretização de antigos projetos do povo de Pernambuco.

Há muito o Nordeste vem desenvolvendo persistente esforço para articular sua economia com as demais regiões do País, por meio de significativas transformações na estrutura produtiva e de ajustamento interregional. Programas de investimentos no Norte e no Centro-Oeste do Brasil e a integração dessas regiões com o Nordeste propiciarão o desenvolvimento de extensas áreas com enorme potencial de exploração econômica, desde que atrelados à disponibilidade de modernos meios de transporte, imprescindíveis para possibilitar a movimentação de grandes volumes de carga com segurança e a baixos custos.

A Ferrovia Transnordestina, idealizada no século passado, com traçado acompanhando a configuração da costa nordestina, há muito não atende às necessidades da região, que hoje clama por desenvolvimento integrado com seu interior. Daí a urgência da recuperação e implantação de novos trechos ferroviários, sobretudo daqueles componentes da ligação norte-sul da Transnordestina, capazes de assegurar o transporte necessário aos programas regionais de desenvolvimento. Pernambuco tem especial interesse na articulação do sistema ferroviário regional, com prioridade para as ligações Petrolina-Salgueiro-Ingazeiras-Missão Velha, pelos efeitos dela decorrentes para a economia regional, resultantes da maior integração da região com o dinâmico pólo nacional. Objetivando modernização e racionalização do sistema, o Governo do meu Estado quer implantar terminais intermodais de cargas, centrais de frete, dinamizando o uso do porto fluvial de Petrolina, bem como do porto marítimo de Suape, alcançando o Mercosul e mercados internacionais.

Reconhecendo a importância decisiva do problema para todo o Nordeste, o Presidente Fernando Henrique Cardoso mostrou todo o interesse para a definição de um cronograma realista e o imediato reinício da mais antiga obra paralisada no Brasil, que é a Ferrovia Transnordestina - iniciada ainda por D. Pedro II -, cuja desestatização abre novas perspectivas para a concretização rápida de tão velha aspiração do povo pernambucano.

Sr. Presidente, aproveitando a receptividade por parte do Presidente da República, abordei na audiência que tive com Sua Excelência outros problemas, também de relevância, que exigem rápida decisão para a expansão econômica em meu Estado e em todo o Nordeste. Informei que os Srs. Eliezer Batista e Benjamin Steinbruch consideram Suape o lugar ideal para a construção de uma usina siderúrgica. O empreendimento é viável ainda porque Pernambuco já dispõe de um gasoduto e tem adequado fornecimento de energia elétrica, por estar o porto de Suape consolidado há mais de dez anos, e, ainda, porque Suape dispõe de água em abundância.

Com empenho, expressei ao Presidente da República a convicção pernambucana de que o Estado será escolhido para a construção de nova montadora da General Motors, para fabricação de jipes, com tecnologia japonesa, como se faz no Canadá. Para concretização desse empreendimento, esperamos, se necessário, o apoio presidencial. Solicitei, ainda, auxílio do Governo Federal para Pernambuco sediar uma unidade de laminação, empreendimento em estudo pelo Estado com a Usiminas, Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, CST e Grupo Gerdau. Tal projeto está em fase final de elaboração. Finalmente, expus ao Presidente a necessidade de decisão urgente sobre a implantação de uma usina termoelétrica em Suape, em face de sua localização excepcionalmente favorável ao empreendimento, conforme constatado por empresas do porte da Shell, Mobil e Amoco, projeto no qual a Petrobrás tem, também, interesse de participar. É esse mais um assunto que requer célere decisão, a fim de que a região não venha a sofrer falta de energia, diante das incertezas que ainda existem sobre o aproveitamento do potencial hidrelétrico da Amazônia.

Encontrei sempre, Sr. Presidente, da parte do Presidente Fernando Henrique Cardoso receptividade no exame desses assuntos, em face do interesse, afirmado por Sua Excelência, de tudo empreender para que o pleno desenvolvimento nordestino se concretize rapidamente, em condições de sua integração com as demais regiões brasileiras. Esse o empenho de Pernambuco, correspondendo a secular anseio do povo para cuja concretização o Presidente da República assegurou integral apoio.

Esperemos, pois, que se concretizem esses esforços, todos voltados à eliminação das desigualdades regionais, desafio ao qual atribuo a máxima prioridade.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/1997 - Página 16260