Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AO DIA DO MAÇOM.

Autor
Valmir Campelo (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Antônio Valmir Campelo Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO DIA DO MAÇOM.
Aparteantes
Odacir Soares.
Publicação
Publicação no DSF de 21/08/1997 - Página 16891
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, MAÇONARIA.

O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, prezados amigos maçons de Brasília e de outros Estados aqui representados, meu prezado Grão-Mestre do Grande Oriente do Distrito Federal aqui presente, Dr. João Correia Silva Filho, meus senhores e minhas senhoras, espalhada por todos os cantos de nosso Planeta há uma sociedade operativa, cuja idade já se diluiu no tempo.

Sabe-se apenas que essa sociedade é bem mais antiga que a Era Cristã; que os registros de sua existência estão impressos nos pergaminhos da antiguidade e que dela fizeram parte praticamente todos os benfeitores da humanidade. Essa sociedade é composta por homens livres e de bons costumes; homens espiritualmente preparados para se exporem aos mais elevados graus de sacrifícios em favor da humanidade, da pátria e da família.

Essa sociedade sempre condenou a exploração do homem e diuturnamente combate os desvios que levam à tirania. Continuamente se opõe à ignorância e vivifica a virtude. Essa sociedade, por toda a sua história, enalteceu o mérito da inteligência, da tolerância, da solidariedade e da fraternidade.

Em todos os empreendimentos bem-sucedidos, onde se colocam a liberdade e a virtude em primeiro lugar, existe uma influência proveniente dessa sociedade. A sua participação tem sido decisiva na libertação dos povos, na luta contra as desigualdades sociais e principalmente contra todas as espécies de autoritarismo.

Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não é novidade para ninguém o fato da participação de maçons na Revolução Francesa, acarretando a demolição do regime feudal que vigia em todo o mundo. Também não constitui nenhum segredo a presença da Maçonaria na libertação das Américas, na independência do Brasil e na Proclamação da República.

Discretos, os maçons também interagem nos segmentos sociais, estendendo a mão amiga aos deserdados da sorte.

Sem qualquer ostentação ou alardeio e sem nada pedir em troca, a Maçonaria também presta inestimável contribuição ao Governo.

Mediante a prestação de serviços e de assistência social de natureza diversificada, a maçonaria tem revigorado milhares de famílias, garantindo o pão na mesa dos menos favorecidos.

A Maçonaria é essa sociedade milenar que, desde o seu surgimento, tem sido movida pelo sentimento fraternal e induzido o progresso humano.

Os maçons são homens que buscam incessantemente a justiça e a perfeição. Suas inspirações fluem livremente pelos canais que interligam o trabalho mental às realizações materiais, os planos e metas às ações concretas. O maçom enfrenta com serenidade e bom senso todos os desafios que surgem diante de si e assimila esses desafios como sendo uma inesgotável fonte de experiências, de sabedoria, que proporcionam uma existência útil e benéfica.

No dia de hoje, quero parabenizar a todos os obreiros da Arte Real que mantêm vivos os ideais da Maçonaria. A Maçonaria brasileira, fundada como instituição jurídica há 175 anos, tem servido de escola para o mundo inteiro.

Neste ano, no mês de junho, o Grande Oriente do Brasil, sob a direção nacional do Grão-Mestre Geral, Desembargador Dr. Francisco Murilo Pinto, e o Grande Oriente do Distrito Federal, sob a presidência do Grão-Mestre, prezado amigo, companheiro João Correia Silva Filho, mais uma vez, despontou como liderança ante as potências maçônicas mundiais.

Preocupada com os destinos da humanidade em uma nova era que se avizinha, essa potência maçônica realizou aqui, na Capital da República, o evento denominado "Compasso para o Futuro", com o objetivo de examinar e sugerir diretrizes e estratégias para o Terceiro Milênio, bem como para manifestar sua posição diante das grandes questões nacionais.

No referido fórum, foram discutidas e examinadas teses de excelente qualidade e de profunda importância para a Nação brasileira. Estiveram sob exame a questão social, a questão econômica e também as questões institucionais públicas. Ali foram discutidos temas de domínio da Ordem, tais como a participação da Maçonaria na vida comunitária, os movimentos paramaçônicos femininos e seu relacionamento com as lojas, a ação paramaçônica juvenil, assim como o relacionamento maçônico internacional e seus reflexos internos.

Também foram objeto de análise vários temas de interesse comunitário e governamental. Alguns desses temas são: a educação pública como objetivo nacional, a privatização das empresas estatais, a globalização e o Mercosul, a Amazônia como fonte de riqueza e cobiça internacional e os desníveis regionais e a manutenção da unidade nacional.

Esse grandioso congresso ocorreu no período de 12 a 15 de junho de 1997 e as conclusões dele extraídas repercutiram na Europa, na África, nas Américas, cujos continentes se fizeram presentes no fórum, por meio de representantes de diversos países, reafirmando, assim, o seu caráter internacional.

Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, presentes em todos os segmentos da sociedade, os maçons, hábeis em cristalizar os princípios da ordem maçônica em realidade, transformam o pensamento de coragem em autoconfiança e suas firmes decisões em circunstâncias de êxito, fartura e liberdade.

Parabenizando os maçons pelo transcurso de sua data, quero aqui incentivar a todos para que continuem a servir a humanidade como Operários do Grande Arquiteto, semeando o bem, a paz e a prosperidade em todos os cantos do Universo.

O Sr. Odacir Soares (PTB-RO) - Permite-me V. Exª um aparte?

O VALMIR CAMPELO (PTB-DF) - Antes de encerrar, concedo, com muito prazer, o aparte ao nobre Senador Odacir Soares.

O Sr. Odacir Soares (PTB-RO) - Quero congratular-me com V. Exª pela oportunidade do registro que está fazendo nesta tarde, em homenagem ao transcurso do Dia do Maçom. Como V. Exª acabou de se referir, em todas as lutas pela afirmação da nacionalidade brasileira, pela afirmação da República, pela introdução dos costumes e hábitos brasileiros, de restauração da moralidade, de restauração dos comportamentos éticos da vida nacional, sempre estiveram presentes os maçons, através das suas representações em todo o território nacional. De modo que, se o Brasil é grande, se o Brasil conseguiu falar a mesma língua, ter seu território todo contínuo e ter uma relação de boa vizinhança com os países da América do Sul, envolvidos nessa luta toda, envolvidos nesses objetivos sempre estiveram presentes os maçons brasileiros. Do ponto de vista particular do meu Estado, Rondônia - onde há dezenas de lojas maçônicas -, na construção do antigo Território Federal de Guaporé, ainda à época do Presidente Getúlio Vargas, posteriormente Território Federal de Rondônia, em 1954, 1955 e, em 1981, na criação do Estado de Rondônia, sempre estiveram na linha de frente os maçons de Rondônia, a quem quero, nesta oportunidade, transmitir, através das palavras de V. Exª, os meus cumprimentos. Portanto, parabéns a V. Exª pela homenagem que faz a um dos segmentos mais importantes do Brasil, na afirmação de tudo o que o nosso País é até o presente. Meus cumprimentos a V. Exª.

O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF) - Nobre Senador Odacir Soares, estou duplamente satisfeito em ouvir V. Exª. Inicialmente, porque V. Exª, pela primeira vez, como membro do meu Partido - o PTB -, utiliza o microfone, pois ontem V. Exª se filiou ao PTB, que se sente honrado em recebê-lo. Por isso, fico muito feliz em receber o seu aparte, sendo essas as primeiras palavras de V. Exª como membro do nosso partido. Em segundo lugar, porque suas palavras são de elogio ao trabalho da Maçonaria.

Na verdade, eu não poderia esperar outra coisa de V. Exª, um homem de formação, de princípios, que luta por aqueles que mais sofrem. De forma que queremos, em nome da Maçonaria, agradecer a V. Exª por suas palavras, na certeza de que V. Exª tem feito realmente um trabalho maçônico na vida profana, pela sua sensibilidade política e pelo seu trabalho.

O Sr. Odacir Soares (PTB-RO) - Muito obrigado, Senador Valmir Campelo.

O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF) - Muito obrigado, Srª Presidente, muito obrigado a todos.

Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/08/1997 - Página 16891