Pronunciamento de Emília Fernandes em 20/08/1997
Discurso durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
COMUNICANDO SUA DECISÃO DE INGRESSAR NO PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA - PDT.
- Autor
- Emília Fernandes (S/PARTIDO - Sem Partido/RS)
- Nome completo: Emília Therezinha Xavier Fernandes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA PARTIDARIA.:
- COMUNICANDO SUA DECISÃO DE INGRESSAR NO PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA - PDT.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/08/1997 - Página 16941
- Assunto
- Outros > POLITICA PARTIDARIA.
- Indexação
-
- INFORMAÇÃO, FILIAÇÃO PARTIDARIA, ORADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT).
A SRª EMILIA FERNANDES (Bloco/PDT-RS. Para uma breve comunicação. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, informamos à Mesa e aos ilustres Pares a nossa decisão, já comunicada hoje pela manhã às Lideranças das Bancadas do Senado, por intermédio do Senador Sebastião Rocha, e às Lideranças da Câmara Federal, por meio do Deputado Neiva Moreira, de ingressarmos nas fileiras do PDT - Partido Democrático Trabalhista.
Entendemos que, cada vez mais, há a necessidade de buscarmos a coerência de uma política séria, comprometida com o nosso discurso e com a nossa prática.
Assim, na sexta-feira, em Porto Alegre, com a presença do ex-Governador Leonel Brizola, de Senadores e Deputados, estaremos assinando a ficha do PDT.
Optamos por esse Partido por ele estar identificado com as questões trabalhistas e com o nacionalismo, visão que este País precisa urgentemente resgatar. O PDT é o Partido de Getúlio Vargas, de Pasqualini, de Leonel Brizola. Tem, sem dúvida, uma proposta viável para construir este País, uma proposta que, conjugando forças populares e progressistas, busca alternativas para as políticas que vão contra os direitos do trabalhador, contra a produção nacional, contra os aposentados.
Portanto, ingressamos como militante de um Partido que tem passado, que tem história, e que tem principalmente uma proposta de mudança para este País.
Era o registro que gostaríamos de fazer. Dentro em breve, encaminharemos à Mesa, oficialmente, nossa decisão, na certeza de que, cada vez mais, a sociedade brasileira está a exigir, a cobrar dos políticos, dos militantes de todos os partidos, sejam homens ou mulheres, transparência, coerência, ação objetiva em relação ao seu programa partidário. Queremos crer que, com determinação, com vontade de construir uma proposta alternativa para este País, abraçamos as fileiras do verdadeiro trabalhismo.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, da mesma forma como sempre tratei e fui tratada, espero continuar merecendo o respeito e o espaço de trabalho e de consideração dentro do Congresso Nacional.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.