Discurso no Senado Federal

AGRADECIMENTO AO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES PELO DESTAQUE DADO AO BUSTO DE RUI BARBOSA NO PLENARIO DO SENADO, CONFORME DETERMINA RESOLUÇÃO DE 1941.

Autor
Epitácio Cafeteira (PPB - Partido Progressista Brasileiro/MA)
Nome completo: Epitácio Cafeteira Afonso Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • AGRADECIMENTO AO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES PELO DESTAQUE DADO AO BUSTO DE RUI BARBOSA NO PLENARIO DO SENADO, CONFORME DETERMINA RESOLUÇÃO DE 1941.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/1997 - Página 17326
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, SENADOR, QUALIDADE, PRESIDENTE, SENADO, COLOCAÇÃO, ESTATUA, RUI BARBOSA, PERSONAGEM ILUSTRE, POSIÇÃO, RELEVANCIA, PLENARIO.

O SR. EPITACIO CAFETEIRA (PPB-MA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, por diversas vezes fiz pronunciamentos desta tribuna - e o último foi no dia 3 de março -, lutando para que uma Resolução do Senado, de 1948, fosse cumprida, para colocar Rui Barbosa em posição de destaque no plenário do Senado.

Sr. Presidente, vejo agora o meu apelo atendido. Eu diria que foi preciso que um baiano fosse Presidente do Senado para que outro baiano ocupasse lugar de destaque, ou seja: aquele que teve como princípio a liberdade, não só nos pequenos espaços mas entre as nações, pudesse estar ali, a fim de que os Senadores o olhem e se lembrem de que esse homem, Rui Barbosa, é patrimônio do Senado Federal.

Ali atrás, Rui Barbosa só ouvia os cochichos, as piadas, o que se costuma chamar de fofocas. Mas, hoje, ali em cima, os Srs. Senadores têm de lembrar que o Senado é, na realidade, a Casa de Rui Barbosa.

Muito obrigado, Sr. Presidente, pela decisão tomada, que me faz ficar orgulhoso de pertencer à Casa que tem como seu principal patrono um outro baiano que é Rui Barbosa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/1997 - Página 17326