Pronunciamento de Epitácio Cafeteira em 26/08/1997
Discurso no Senado Federal
AGRADECIMENTO AO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES PELO DESTAQUE DADO AO BUSTO DE RUI BARBOSA NO PLENARIO DO SENADO, CONFORME DETERMINA RESOLUÇÃO DE 1941.
- Autor
- Epitácio Cafeteira (PPB - Partido Progressista Brasileiro/MA)
- Nome completo: Epitácio Cafeteira Afonso Pereira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- AGRADECIMENTO AO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES PELO DESTAQUE DADO AO BUSTO DE RUI BARBOSA NO PLENARIO DO SENADO, CONFORME DETERMINA RESOLUÇÃO DE 1941.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/08/1997 - Página 17326
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, SENADOR, QUALIDADE, PRESIDENTE, SENADO, COLOCAÇÃO, ESTATUA, RUI BARBOSA, PERSONAGEM ILUSTRE, POSIÇÃO, RELEVANCIA, PLENARIO.
O SR. EPITACIO CAFETEIRA (PPB-MA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, por diversas vezes fiz pronunciamentos desta tribuna - e o último foi no dia 3 de março -, lutando para que uma Resolução do Senado, de 1948, fosse cumprida, para colocar Rui Barbosa em posição de destaque no plenário do Senado.
Sr. Presidente, vejo agora o meu apelo atendido. Eu diria que foi preciso que um baiano fosse Presidente do Senado para que outro baiano ocupasse lugar de destaque, ou seja: aquele que teve como princípio a liberdade, não só nos pequenos espaços mas entre as nações, pudesse estar ali, a fim de que os Senadores o olhem e se lembrem de que esse homem, Rui Barbosa, é patrimônio do Senado Federal.
Ali atrás, Rui Barbosa só ouvia os cochichos, as piadas, o que se costuma chamar de fofocas. Mas, hoje, ali em cima, os Srs. Senadores têm de lembrar que o Senado é, na realidade, a Casa de Rui Barbosa.
Muito obrigado, Sr. Presidente, pela decisão tomada, que me faz ficar orgulhoso de pertencer à Casa que tem como seu principal patrono um outro baiano que é Rui Barbosa.