Discurso no Senado Federal

TRANSCURSO, HOJE, DOS 98 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA E ADMINISTRATIVA DE CAMPO GRANDE, CAPITAL DE MATO GROSSO DO SUL.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • TRANSCURSO, HOJE, DOS 98 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA E ADMINISTRATIVA DE CAMPO GRANDE, CAPITAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/1997 - Página 17370
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB-MS. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, este é um registro altamente significativo para nós do Mato Grosso do Sul. Faço-o com muita alegria e contentamento para deixar registrado nos Anais do Senado da República os 98 anos de emancipação política e administrativa de Campo Grande, a Capital do Estado do Mato Grosso do Sul, neste 26 de agosto.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nesta data não pude, como nos anos anteriores, estar presente, ver o desfile, as comemorações cívicas, assistir aos festejos comemorativos dos 98 anos da nossa querida Campo Grande.

Faltam dois anos para atingir o próximo milênio, e a Cidade Morena do Centro-Oeste se prepara para tornar-se o entroncamento do Mercosul, por sua privilegiada localização geográfica, e assumir um novo perfil econômico. Temos indicadores que nos mostram esse caminho. A capital reforça o sonho do seu fundador, o mineiro José Antônio Pereira, pela sua capacidade de reverter as dificuldades em soluções práticas para impulsionar o progresso.

Com pouco mais de 645 mil habitantes, a cidade é o cartão postal do meu estado. Sua gente, brava gente, vem traçando o perfil do seu desenvolvimento, alicerçado em uma economia forte, puxada pelo comércio e a agropecuária, carro-chefe da arrecadação do ICMS.

Nesse caminho, as portas se abrem para a implantação do gasoduto Brasil-Bolívia, cujo projeto vai gerar energia e garantir a instalação de novas indústrias e, conseqüentemente, novos empregos. Mas as aspirações do seu povo são bem maiores, suficientes para traçar um perfil moderno, com características realizadoras, reforçando a vocação de Campo Grande de se caracterizar como pólo de desenvolvimento.

Aos 98 anos, Campo Grande segue firme, esbanjando qualidade de vida. E mesmo atravessando as intempéries das dificuldades econômicas, fato que deve estar atrelado hoje à realidade de todos os municípios brasileiros, podemos afirmar com toda certeza que a Cidade Morena do Centro-Oeste brasileiro caminha firme para se tornar em curto período de tempo uma das principais economias de toda a região.

Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faço esta saudação, cumprimentando as autoridades constituídas do meu estado, saudando o dinâmico Prefeito André Puccinelli. E como se encontra na tribuna de honra deste plenário o Sr. Edil Albuquerque, um combativo Vereador de Campo Grande, tenho certeza que S. Sª será o mensageiro dos nossos efusivos cumprimentos junto à Câmara de Vereadores da nossa querida Capital do Estado de Mato Grosso do Sul a qual, em 1999, estará completando um centenário de emancipação política e administrativa. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/1997 - Página 17370