Discurso no Senado Federal

EUFORIA DO ESTADO DO TOCANTINS PELO LANÇAMENTO DO EDITAL DE LICITAÇÃO PARA A CONCESSÃO DA CONSTRUÇÃO DA HIDRELETRICA DE LAJEADO. PREOCUPAÇÕES COM O FLUXO MIGRATORIO PARA A CAPITAL DO ESTADO, PALMAS, DEVIDO A CONSTRUÇÃO DA REFERIDA HIDRELETRICA.

Autor
Carlos Patrocínio (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: Carlos do Patrocinio Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • EUFORIA DO ESTADO DO TOCANTINS PELO LANÇAMENTO DO EDITAL DE LICITAÇÃO PARA A CONCESSÃO DA CONSTRUÇÃO DA HIDRELETRICA DE LAJEADO. PREOCUPAÇÕES COM O FLUXO MIGRATORIO PARA A CAPITAL DO ESTADO, PALMAS, DEVIDO A CONSTRUÇÃO DA REFERIDA HIDRELETRICA.
Publicação
Publicação no DSF de 30/08/1997 - Página 17648
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, LANÇAMENTO, EDITAL, LICITAÇÃO, CONCESSÃO, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO TOCANTINS (TO).
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, URGENCIA, LIBERAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, PREVISÃO, DISPOSIÇÕES TRANSITORIAS, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, REFERENCIA, DESMEMBRAMENTO, ESTADO DE GOIAS (GO), MOTIVO, VIABILIDADE, ESTADO DO TOCANTINS (TO), ACOLHIMENTO, POPULAÇÃO, MIGRAÇÃO INTERNA, CAPITAL DE ESTADO, RESULTADO, ANUNCIO, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, REGIÃO.

O SR. CARLOS PATROCÍNIO (PFL-TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de registrar, com uma certa satisfação, o estado de euforia que estão experimentando as pessoas em nosso Estado.

No início do mês, o Sr. Ministro das Minas e Energia, Dr. Raimundo Brito, esteve no Tocantins, juntamente com todas as autoridades do Estado: toda a Bancada Federal representante do Estado, a Bancada de Deputados Estaduais, enfim, as Lideranças políticas mais importantes do nosso Estado, inclusive, evidentemente, o Governador Siqueira Campos.

Naquela oportunidade, Sr. Presidente, foi lançado o edital de licitação para a concessão da construção da Hidrelétrica do Lajeado, uma hidrelétrica, poderíamos dizer, altamente ecológica, que será construída conforme as técnicas mais modernas e com eclusa. Isso é resultado de apelo que fiz à própria Celtins e ao Governo do Estado, no sentido de que considerassem projeto de nossa autoria, já aprovado pelo Senado Federal e em tramitação na Câmara dos Deputados, que determina que não se construa barragem ou hidrelétrica sem que se proceda também à construção da eclusa - mesmo porque o rio Tocantins é altamente navegável e a hidrovia Tocantins-Araguaia faz parte do Plano de Metas do Governo Federal.

Portanto, Sr. Presidente, gostaria de registrar essa euforia, mas também um certo temor. É que, em função dos vários pronunciamentos e anúncios de que a construção dessa hidrelétrica poderá gerar, de imediato, cerca de 10 mil empregos, está havendo fluxo migratório, para a capital do nosso Estado, Palmas, de milhares e milhares de pessoas, principalmente desempregados e desassistidos deste País, que estão à procura de emprego e de condições dignas de vida para si próprio e para a família.

Portanto, Sr. Presidente, gostaria de fazer aqui apelo semelhante ao que acabou de fazer o nobre representante do Estado do Acre, Senador Flaviano Melo, no sentido de que o Governo Federal libere, o mais rápido possível, os recursos que deverão estar comprometidos e que já estão previstos no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da nossa Constituição, em relação ao desmembramento do Estado de Goiás, adotando-se o mesmo procedimento estabelecido para o desmembramento do Estado de Mato Grosso, quando a União aportou recursos para a implementação e formação da infra-estrutura desse Estado.

Portanto, mais uma vez, em nome do meu Estado, que está recebendo levas e levas de pessoas de todos os níveis sociais, sobretudo miseráveis do nosso País, que não encontram emprego onde estão, faço este apelo veemente ao Ministro Antônio Kandir. Conforme disse o nobre Senador Flaviano Melo, não se sabe se houve contingenciamento ou não das emendas dos Parlamentares e dos recursos que existem no Orçamento para o Estado do Tocantins.

Caso não se tome uma providência, poderemos viver um verdadeiro caos no nosso Estado. Há muita gente chegando, Palmas é uma cidade nova, sem condições de abrigar esses milhares de pessoas que se dirigem para lá. É necessário, principalmente, que a Secretaria Nacional de Habitação libere todos os recursos que estão sendo solicitados pelo Governo do Estado, pelos Prefeitos da Capital e de outras cidades circunvizinhas, para que possamos abrigar essa quantidade imensa de brasileiros, porque também eles merecem um lugar ao sol.

Assim, ao mesmo tempo em que externamos a nossa euforia com a futura construção da Hidrelétrica do Lajeado, registramos também este temor de não podermos abrigar todos aqueles que procuram o nosso Estado. É o apelo que fazemos ao Presidente Fernando Henrique e a todos os membros da equipe econômica do Governo.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/08/1997 - Página 17648