Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM A MEMORIA DO SR. AGNALDO BORGES PINTO, EX-DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO DA TV ANHANGUERA, QUE TEVE PAPEL FUNDAMENTAL NA SUA IMPLANTAÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS.

Autor
João Rocha (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: João da Rocha Ribeiro Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM A MEMORIA DO SR. AGNALDO BORGES PINTO, EX-DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO DA TV ANHANGUERA, QUE TEVE PAPEL FUNDAMENTAL NA SUA IMPLANTAÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS.
Publicação
Publicação no DSF de 06/09/1997 - Página 18367
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, AGNALDO BORGES PINTO, EX-DIRETOR, EMISSORA, TELEVISÃO, EMPENHO, IMPLANTAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO).

O SR. JOÃO ROCHA (PFL-TO) - Sr. Presidente, Srª e Srs. Senadores:o êxito é passível de reconhecimento, porquanto diz respeito, quase sempre, a esforços despendidos, a renúncias constantes, a obstáculos transpostos, a um ideal acalentado e perseguido com pertinácia e proficiência.

Para alcançar o sucesso, muita determinação, denodo, humildade e perseverança são necessários. Os homens de bem conseguem esse desiderato. É o caso do nosso saudoso Agnaldo Borges Pinto. Exemplo de coragem e despreendimento, Agnaldo abdicou de uma carreira brilhante como executivo das Organizações Jaime Câmara, em Goiânia, onde exercia o cargo de Diretor de Programação da TV Anhangüera, para cumprir uma difícil missão: implantar a emissora do grupo em Araguaína, então norte de Goiás, no distante 1976.

Abraçando com convicção o pioneirismo de expandir esse importante meio de comunicação nos rincões do norte goiano, Agnaldo conseguiu, com determinação e arrojo, não apenas concretizar o projeto como, também, passou a se identificar e a apoiar a causa libertária do Tocantins, causa essa abraçada desde a primeira hora pela Organização Jaime Câmara.

Em 24 de agosto do ano passado, quando completava 20 anos à frente do grupo em Araguaína, Deus o levou, certamente entendendo que sua missão vitoriosa na terra já havia sido concluída. Ao completar o primeiro aniversário de sua morte, seus amigos, ao reverenciar essa data, lembram, com carinho e saudade, de sua presença entre nós, merecedor que foi da nossa amizade e consideração pelos seus valores morais e humanos.

Entendemos, assim, que, onde estiver, Agnaldo certamente estará prestando bons serviços, servindo às causas mais nobres e iluminando os passos de seus amigos e entes queridos que aqui permanecem. 

O pioneirismo da empresa no Estado confunde-se com a própria história de sucesso de seu principal executivo na região. Trocando a comodidade de uma vida tranqüila em Goiânia, pelas ruas empoeiradas da Araguaína de então, Agnaldo levou tão a sério sua missão que convenceu sua família a transferir o domicílio para aquele município, apesar das carências locais de toda ordem.

Mesmo assim, como pai e esposo exemplar, criou e educou seus filhos, fixou raízes na região e fez amigos. Foi um exemplo de transparência de conduta, de honestidade e de desapego a cargos e bens materiais. Deixou como legado uma história de lutas em favor da modernização dos meios de comunicação no Estado e um patrimônio moral que o enobrece e será razão de permanente orgulho para seus descendentes e familiares.

Como um dos responsáveis pela sua indicação para a desafiadora missão em Araguaína, na condição de então Diretor Financeiro da Organização Jaime Câmara, acabei compartilhando da acertada decisão da empresa em apostar no seu potencial criativo e na sua capacidade empreendedora ao enviá-lo para o norte goiano. A Organização credita hoje parte significativa de seu sucesso na região, ao longo desses 20 anos, ao trabalho abnegado desse Bandeirante das comunicações no extremo norte do Estado.

Agnaldo teve, portanto, papel fundamental nesse pioneirismo da TV Anhangüera no Tocantins. Além de representar mais uma nova opção de lazer para a comunidade, a TV se transformou em um valioso instrumento de defesa dos interesses maior do Estado, de prestação de serviço de utilidade pública e de estímulo e fortalecimento da economia regional.

Ao saudoso Agnaldo Borges o meu abraço fraterno e de todos os seus amigos que quanto mais privaram da sua convivência ou relacionamento mais souberam reconhecer suas virtudes e suas qualidades morais. Sua estada entre nós foi marcada profundamente pela presença amiga. Por isso, ele será sempre lembrado por seus amigos e pelos tocantinenses.

Era o que tinha a dizer.

Muito Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/09/1997 - Página 18367