Pronunciamento de Valmir Campelo em 05/09/1997
Discurso no Senado Federal
PARTICIPAÇÃO DE S.EXA. NO SEGUNDO ENCONTRO NACIONAL DE TRABALHO DO PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO - PTB, REALIZADO RECENTEMENTE EM ARACAJU-SE.
- Autor
- Valmir Campelo (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
- Nome completo: Antônio Valmir Campelo Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA PARTIDARIA.:
- PARTICIPAÇÃO DE S.EXA. NO SEGUNDO ENCONTRO NACIONAL DE TRABALHO DO PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO - PTB, REALIZADO RECENTEMENTE EM ARACAJU-SE.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/09/1997 - Página 18366
- Assunto
- Outros > POLITICA PARTIDARIA.
- Indexação
-
- PARTICIPAÇÃO, ORADOR, ENCONTRO, AMBITO NACIONAL, TRABALHO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), REALIZAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SERGIPE (SE), DEBATE, NECESSIDADE, CRIAÇÃO, INFRAESTRUTURA, INCENTIVO, TRABALHADOR RURAL.
- COURO, REALIZAÇÃO, REFORMA AGRARIA, PROMOÇÃO, FIXAÇÃO, HOMEM, CAMPO, SUGESTÃO, MELHORIA, ENSINO PRIMARIO, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO, CRITICA, EXTINÇÃO, BANCO NACIONAL DE HABITAÇÃO (BNH), APOIO, MANUTENÇÃO, FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO (FGTS), FINANCIAMENTO, PROGRAMA, HABITAÇÃO POPULAR, DEFESA, GARANTIA, EMPREGO, POPULAÇÃO.
O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, participei, recentemente, na semana passada, do 2º Encontro Nacional de Trabalho do Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB, realizado na progressista e aprazível capital de Sergipe, Aracaju.
Estiveram presentes ao encontro 20 Presidentes de Diretórios Regionais do PTB, além de Delegados e componentes da Direção Nacional do Partido.
Tivemos o prazer de receber, também, inúmeras lideranças trabalhistas sergipanas, bem como de todo o Nordeste, cujas participações enriqueceram enormemente nossa pauta de discussão.
O 2º Encontro Nacional de Trabalho do PTB contou, ainda, com a presença de um sem número de prefeitos e vereadores da região Nordeste, que paralelamente participavam de um encontro regional promovido pelo nosso Diretório de Sergipe.
Também abrilhantaram o evento com suas presenças o Governador Manoel Gomes de Barros, do PTB de Alagoas, e o anfitrião, Governador Albano Franco, do PFL de Sergipe.
Durante esse Encontro de Trabalho, Sr. Presidente, foi constituído o Movimento da Juventude Trabalhista Brasileira, cuja fundação se deu com a presença de representantes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, Sergipe e Tocantins.
Da vasta pauta de discussões, os membros da plenária elegeram algumas prioridades de substancial interesse partidário e da sociedade brasileira como um todo, aí incluídos a reforma agrária, a educação de base, habitação popular, geração e garantia de emprego, reforma do Judiciário, saúde e saneamento.
O item reforma agrária foi objeto de acaloradas discussões no Encontro de Trabalho do PTB. Dentre as inúmeras sugestões apresentadas, colheu-se os seguintes subsídios, que passam, doravante, a figurar como prioridades do Partido:
- municipalização da reforma agrária, ou seja, transferir para as Prefeituras municipais a incumbência de processar a distribuição das terras, destinadas a tais fins;
- criação de uma espécie de conselho municipal de reforma agrária, integrado por forças representativas da sociedade, com a incumbência de fiscalizar as ações das prefeituras nessa área.
Além dessas linhas básicas, extraiu-se desse 2º Encontro a convicção de que a reforma agrária em nosso País só logrará êxito se for sustentada por uma ampla infra-estrutura de apoio capaz de criar as condições mínimas para a efetiva fixação do homem na terra, tais como:
- estradas para o escoamento da produção;
- assistência técnica rural e
- política de preços mínimos para produtos hortifrutigranjeiros, pecuária e lavoura, de um modo geral.
No campo da educação de base, Srªs e Srs. Senadores, a plenária do PTB reunida em Aracaju apontou algumas sugestões tendentes a otimizar o sistema. Dentre outras eu destacaria:
- atenção especial às creches existentes e incentivos à implantação de novas unidades, incluindo a contratação de orientadores educacionais;
- reavaliação da metodologia de ensino utilizada no 1º grau;
- permanente reciclagem dos professores;
- aparelhamento das escolas com recursos audiovisuais, bibliotecas, equipamentos de informática e
- manutenção periódica da estrutura física das escolas.
No que se refere ao problema da habitação, os participantes do conclave concluíram que a extinção do BNH - Banco Nacional de Habitação, em vez de trazer soluções para o gravíssimo déficit de moradia verificado no País, agravou ainda mais a questão.
Entenderam, também, que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS deve continuar financiando programas de habitação popular, mas sob estreita fiscalização do Congresso Nacional.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o item emprego, ou melhor, geração e garantia de emprego, foi o que mais chamou a atenção no 2º Encontro Nacional de Trabalho do PTB, por razões muito óbvias, naturalmente.
Diante dos índices imorais de desemprego, a plenária do PTB em Aracaju recomenda a via da reforma tributária como instrumento capaz de reduzir o custo Brasil, induzir a ampliação da atividade econômica e gerar os postos de trabalho de que a população tanto se ressente.
Inúmeros outros temas de inegável relevância e de indiscutível interesse nacional integram, igualmente, a agenda de prioridades extraídas desse profícuo 2º Encontro Nacional de Trabalho do PTB, Sr. Presidente.
Plenamente sintonizado com a nova ordem que se impõe nessa era de globalização, o PTB permanece fiel às suas raízes cinqüentenárias, cujo escopo é lutar pela perfeita harmonia entre capital e trabalho, pressuposto indispensável para o atingimento da justiça e do bem-estar social com que tentam sonhar as classes trabalhadoras deste nosso Brasil de tantos contrastes.
Está de parabéns o Presidente do PTB estadual, Dr. Clóvis Silveira, líder político competente que soube com a sua inteligência se impor no cenário político de Sergipe.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.