Discurso no Senado Federal

REUNIÃO DA BANCADA DO PSB NO SENADO FEDERAL E NA CAMARA DOS DEPUTADOS, HOJE AS 19:00H, COM O GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAPA, SR. JOÃO ALBERTO CAPIBERIBE, PARA OUVIR SUAS COLOCAÇÕES A RESPEITO DA LIQUIDAÇÃO DO BANAP. SOLIDARIEDADE A CAUSA DA POPULAÇÃO DO MUNICIPIO DE ORIXIMINA - PA, QUE SE ENCONTRA SEM ENERGIA ELETRICA HA UM MES.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS. ENERGIA ELETRICA.:
  • REUNIÃO DA BANCADA DO PSB NO SENADO FEDERAL E NA CAMARA DOS DEPUTADOS, HOJE AS 19:00H, COM O GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAPA, SR. JOÃO ALBERTO CAPIBERIBE, PARA OUVIR SUAS COLOCAÇÕES A RESPEITO DA LIQUIDAÇÃO DO BANAP. SOLIDARIEDADE A CAUSA DA POPULAÇÃO DO MUNICIPIO DE ORIXIMINA - PA, QUE SE ENCONTRA SEM ENERGIA ELETRICA HA UM MES.
Publicação
Publicação no DSF de 10/09/1997 - Página 18484
Assunto
Outros > BANCOS. ENERGIA ELETRICA.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, BANCADA, CONGRESSISTA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), GOVERNADOR, ESTADO DO AMAPA (AP), ASSUNTO, LIQUIDAÇÃO, BANCO ESTADUAL.
  • GRAVIDADE, SITUAÇÃO, MUNICIPIO, ORIXIMINA (PA), ESTADO DO PARA (PA), FALTA, ENERGIA ELETRICA, APOIO, MOBILIZAÇÃO, POPULAÇÃO, CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. ADEMIR ANDRADE (Bloco/PSB-PA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, primeiramente, quero abordar a questão da liquidação do Banco do Estado do Amapá, que é extremamente grave. Hoje, às 19h, toda a Bancada do PSB, no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, estará se reunindo com o Governador João Alberto Capiberibe, para ouvir suas colocações. E, a partir de amanhã, teremos condições de apresentar o nosso posicionamento de forma pública sobre o assunto.

O outro ponto refere-se à forma de agir do Governo Fernando Henrique Cardoso, do Governo PSDB, tão estranha que estamos a assistir algo de inusitado. Recebo, hoje, comunicação vinda do Estado do Pará, dando conta de que o Município de Oriximiná, um dos Municípios históricos e tradicionais do Estado, onde está situada a Mineração Rio do Norte e as maiores reservas de bauxita do Brasil - toda a bauxita exportada e que segue para a Albrás/Alunorte é retirada de Oriximiná -, um Município bastante rico, cujo Prefeito percebe um salário mensal de onze mil reais, está sem energia elétrica há um mês.

O sistema energético lá utilizado é diesel-elétrico, ou seja, termoelétrico com motores diesel.

O Governador do Estado recebeu, há 20 dias, uma comissão de representantes do Município, de lideranças de toda a área da margem esquerda do Amazonas, prometeu que iria resolver o problema, mas até agora não resolveu nada.

Imagine, Sr. Presidente, que agora estamos recebendo ameaça de fechamento do rio. É a primeira vez na história que ouço falar em fechamento de um rio. Vão fechar o rio para impedir a navegação de navios que trazem bauxita da mineradora Rio do Norte, como forma de pressão para obrigar o Governo do Estado a agir.

É um caso realmente lastimável. Há um mês, o município está num blecaute total. Não há energia. Só um motor funciona, movimentando as bombas da Cosanpa, levando água às residências. Nenhuma casa do Município tem energia. Os cidadãos de Oriximiná estão ameaçando fechar o rio com embarcações, para impedir a passagem desses navios, além da ameaça do fechamento de bancos, órgãos públicos, etc.

Lamento que o Governo da "social-democracia" - porque de social-democracia não tem absolutamente nada - aja sempre dessa forma, num total desrespeito aos interesses da coletividade, que se vê sempre obrigada a ações radicais para fazer valer os seus direitos.

            Nós do PSB somos solidários à causa dos companheiros de Oriximiná que pretendem radicalizar para fazer valer seus direitos.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/09/1997 - Página 18484