Discurso no Senado Federal

SOLICITANDO DA PRESIDENCIA A ABERTURA DAS GALERIAS DO PLENARIO, COM O FIM DE PERMITIR O INGRESSO DE PESSOAS INTERESSADAS EM ACOMPANHAR A PRESENTE SESSÃO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • SOLICITANDO DA PRESIDENCIA A ABERTURA DAS GALERIAS DO PLENARIO, COM O FIM DE PERMITIR O INGRESSO DE PESSOAS INTERESSADAS EM ACOMPANHAR A PRESENTE SESSÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 11/09/1997 - Página 18510
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENCIA, ENTRADA, CIDADÃO, GALERIA, PLENARIO, SENADO, ACOMPANHAMENTO, SESSÃO, VOTAÇÃO, EMENDA CONSTITUCIONAL, ALTERAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL.

           O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, observo que as galerias estão vazias, e, no entanto, muitas pessoas vieram de longe para acompanhar esta sessão do Senado Federal, porque consta da Ordem do Dia a votação da Proposta de Emenda à Constituição nº 33, que modifica o sistema de Previdência Social.

           Ao final da manhã de hoje, Vicente Paulo da Silva, Presidente da Central Única dos Trabalhadores; João Felício, Secretário-Geral da CUT, e diversos outros sindicalistas fizeram um apelo ao Presidente Antonio Carlos Magalhães, no sentido de ser liberado o ingresso de pessoas às galerias deste plenário, sobretudo o ingresso de aposentados ou pessoas mais idosas, que estão muito preocupadas com a votação dessa matéria e que pediram lhes fosse dado esse direito.

           Originalmente, o Presidente havia definido que cada Senador receberia uma senha. Dessa forma, nas galerias, onde cabem 200 pessoas, haveria apenas 81 pessoas. O Bloco da Oposição, que hoje é composto por 12 Senadores, recebeu 11 senhas, o que, obviamente, é uma fração diminuta em relação à necessidade. Em seguida, o Presidente Antonio Carlos Magalhães disse ao Presidente da CUT que flexibilizaria essa diretriz, possibilitando o ingresso de mais pessoas nas galerias, de uma forma ordeira, na medida em que houvesse lugar.

           Tendo em vista que diversas pessoas já estão aguardando para entrar, com o compromisso de manter a ordem, como é próprio do Regimento, peço a V. Exª que determine à Segurança que proceda com bom senso e permita que algumas pessoas, que de tão longe vieram, assistam a esta parte da sessão e mesmo à votação; afinal de contas, é o Senado Federal que estará sendo respeitado. Se há cidadãos brasileiros querendo ver, testemunhar o que os Senadores fazem e dizem, vamos permitir que eles encham as galerias.

           É o apelo que faço a V. Exª. Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/09/1997 - Página 18510