Discurso no Senado Federal

ELOGIOS AO SENADOR VALMIR CAMPELO PELO SEU DESEMPENHO NA PRESIDENCIA DOS TRABALHOS DA PRESENTE SESSÃO.

Autor
Bernardo Cabral (PFL - Partido da Frente Liberal/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • ELOGIOS AO SENADOR VALMIR CAMPELO PELO SEU DESEMPENHO NA PRESIDENCIA DOS TRABALHOS DA PRESENTE SESSÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 30/08/1996 - Página 15241
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, VALMIR CAMPELO, SENADOR, QUALIDADE, PRESIDENTE, MESA DIRETORA, SENADO.

O SR. BERNARDO CABRAL (PFL-AM. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, a sessão está para terminar. Na antiga Abissínia os nativos tinham a mania de atirar pedras ao sol que se punha. O que quero dizer com essa frase? Que V.Exª hoje, ao longo desta sessão, enfrentou uma verdadeira batalha verbal, regimental, ora não bem entendido, ora sacrificando a sua reconhecida gentileza e até, quem sabe, no destempero de alguns, não foi reconhecida a atenção que V. Exª dispensa aos seus colegas.

É o que quero dizer agora. Quero fazer um registro sincero, ao qual se une o eminente Senador Artur da Távola, no sentido de dizer que V. Exª, ainda que bem assessorado pelo nosso eminente Secretário-Geral da Mesa, Dr. Raimundo Carrero, demonstrou que em uma casa política por vezes o diálogo com a Mesa não pode existir. A permissão da gentileza de V. Exª aqui para com os oradores - vamos colocar os partidos distantes dessa minha manifestação -, reconhecem que, não sendo titular de um cargo da Mesa, a sua atuação merece que eu faça esse registro. Não o tribute à nossa amizade pessoal. O que há entre mim e V. Exª está distanciado dessa minha manifestação.

Talvez outros não estejam aqui a fazê-la porque já saíram, o que lamento, porque senão seria um pequeno rio recebendo águas emprestadas e se transformando num caudaloso rio para dizer-lhe do nosso apreço. Isto é para ficar registrado na ata dos nossos trabalhos, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Valmir Campelo) - Nobre Senador Bernardo Cabral, agradeço-lhe a manifestação e as suas palavras bondosas. A nossa convivência desde a época da Constituinte, quando V. Exª foi o relator geral, fez com que crescesse entre nós amizade muito profunda.

A cada dia que passa mais admiro não só a reconhecida sabedoria jurídica de V. Exª, mas, acima de tudo, a amizade profunda, a lealdade que V. Exª tem para com todos os colegas desta Casa. De forma que não poderia, nem de longe, pensar de forma diferente. Sei que essa manifestação parte, acima de tudo, de um amigo, de um companheiro. Quero também agradecer em nome de todos os assessores da Mesa as palavras bondosas que V. Exª pronunciou, referindo-se não só a mim, mas também, e principalmente, aos funcionários desta Casa. 

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/08/1996 - Página 15241