Discurso no Senado Federal

COMEMORAÇÃO DOS 90 ANOS DE DONA CANO VELOSO, MÃE DOS ARTISTAS MARIA BETHANIA E CAETANO VELOSO, REALIZADA NO MUNICIPIO DE SANTO AMARO, BAHIA.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO DOS 90 ANOS DE DONA CANO VELOSO, MÃE DOS ARTISTAS MARIA BETHANIA E CAETANO VELOSO, REALIZADA NO MUNICIPIO DE SANTO AMARO, BAHIA.
Publicação
Publicação no DSF de 17/09/1997 - Página 18990
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, CANO VELOSO, MÃE, CAETANO VELOSO, MARIA BETHANIA, MUSICO, COMPOSITOR, CANTOR, MUSICA POPULAR, ESTADO DA BAHIA (BA).

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL-BA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Bahia está hoje em festa, em particular o Município de Santo Amaro.

Hoje, completa 90 anos uma mulher-símbolo dos baianos, Dona Canô Veloso, mãe dos artistas que dão renome à Bahia, no País e no estrangeiro: Betânia e Caetano. Mãe de outros filhos ilustres de Santo Amaro, ela os educou com o seu marido Zezinho Veloso, de forma a que todos pudessem ver nessa família Veloso uma família unida, uma família que engrandece o meu Estado.

Participei, hoje pela manhã, das festividades da missa mais linda a que assisti na minha vida. Foi em Santo Amaro, com a família Veloso toda reunida em torno dessa senhora que é um símbolo, como disse, da minha terra: a Dona Canô. Aos 90 anos, ela praticamente dirigia todo o espetáculo ao meu lado, sabendo de tudo o que ia acontecer, numa lucidez impressionante, dando demonstrações de força e de liderança, o que realmente honra a mulher brasileira.

Nós, baianos, portanto, estamos em dia de glória, pois a glória da Dona Canô é a glória da Bahia. Estamos felizes com Caetano, Betânia, Mabel, Roberto, Clara, com todos os seus filhos, com os seus netos e até bisnetos, todos reunidos na Igreja de Santo Amaro da Nossa Senhora da Purificação, nesse espetáculo que a Bahia inteira participou através de seu Governador, dos seus representantes e, sobretudo, do povo da Bahia. De todos os recantos da Bahia foram pessoas, como também de vários Estados do Brasil.

Registro esse fato, importante para a mulher brasileira, para Santo Amaro e para a Bahia. Peço a V. Exª, Srª Presidente, que faça chegar a Dona Canô, que foi tão bem cantada na homilia do Padre Gaspar Sadock, um dos maiores oradores sacros do Brasil, que lhe fez justiça como símbolo que é da nossa terra; que V. Exª faça chegar à família Veloso em Santo Amaro, a Dona Canô, as expressões de alegria do Senado da República pelos seus 90 anos de tanto trabalho e de tanto amor à sua terra, Santo Amaro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/09/1997 - Página 18990