Discurso no Senado Federal

REGISTRANDO O FALECIMENTO DO ADVOGADO SERGIPANO ANTONIO JACINTO FILHO.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REGISTRANDO O FALECIMENTO DO ADVOGADO SERGIPANO ANTONIO JACINTO FILHO.
Aparteantes
Bernardo Cabral.
Publicação
Publicação no DSF de 18/09/1997 - Página 19156
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ANTONIO JACINTO FILHO, ADVOGADO, ESTADO DE SERGIPE (SE).

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB-SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a minha presença nesta tribuna tem como objetivo registrar um acontecimento muito doloroso para Sergipe e para os advogados: o falecimento do Dr. Antônio Jacinto Filho, uma das figuras mais respeitadas do mundo jurídico sergipano e uma das pessoas mais dignas, seja como amigo, seja como chefe de família exemplar, seja como homem de partido.

O Dr. Antônio Jacinto Filho deixou uma lacuna impreenchível na sociedade sergipana. O seu passado foi de luta em favor das mudanças sociais e políticas, apoiando o movimento estudantil, a derrubada do regime discricionário; apoiando os mais jovens com o seu saber jurídico nas questões mais complexas, em que ele aparecia como advogado das oposições. Nos tribunais, também sempre se mantinha na defesa das causas justas e legítimas contra os poderosos e aqueles que queriam massacrar os partidos mais fracos da oposição sergipana.

Com essas palavras, homenageio esse cidadão que configura um exemplo de homem público, de advogado, de amigo e de chefe de família. O seu desaparecimento abalou a sociedade sergipana. Ao seu féretro compareceram milhares e milhares de pessoas, em uma prova evidente dos serviços inestimáveis que aquele grande causídico prestou ao nosso Estado.

Com estas palavras, Sr. Presidente, registro o pesar do meu Partido, o Partido Socialista Brasileiro, que perde um dos seus mais lídimos integrantes. Solicito à Mesa que transmita, por meio de correspondência, a minha homenagem à família enlutada e bem assim ao Partido Socialista Brasileiro e à Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Sergipe.

O Sr. Bernardo Cabral (PFL-AM) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB-SE) - Concedo o aparte ao nobre Senador Bernardo Cabral.

O Sr. Bernardo Cabral (PFL-AM) - Senador Antonio Carlos Valadares, lamento ter que me associar a V. Exª em um momento de tristeza; preferiria interromper o discurso de V. Exª para tratar de outro assunto. Sendo V. Exª advogado, depois de ter exercido o mandato de Governador do Estado de Sergipe, não me causa nenhuma surpresa que venha a esta tribuna manifestar os seus sentimentos em razão do falecimento do nosso colega, o advogado Antônio Jacinto Filho. Em verdade, o registro que V. Exª faz é não só justo mas também oportuno, porque traduz o sentimento por um colega nosso de profissão que exercitou o seu mister com dignidade, com independência e, por isso mesmo, é merecedor da honra que V. Exª lhe tributa num preito de saudade nesta hora. Por isso, repito o que lhe disse no começo: lamento que a solidariedade seja em função do passamento de colega nosso, mas não lhe deixo sozinho. Quero que às suas palavras de solidariedade juntem-se as minhas e que elas sejam transmitidas à família de nosso colega e, conforme V. Exª acaba de dizer, também à OAB, para que fique registrado que estive com V. Exª mais esta vez.

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB-SE) - Agradeço a V. Exª pelo seu espírito de solidariedade, que todos nós conhecemos aqui no Senado Federal.

Realmente, trata-se de um companheiro nosso, que militou durante anos e anos na advocacia, ilustrando sua passagem por essa profissão tão dignificante, que é a profissão de advogado. A Ordem dos Advogados do Brasil, não só a Secção de Sergipe, como as de todo o Brasil, tinham pelo Dr. Antônio Jacinto a maior admiração, o maior respeito, e reconheceram o seu trabalho como advogado militante.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/09/1997 - Página 19156