Discurso no Senado Federal

REGISTRANDO A POSSE, NO DIA 16 DE SETEMBRO DO CORRENTE ANO, DO DR. ROBERTO RODRIGUES, NA PRESIDENCIA DA ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL, SEDIADA EM GENEBRA, NA SUIÇA.

Autor
Jonas Pinheiro (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Jonas Pinheiro da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REGISTRANDO A POSSE, NO DIA 16 DE SETEMBRO DO CORRENTE ANO, DO DR. ROBERTO RODRIGUES, NA PRESIDENCIA DA ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL, SEDIADA EM GENEBRA, NA SUIÇA.
Publicação
Publicação no DSF de 24/09/1997 - Página 19767
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, POSSE, ROBERTO RODRIGUES, PRESIDENCIA, ORGANIZAÇÃO, COOPERATIVA, AMBITO INTERNACIONAL.

O SR. JONAS PINHEIRO (PFL/MT. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, com enorme satisfação ocupamos a tribuna desta Casa para registrar a posse, no dia 16 de setembro do corrente ano, do Dr. Roberto Rodrigues na Presidência da Aliança Cooperativa Internacional, após ter recebido o apoio e o voto dos delegados dos 101 países que integram essa Aliança.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Aliança Cooperativa Internacional, com sede em Genebra, na Suíça, após 102 anos de existência, tem cerca de 715 milhões de membros e dispõe de recursos anuais na US$6 bilhões para o desenvolvimento das cooperativas no mundo inteiro.

Somente por esses dados, podemos identificar a sua importância e, mais que isso, a importância da Presidência da Aliança Cooperativa Internacional ser ocupada por um brasileiro, no caso, pelo Dr. Roberto Rodrigues.

Roberto Rodrigues é um paulista de 54 anos, engenheiro agrônomo, empresário rural e que há mais de um quarto de século se dedica a difundir e valorizar a doutrina cooperativista no Brasil e no mundo.

Roberto Rodrigues começou a se envolver com a doutrina cooperativista em 1973, quando assumiu a presidência de uma cooperativa de plantadores de cana-de-açúcar, em São Paulo. Dois anos depois, após uma gestão bem sucedida, fundou uma cooperativa de crédito rural, que se transformou em modelo para o setor. Não demorou para que assumisse a coordenação do Programa de Desenvolvimento de Cooperativas de Crédito e a Coordenação Nacional das Cooperativas de Crédito. Foi diretor executivo da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo e presidente, por dois mandatos seguidos, de 1985 a 1991, da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB.

O Dr. Roberto Rodrigues teve uma importante atuação na Assembléia Nacional Constituinte de 1988 e, graças ao seu empenho, viabilizou a inclusão na atual Constituição brasileira de seis artigos sobre o cooperativismo, inclusive a garantia de autogestão do sistema. Foi durante a sua gestão à frente da presidência da Organização das Cooperativas Brasileiras que essa entidade representativa do cooperativismo brasileiro filiou-se à Aliança Cooperativa Internacional.

No período de 1991 a 1994, o Dr. Roberto Rodrigues fundou e presidiu a Eximcoop, uma trading de cooperativas que se tornou uma das cinco maiores exportadoras de soja do Brasil. Em 1993, assumiu a vice-presidência mundial da Associação Cooperativa Internacional.

Atualmente, Roberto Rodrigues, entre outros cargos, é representante do setor agrícola no Conselho Nacional de Comércio Exterior, é conselheiro da Associação Brasileira de Criadores, da Sociedade Nacional de Agricultura e da Sociedade Rural brasileira. É também vice-presidente da Associação Brasileira de Agribusiness, pertence ao Conselho Consultivo da Embrapa e, paralelamente, coordena o Fórum Nacional da Agricultura. É ainda professor do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal Paulista - Unesp, onde leciona a disciplina Cooperativismo e Associativismo, autor de centenas de tralhos sobre política agrícola e pesquisa agronômica, e co-autor de livros sobre agricultura e cooperativismo.

É, portanto, um profundo estudioso e conhecedor do cooperativismo, da agricultura brasileira e mundial e, sobretudo, de suas relações comerciais. É um intelectual "com os pés no chão", preocupado com os rumos do cooperativismo e da agricultura diante das mudanças estruturais que o mundo vem sofrendo.

Sem dúvida, o Dr. Roberto Rodrigues, pelo trabalho que desenvolve durante décadas, em prol do cooperativismo - sempre em busca da modernização, mas sem esquecer os princípios doutrinários do movimento -, conta com o respeito e a admiração de todos os setores ligados ao cooperativismo brasileiro e mundial.

A sua escolha para a presidência da Associação Cooperativa Internacional é, nas palavras do seu último presidente, "a escolha óbvia, não só pelas suas qualidades pessoais e experiência, mas porque vem de um continente até então pouco representado no comando da Associação."

Esta é a primeira vez que o movimento cooperativista internacional será dirigido por um representante do setor agrícola e por um latino-americano. Até então, a presidência da Aliança Cooperativa Internacional vem sendo ocupada por personalidades ligadas aos setores das finanças e do consumo.

Ao assumir esse importante posto mundial, o Dr. Roberto Rodrigues defende um cooperativismo moderno, competitivo, com novas formas de capitalização. E já acena com a reaproximação dos diversos setores do cooperativismo - crédito, agricultura, consumo, seguros, trabalho, saúde, energia, habitação e serviços -, para que possam desenvolver seus negócios de forma integrada e em estreita parceria, possibilitando a necessária capitalização das cooperativas.

O Sr. Osmar Dias (PSDB-PR) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. JONAS PINHEIRO (PFL-MT) - Com muito prazer, nobre Senador e cooperativista Osmar Dias.

O Sr. Osmar Dias (PSDB-PR) - Senador Jonas Pinheiro, não haveria outro Senador mais qualificado para fazer essa homenagem ao Dr. Roberto Rodrigues. Sem dúvida, Senador Jonas Pinheiro, V. Exª tem uma ligação estreita com o setor agropecuário nacional e tem sido, nesta Casa, um defensor intransigente dos direitos e dos interesses dos produtores rurais deste País. Por isso, com muita alegria ouço V. Exª falando de uma conquista do cooperativismo nacional. Não consigo ver a agricultura e a agroindústria brasileira sem a participação do cooperativismo. No meu Estado, as cooperativas são responsáveis por 60% de todas as receitas conquistadas dentro do setor do agribusiness. Foram as cooperativas as propulsoras do desenvolvimento agrícola do meu Estado e, com certeza, de muitos Estados brasileiros, portanto é muito difícil separar o cooperativismo da agricultura brasileira, como é muito difícil separarmos o cooperativismo brasileiro da figura do Dr. Roberto Rodrigues. Foi S. Sª, sem dúvida alguma, o principal organizador do cooperativismo nacional, por vocação, por idealismo e com uma dedicação exemplar. Não há uma mesa em que se debata o cooperativismo e a agricultura nacional, com pessoas de qualidade e conhecedoras do assunto, da qual estará ausente o Dr. Roberto Rodrigues. Esse posto que assume agora vai, sem dúvida alguma, inserir-nos no contexto internacional e contribuirá para que o nosso País participe da globalização da economia, no que se refere ao setor da agricultura e do agribusiness, com condições de discutir e impor as nossas condições de liderança no cenário internacional. S. Sª tem capacidade, credibilidade e muito conhecimento para isso. Senador Jonas Pinheiro, sinto muito que o nosso Presidente da República não tenha ainda constituído um conselho de pessoas que possam orientar o Governo nesse setor da agricultura. O Ministro da Agricultura, Arlindo Porto, poderia ser muito ajudado, poderia ter uma contribuição enorme, se o Presidente da República ouvisse pessoas da qualidade do Dr. Roberto Rodrigues em um conselho constituído exatamente para sugerir, opinar, observar e corrigir a política de abastecimento e de produção do nosso País. Congratulo-me com V. Exª. Infelizmente, não pude estar presente, mas fomos muito bem representados por V. Exª na posse do Dr. Roberto Rodrigues.

O SR. JONAS PINHEIRO (PFL-MT) - Senador Osmar Dias, a homenagem que V. Exª considera que tenho o direito de fazer ao nosso companheiro Roberto Rodrigues por certo seria sua, que está num nível bem superior. Na oportunidade da posse do companheiro Roberto Rodrigues, em Genebra, entre os 160 brasileiros, somados a quase 1.000 cooperativistas de todo o mundo, era o Estado do Paraná que maior quantidade de representantes tinha, prestigiando aquele evento.

Essa proposta e essa intenção do novo presidente da Aliança Cooperativa Internacional vem em boa hora, no momento em que se estabelece o fim das fronteiras alfandegárias e se busca uma maior agilidade no comércio internacional, através da globalização cada vez mais acelerada. Possibilitará, assim, o fortalecimento de um novo modelo de aliança comercial que privilegie as cooperativas.

Sem dúvida, Sr. Presidente, o Dr. Roberto Rodrigues, pela sua inquestionável experiência e conhecimento e, sobretudo, pela sua comprovada visão estratégica, irá valorizar a Aliança Cooperativa Internacional e dar um relevante destaque ao segmento agrícola dentro do movimento cooperativista mundial.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Brasil está de parabéns, como também todas as cooperativas e todos os cooperativados do nosso País, por terem o Dr. Roberto Rodrigues como presidente da Aliança Cooperativa Internacional.

A sua presença à frente do movimento cooperativista mundial certamente beneficiará as cooperativas brasileiras, que colherão os frutos de seu trabalho e de seu empenho na busca do conhecimento, na busca do fortalecimento desse movimento e da aproximação entre as cooperativas brasileiras e as de outros países. Aproximação esta que viabilizará o incremento dos negócios diretos entre as cooperativas, sem intermediários, e que poderá gerar maiores ganhos a serem apropriados diretamente por elas.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tivemos a oportunidade de estar em Genebra, para participar da posse do Dr. Roberto Rodrigues. Lá estavam diversos Parlamentares e cerca de 150 empresários brasileiros, além do Sr. Ministro da Agricultura, Senador Arlindo Porto, este, representando o Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Pudemos testemunhar pessoalmente o enorme prestígio que o Dr. Roberto Rodrigues goza no seio do movimento cooperativista mundial e o enorme apoio que vem recebendo por parte das lideranças políticas e do setor agrícola, bem como dos empresários brasileiros.

Em Genebra, o Dr. Roberto Rodrigues, entre inúmeras outras manifestações, foi saudado pelo Presidente da Organização das Cooperativas Brasileira - OCB -, Deputado Dejandir Dalpasquale, num pronunciamento que refletiu o sentimento dos cooperativistas brasileiros e de todos os que conhecem e admiram o Dr. Roberto Rodrigues. Pedimos, portanto, Sr. Presidente, que conste dos Anais do Senado Federal esse pronunciamento do Presidente da OCB, para que integre os registros desse importante e histórico acontecimento.

Assim, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao registrar nos Anais do Senado a posse do Dr. Roberto Rodrigues na presidência da Aliança Cooperativa Internacional, externamos os nossos cumprimentos a esse destacado líder brasileiro, certos de que o Brasil e as cooperativas brasileiras muito se beneficiarão dos resultados da sua atuação frente ao movimento cooperativista mundial.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/09/1997 - Página 19767