Discurso no Senado Federal

REALIZAÇÃO, EM MANAUS, DO SEMINARIO FRANCO-BRASILEIRO SOBRE O SANGUE, PROMOVIDO PELO MINISTERIO DA SAUDE, PELA EMBAIXADA DA FRANÇA E PELO HEMOCENTRO DO AMAZONAS.

Autor
Bernardo Cabral (PFL - Partido da Frente Liberal/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • REALIZAÇÃO, EM MANAUS, DO SEMINARIO FRANCO-BRASILEIRO SOBRE O SANGUE, PROMOVIDO PELO MINISTERIO DA SAUDE, PELA EMBAIXADA DA FRANÇA E PELO HEMOCENTRO DO AMAZONAS.
Aparteantes
Jefferson Peres.
Publicação
Publicação no DSF de 27/09/1997 - Página 20194
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), SEMINARIO, RESULTADO, ACORDO, COOPERAÇÃO, INTERCAMBIO CIENTIFICO, INTERCAMBIO TECNICO, INICIATIVA, GOVERNO BRASILEIRO, GOVERNO ESTRANGEIRO, PROMOÇÃO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), EMBAIXADA, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, PARTICIPAÇÃO, ESPECIALISTA, HEMATOLOGIA, HEMOTERAPIA, GESTÃO, BANCO DE SANGUE, DEBATE, CONTROLE DE QUALIDADE, NORMAS, SEGURANÇA, VIGILANCIA SANITARIA.

O SR. BERNARDO CABRAL (PFL-AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em alguns instantes, vale a pena trazer ao conhecimento do Plenário a existência de seminários que têm, por antecipação, um índice de produtividade e de rentabilidade para aqueles que os freqüentam. Um desses seminários, Sr. Presidente, envolve um problema crucial no nosso País: sangue.

Temos visto no noticiário o que têm causado as transfusões de sangue. E é com satisfação que lembro que técnicos brasileiros e franceses vêm realizando o que chamaram - e até hoje conseguem confirmar - de "Seminário Franco-Brasileiro sobre Sangue". Esse seminário começou ontem e termina hoje, em Manaus.

Sr. Presidente, essa iniciativa é parte de um acordo de cooperação que há 12 anos desenvolve programas de treinamento de qualificação na área, sendo a quinta vez que técnicos dessas nacionalidades se reúnem para discutir a questão.

Ano passado, o evento foi realizado no Rio Grande do Sul; este ano, em Manaus, o que demonstra, comprova, revela, confirma que, de Norte a Sul, há uma inequívoca preocupação do Governo com esse importante tema de saúde pública.

O encontro, promovido pelo Ministério da Saúde, pela Embaixada da França e pelo Hemocentro do Amazonas, irá receber mais de 200 profissionais da chamada hemorrede pública brasileira. São esperados técnicos dos países do Cone Sul.

As palestras desse intercâmbio técnico-científico entre especialistas em hematologia, hemoterapia e gestão de bancos de sangue irão abordar assuntos que vão do controle de qualidade às normas de biossegurança e vigilância sanitária. Além de levar adiante a cooperação entre os dois países, que funciona sobretudo do ponto de vista educativo, o seminário traz informações novas, por exemplo, sobre testes.

Relevante salientar que a resposta que a inteligência brasileira ofereceu às novas exigências de padrões de controle e análise do sangue e o conseqüente avanço conquistado foram notáveis. É verdade que muito ainda há por fazer, as dificuldades são grandes, mas o que não tem faltado é empenho.

Hoje, já não se contrai grau tão elevado de doenças por transfusão como há alguns anos, males que ceifaram vidas, muitas das quais no fulgor de sua produção intelectual, que muito ainda poderiam ter oferecido à Nação - um exemplo disso, o baluarte maior, o nosso saudoso Betinho. Felizmente, Sr. Presidente, hoje, temos um risco menor.

Como mensurar exatamente todo o benefício causado por essa evolução? Muito difícil. Contudo, é facílimo imaginar o quanto se ganhou em custos e energia ao se adquirir saúde; o efeito multiplicador é relevante - que aqui se destaque, foi enorme.

Iniciativas como essa mostram que estamos no caminho certo.

O Sr. Jefferson Péres (PSDB-AM) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. BERNARDO CABRAL (PFL-AM) - Ouço o nobre Senador Jefferson Péres.

O Sr. Jefferson Péres (PSDB-AM) - Senador Bernardo Cabral, V. Exª aborda um problema que já foi bem mais grave no nosso País, que é o controle da qualidade das transfusões de sangue. Pedi o aparte apenas para salientar que, neste particular, o nosso Estado do Amazonas tem uma posição de vanguarda. Graças à iniciativa de um grupo de médicos alguns anos à frente, os Drs. Nelson Fragi e Leny Passos, evidentemente com o apoio dos Governos do Estado do Amazonas. Temos lá um centro de excelência, o Hemocentro, que é uma instituição modelar. De forma que esse problema, que causou tantos malefícios ao País com a contaminação de sangue, felizmente, no nosso Estado, não existe. Era esse o registro que eu gostaria de fazer, talvez até me antecipando, pois sei que V. Exª o mencionaria, porque o Hemocentro é realmente uma instituição, repito, modelar no nosso Estado.

O SR. BERNARDO CABRAL (PFL-AM) - Logo no início do meu pronunciamento, eminente Senador Jefferson Péres, registrei o Hemocentro e reservei-me para, na conclusão, citar os dois nomes que V. Exª, em muito boa hora, lembrou.

Mas o que vale destacar no seu aparte, de logo incorporado ao meu discurso, é o realce que o Hemocentro merece. O Amazonas é uma espécie de vanguardeiro, com a técnica avançada que possuímos. Nesse caso, os Governadores que têm dado o seu apoio estão eqüidistantes de qualquer conotação político-partidária - e aqui é indispensável registrar os nomes dos Chefes do Poder Executivo. Vale, sim, o registro de que lá temos contato com um corpo de profissionais que atende do mais humilde ao que ocupa posição de destaque na sociedade.

Quero destacar, Sr. Presidente, que essa reunião, que no ano passado foi em Porto Alegre e hoje acontece em Manaus, é como se fosse uma espécie de traço-de-união a ligar o Norte ao Sul, os dois extremos, para que todos nós, brasileiros, nos conscientizemos de que um assunto dessa natureza não pode ser tratado senão com a mais absoluta segurança técnico-científica.

Feito o registro, quero agradecer a V. Exª, Sr. Presidente Geraldo Melo, pela atenção dispensada a este seu Colega.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/09/1997 - Página 20194