Discurso no Senado Federal

ENCONTRO DO MOVIMENTO TRABALHISTA DO PMDB, A REALIZAR-SE NO PROXIMO DIA 29, NA CIDADE DE CUIABA - MT, PARA DISCUTIREM OS PROBLEMAS DAQUELE ESTADO E DO BRASIL, ASSIM COMO DA REFORMULAÇÃO DO MOVIMENTO.

Autor
Carlos Bezerra (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MT)
Nome completo: Carlos Gomes Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • ENCONTRO DO MOVIMENTO TRABALHISTA DO PMDB, A REALIZAR-SE NO PROXIMO DIA 29, NA CIDADE DE CUIABA - MT, PARA DISCUTIREM OS PROBLEMAS DAQUELE ESTADO E DO BRASIL, ASSIM COMO DA REFORMULAÇÃO DO MOVIMENTO.
Publicação
Publicação no DSF de 26/09/1997 - Página 20105
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ENCONTRO, MOVIMENTO TRABALHISTA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), DEBATE, PROBLEMAS BRASILEIROS, ESPECIFICAÇÃO, REGIÃO.

O SR. CARLOS BEZERRA (PMDB-MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no próximo dia 29, sábado, em Cuiabá, haverá um grande encontro do Movimento Trabalhista do PMDB, o meu Partido.

Deverão estar reunidos cerca de cinco mil lideranças, urbanas e rurais, numa grande discussão sobre os problemas de Mato Grosso e do Brasil e na reformulação desse movimento interno do Partido. O PMDB sempre foi o Partido da maioria dos trabalhadores, tanto urbanos quanto rurais, o Partido que assumiu a defesa dos trabalhadores na época mais obscura da vida política brasileira: na época da ditadura militar. Foi o PMDB que ajudou os trabalhadores nas grandes greves do ABC; foi o PMDB - e eu naquela época era Deputado Federal, Presidente da Comissão da Agricultura e Política Rural da Câmara - que foi mediar a grande greve da Zona da Mata de Pernambuco, a primeira grande greve rural existente no Brasil, que terminou com a vitória dos trabalhadores, graças à nossa intermediação.

Antes de ali chegarmos, já havia trabalhadores assassinados, torturados. Com a nossa chegada, a paz passou a reinar, a violência acabou e, numa negociação longa, dura, os trabalhadores, que estavam vivendo sob o cambão na Zona da Mata, em Pernambuco, terminaram por ser vitoriosos pela primeira vez.

Esse Partido tem como mote o desenvolvimento econômico e a justiça social, as duas grandes bandeiras do Partido, que se tornam a cada dia mais atualizadas. É o nosso Partido que se reoxigena. E esse movimento trabalhista, em Cuiabá, que se reúne no sábado, é uma demonstração inequívoca de que mais uma vez os trabalhadores demonstram que estão com o PMDB, estão com a nossa sigla e estão preparados para lutar por melhores dias para Mato Grosso e para o Brasil.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, era esta a comunicação que gostaria de fazer, lembrando esse grande evento que teremos, sábado próximo, em Cuiabá, quando cerca de cinco mil lideranças de trabalhadores, como já disse, estarão reunidas para discutir o futuro de Mato Grosso, o futuro do Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/09/1997 - Página 20105