Discurso no Senado Federal

EXPECTATIVA COM A CHEGADA, ESTA TARDE, DO PAPA JOÃO PAULO II AO RIO DE JANEIRO. APRESENTANDO A MESA O REQUERIMENTO 828, DE 1997, QUE SOLICITA INSERÇÃO, NA ATA DA PRESENTE SESSÃO, DE VOTO DE REGOZIJO PELA VISITA DO SANTO PADRE AO BRASIL.

Autor
Humberto Lucena (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Humberto Coutinho de Lucena
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • EXPECTATIVA COM A CHEGADA, ESTA TARDE, DO PAPA JOÃO PAULO II AO RIO DE JANEIRO. APRESENTANDO A MESA O REQUERIMENTO 828, DE 1997, QUE SOLICITA INSERÇÃO, NA ATA DA PRESENTE SESSÃO, DE VOTO DE REGOZIJO PELA VISITA DO SANTO PADRE AO BRASIL.
Publicação
Publicação no DSF de 03/10/1997 - Página 20795
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, BERNARDO CABRAL, SENADOR, QUALIDADE, RELATOR, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, PARECER, PROCEDIMENTO ORAL, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, HOMENAGEM, CONGRESSO NACIONAL, JOÃO PAULO II, PAPA, OPORTUNIDADE, VISITA OFICIAL, BRASIL, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, AMBITO INTERNACIONAL, FAMILIA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

O SR. HUMBERTO LUCENA (PMDB-PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, creio que, hoje, todos estamos com o espírito voltado para o grande acontecimento que está ocorrendo, nesta hora, no Rio de Janeiro: a chegada, ao Brasil, do Papa João Paulo II.

Sua Santidade tem sido um Papa peregrino. Esteve no Brasil por outras duas vezes e deixou aos brasileiros, independentemente de serem católicos ou não, uma impressão maravilhosa pela sua forte personalidade, pela sua maneira de encarar os problemas não só da Igreja, mas também os problemas sociais do mundo.

O Papa, como sabe a Presidência e os Srs. Senadores, está vindo ao Brasil para participar de um Congresso sobre a Família, em que serão abordados temas importantes. Dizem inclusive que, apesar de seu conservadorismo, Sua Santidade vai admitir a abordagem de temas sobre os quais, até agora, tinha uma certa reserva. Refiro-me, por exemplo, ao divórcio, que, até hoje, não foi bem recebido pela Igreja Católica.

Essa visita é altamente significativa e não poderíamos deixar de lhe reverenciar, neste instante. Acredito que já deve ter até lhe saudado, em nome do Senado e do Congresso Nacional, o Senador Antonio Carlos Magalhães, nosso Presidente. Eu tencionava, inclusive, requerer uma Comissão Externa para que também lá outros Senadores estivessem, mas infelizmente não há mais tempo.

Portanto, encaminho à Mesa, pedindo a V. Exª, em face da urgência do assunto, a possibilidade de um parecer oral do nobre Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Senador Bernardo Cabral, o seguinte requerimento:

      Requerimento nº 828, de 1997

      Senhor Presidente,

      Requeremos a Vossa Excelência, nos termos do art. 222 do Regimento Interno, seja inserido, na ata da presente sessão, um voto de regozijo pela visita ao Brasil, mais especificamente ao Rio de Janeiro, para participar de um Congresso em homenagem à família, a partir de hoje, do Papa João Paulo II.

      Requeremos ainda que se transmita essa homenagem do Senado Federal a Sua Excelência Reverendíssima, ao Cardeal Eugênio Sales, ao Senhor Presidente da CNBB e, afinal, ao Senhor Governador do Estado do Rio de Janeiro.

      Sala das Sessões, 2 de outubro de 1997.

Senador Humberto Lucena"

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/10/1997 - Página 20795