Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 02/10/1997
Discurso no Senado Federal
CRITICAS A NOVA LEI ELEITORAL, APROVADA RECENTEMENTE NO SENADO, PRINCIPALMENTE AQUELES DISPOSITIVOS QUE MANTEM OS PRIVILEGIOS DOS ATUAIS DETENTORES DE CARGOS EXECUTIVOS. EXPRESSANDO VOTOS DE BOAS- VINDAS AO PAPA JOÃO PAULO II.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
LEGISLAÇÃO ELEITORAL.:
- CRITICAS A NOVA LEI ELEITORAL, APROVADA RECENTEMENTE NO SENADO, PRINCIPALMENTE AQUELES DISPOSITIVOS QUE MANTEM OS PRIVILEGIOS DOS ATUAIS DETENTORES DE CARGOS EXECUTIVOS. EXPRESSANDO VOTOS DE BOAS- VINDAS AO PAPA JOÃO PAULO II.
- Aparteantes
- Lauro Campos.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/10/1997 - Página 20802
- Assunto
- Outros > LEGISLAÇÃO ELEITORAL.
- Indexação
-
- CRITICA, LEGISLAÇÃO ELEITORAL, PRIVILEGIO, CANDIDATO, REELEIÇÃO, ELOGIO, EXIGENCIA, PROPORCIONALIDADE, CANDIDATURA, MULHER.
- ANALISE, INICIO, CAMPANHA, REELEIÇÃO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PRIVILEGIO, DIVULGAÇÃO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, ANTERIORIDADE, PRAZO, CAMPANHA ELEITORAL.
- CRITICA, REFORMULAÇÃO, LEGISLAÇÃO ELEITORAL, FALTA, LIMITAÇÃO, CUSTO, CAMPANHA, PROVOCAÇÃO, ABUSO, PODER ECONOMICO, PREJUIZO, DEMOCRACIA.
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de pronunciar-me favoravelmente, dada a relevância do assunto, para que V. Exª dispense o interstício.
Solidarizo-me com a iniciativa do Senador Humberto Lucena secundado pelo Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Senador Bernardo Cabral.
Também quero expressar o meu voto, que, tenho a certeza, é compartilhado por todo o povo brasileiro, de boas-vindas ao Papa João Paulo II, que, nesta tarde, inicia visita ao nosso País.
Há enorme expectativa em relação aos pronunciamentos e encontros que Sua Santidade manterá com a população e com o Presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 1980, quando de sua visita à cidade de São Paulo, em diálogo com o operário Valdemar Rossi, João Paulo II deu-lhe recomendações que muito contribuíram para conclamar a sociedade brasileira a alcançar a liberdade democrática e continuar na sua luta por direitos à cidadania.
Houve ali a conclamação à liberdade, que ecoou com extraordinária força, contribuindo para acelerar a caminhada rumo à democracia, ao restabelecimento das Diretas Já.
Tenho a certeza de que agora, em sua conversa com o Presidente da República e com o povo, o Sumo Pontífice, conhecedor do diagnóstico dos nossos graves problemas sociais, dará importantes conselhos sobre a necessidade de o Governo brasileiro agilizar a reforma agrária e promover ações para melhorar a distribuição de renda e erradicar a miséria.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.