Discurso no Senado Federal

CRITICAS A NOVA LEI ELEITORAL, APROVADA RECENTEMENTE NO SENADO, PRINCIPALMENTE AQUELES DISPOSITIVOS QUE MANTEM OS PRIVILEGIOS DOS ATUAIS DETENTORES DE CARGOS EXECUTIVOS. EXPRESSANDO VOTOS DE BOAS- VINDAS AO PAPA JOÃO PAULO II.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO ELEITORAL.:
  • CRITICAS A NOVA LEI ELEITORAL, APROVADA RECENTEMENTE NO SENADO, PRINCIPALMENTE AQUELES DISPOSITIVOS QUE MANTEM OS PRIVILEGIOS DOS ATUAIS DETENTORES DE CARGOS EXECUTIVOS. EXPRESSANDO VOTOS DE BOAS- VINDAS AO PAPA JOÃO PAULO II.
Aparteantes
Lauro Campos.
Publicação
Publicação no DSF de 03/10/1997 - Página 20802
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO ELEITORAL.
Indexação
  • CRITICA, LEGISLAÇÃO ELEITORAL, PRIVILEGIO, CANDIDATO, REELEIÇÃO, ELOGIO, EXIGENCIA, PROPORCIONALIDADE, CANDIDATURA, MULHER.
  • ANALISE, INICIO, CAMPANHA, REELEIÇÃO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PRIVILEGIO, DIVULGAÇÃO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, ANTERIORIDADE, PRAZO, CAMPANHA ELEITORAL.
  • CRITICA, REFORMULAÇÃO, LEGISLAÇÃO ELEITORAL, FALTA, LIMITAÇÃO, CUSTO, CAMPANHA, PROVOCAÇÃO, ABUSO, PODER ECONOMICO, PREJUIZO, DEMOCRACIA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de pronunciar-me favoravelmente, dada a relevância do assunto, para que V. Exª dispense o interstício.

Solidarizo-me com a iniciativa do Senador Humberto Lucena secundado pelo Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Senador Bernardo Cabral.

Também quero expressar o meu voto, que, tenho a certeza, é compartilhado por todo o povo brasileiro, de boas-vindas ao Papa João Paulo II, que, nesta tarde, inicia visita ao nosso País.

Há enorme expectativa em relação aos pronunciamentos e encontros que Sua Santidade manterá com a população e com o Presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 1980, quando de sua visita à cidade de São Paulo, em diálogo com o operário Valdemar Rossi, João Paulo II deu-lhe recomendações que muito contribuíram para conclamar a sociedade brasileira a alcançar a liberdade democrática e continuar na sua luta por direitos à cidadania.

Houve ali a conclamação à liberdade, que ecoou com extraordinária força, contribuindo para acelerar a caminhada rumo à democracia, ao restabelecimento das Diretas Já.

Tenho a certeza de que agora, em sua conversa com o Presidente da República e com o povo, o Sumo Pontífice, conhecedor do diagnóstico dos nossos graves problemas sociais, dará importantes conselhos sobre a necessidade de o Governo brasileiro agilizar a reforma agrária e promover ações para melhorar a distribuição de renda e erradicar a miséria.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/10/1997 - Página 20802