Discurso no Senado Federal

SOLIDARIEDADE AOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO ENSINO PUBLICO DO ESTADO DO MATO GROSSO, NO MOMENTO EM QUE SE MOBILIZAM PARA DEFENDER O SETOR DE EDUCAÇÃO, FACE AO PROCESSO DE DETERIORAÇÃO QUE VEM SOFRENDO. REEDIÇÃO DA 'CAMINHADA POR ESCOLA, EMPREGO E SALARIO', NO PROXIMO DIA 3 DE OUTUBRO, INICIATIVA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES DO ENSINO PUBLICO DE MATO GROSSO.

Autor
Carlos Bezerra (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MT)
Nome completo: Carlos Gomes Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA. EDUCAÇÃO.:
  • SOLIDARIEDADE AOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO ENSINO PUBLICO DO ESTADO DO MATO GROSSO, NO MOMENTO EM QUE SE MOBILIZAM PARA DEFENDER O SETOR DE EDUCAÇÃO, FACE AO PROCESSO DE DETERIORAÇÃO QUE VEM SOFRENDO. REEDIÇÃO DA 'CAMINHADA POR ESCOLA, EMPREGO E SALARIO', NO PROXIMO DIA 3 DE OUTUBRO, INICIATIVA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES DO ENSINO PUBLICO DE MATO GROSSO.
Publicação
Publicação no DSF de 03/10/1997 - Página 20811
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, MOBILIZAÇÃO, PROFESSOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), REIVINDICAÇÃO, MELHORIA, ESCOLA PUBLICA, EMPREGO, SALARIO.
  • REGISTRO, GESTÃO, ORADOR, QUALIDADE, EX GOVERNADOR, EX PREFEITO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), AMBITO, EDUCAÇÃO.
  • DEFESA, PRIORIDADE, EDUCAÇÃO, OBJETIVO, SOLUÇÃO, PROBLEMAS BRASILEIROS.

              O SR. CARLOS BEZERRA (PMDB-MT. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, como Senador da República, eleito pelo Estado de Mato Grosso, não poderia negar meu apoio aos professores e profissionais do ensino público de meu Estado, no momento em que se mobilizam para defender o setor de educação face ao processo de deterioração que o sistema educacional público brasileiro vem continuadamente sofrendo.

              No próximo dia 3 de outubro, o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso reedita a "Caminhada por Escola, Emprego e Salário".

              Uma primeira Caminhada foi realizada, com grande sucesso, em 15 de agosto de 1991. Na ocasião reuniram-se cerca de 5 mil pessoas entre alunos, funcionários, professores, sindicalistas, dirigentes de partidos políticos, parlamentares e representantes das igrejas.

              Esta segunda Caminhada visa remobilizar esse amplo espectro de grupos sociais, pois a defesa dos direitos da cidadania deve ser empreendida por todos os agentes da sociedade e deve encontrar eco nas Casas de deliberação política, como o Senado Federal.

              Fui Governador de meu Estado, no período de 1987 a 1990, e Prefeito do Município de Rondonópolis por dois mandatos, de 83 a 86 e de 93 a 94. Ao longo desses mandatos, consciente do papel fundamental que representa a educação no processo de desenvolvimento sócio-econômico do País, envidei todos os esforços para dar ao pessoal de ensino de meu Estado condições dignas de remuneração e de trabalho. É certo que estamos ainda longe do ideal que todos almejamos, mas tenho a consciência e a satisfação íntimas de saber que, no período em que estive à frente do Executivo de meu Estado, o ensino público e seus profissionais foram uma de minhas prioridades. As medidas que adotei à época são o melhor testemunho desse empenho:

              * foram criados os Conselhos Escolares, integrados por pais, professores e alunos, para aproximar escola e famílias;

              * instituiu-se a eleição direta para diretores de escola e delegados de ensino;

              * criou-se o Batalhão Escolar na Polícia Militar do Estado;

              * instituiu-se a HORA-ATIVIDADE, com pagamento de salário dobrado para os professores que se dedicassem à pesquisa;

              * instituiu-se o piso remuneratório de 11 salários mínimos, o maior da história de Mato Grosso;

              * em casos de escassez momentânea de recursos, o pagamento dos salários de professores era prioritário sobre o pagamento de serviços de empreiteiros e fornecedores.

              Senhor Presidente, creio que já é hora para o Brasil despertar para a capital importância que a educação tem para o nosso futuro. Não há sociedade desenvolvida que não se tenha estruturado sobre a elevação do padrão cultural de sua população. Exemplo acabado desse axioma são os Tigres Asiáticos -- Coréia, Cingapura e outros. São países que saíram de situações de extremo atraso educacional para exibirem, hoje, índices de formação educacional entre os maiores do mundo. O resultado é que são nações que apresentam um desenvolvimento econômico-social invejável.

              Senhoras e Senhores Senadores, o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, através da "Caminhada por Escola, Emprego e Salário", pretende mobilizar os cidadãos e seus grupos representativos para a importância que deve ser dada à educação na construção de uma sociedade justa em nosso País.

              Solidário com os nobres ideais que motivam a realização do evento, gostaria de concluir exortando os Poderes da República a darem ao ensino público a importância estratégica que tem para o futuro do Brasil como Nação independente e para a solução dos graves problemas sociais que ainda nos afligem.

              Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/10/1997 - Página 20811