Discurso no Senado Federal

REGOZIJO DE S.EXA. COM A VISITA DO SANTO PADRE AO BRASIL. PARABENIZANDO O CARDEAL ARCEBISPO DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO, DOM EUGENIO DE ARAUJO SALES, PELA ORGANIZAÇÃO DA VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II. APRESENTADO REQUERIMENTO DE MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES PELO SUCESSO ALCANÇADO NA VISITA DE SUA SANTIDADE O PAPA JOÃO PAULO II A CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO PERIODO DE 2 A 5 DO CORRENTE MES, POR OCASIÃO DA SEGUNDA JORNADA MUNDIAL DA FAMILIA.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IGREJA CATOLICA.:
  • REGOZIJO DE S.EXA. COM A VISITA DO SANTO PADRE AO BRASIL. PARABENIZANDO O CARDEAL ARCEBISPO DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO, DOM EUGENIO DE ARAUJO SALES, PELA ORGANIZAÇÃO DA VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II. APRESENTADO REQUERIMENTO DE MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES PELO SUCESSO ALCANÇADO NA VISITA DE SUA SANTIDADE O PAPA JOÃO PAULO II A CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO PERIODO DE 2 A 5 DO CORRENTE MES, POR OCASIÃO DA SEGUNDA JORNADA MUNDIAL DA FAMILIA.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/1997 - Página 20966
Assunto
Outros > IGREJA CATOLICA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, VISITA OFICIAL, JOÃO PAULO II, PAPA, SACERDOTE, IGREJA CATOLICA, BRASIL, PARTICIPAÇÃO, ENCONTRO, AMBITO INTERNACIONAL, INTEGRIDADE, FAMILIA.
  • CUMPRIMENTO, EUGENIO DE ARAUJO SALES, CARDEAL, ARCEBISPO, DIOCESE DO RIO DE JANEIRO, CRISTINA NORONHA DE SA, CIDADÃO, ORGANIZAÇÃO, VISITA OFICIAL, BRASIL, JOÃO PAULO II, PAPA.
  • ENCAMINHAMENTO, MESA DIRETORA, PROPOSTA, CONGRATULAÇÕES, PAPA, VISITA OFICIAL, BRASIL.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL-BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, esta é uma Casa plural do ponto de vista ideológico; é também uma Casa plural, do ponto de vista religioso.

Com essas palavras, posso iniciar o meu discurso com a tranqüilidade de consciência porque, sendo católico, me regozijei com o grande acontecimento que foi a visita do Santo Padre ao Brasil. Durante quatro dias, nosso País demonstrou a sua fé religiosa, e o povo foi às ruas aclamar o Santo Padre, dizendo do seu apoio claro - nem todos obviamente comungam da religião católica, mas todos manifestaram grande respeito à figura do sucessor de Pedro.

É importante para um País em crescimento como o Brasil não perder a sua fé; que essa fé possa servir para as coisas magnas da nossa terra e que possamos encontrar os caminhos de paz e de justiça social que tanto desejamos.

Nessa hora, é justo que se saliente que, nesses dias da presença do Santo Padre, o Brasil também mostrou uma capacidade de organização singular. Essa organização se deve principalmente a um homem da Igreja, ao Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eugênio de Araújo Salles, que, sem dúvida, é uma das figuras maiores do clero brasileiro e de todo o mundo.

Daí porque acho que é justo que esta Casa, que é do povo, tenha uma moção de congratulações por esse acontecimento que tanto levou a consciência católica do Brasil a momentos de felicidade que vão se traduzir, certamente, no futuro do País.

Estou convencido de que um país que organiza, como o Brasil, eventos como aqueles em que o Santo Padre participou no Rio de Janeiro, é capaz de realizar as grandes coisas que o mundo espera do nosso Brasil.

Evidentemente que o Santo Padre contou com a colaboração de todos que acreditam na Igreja para que isso acontecesse. Mas é justo que eu repita que isso aconteceu principalmente pela crença do povo brasileiro na religião católica e, mais do que isso, também na capacidade invulgar do Cardeal Eugênio Salles. Ele, como o seu clero, com seus bispos, padres e leigos, pôde fazer um trabalho intenso de dois anos e meio para que essa visita se tornasse, talvez, o acontecimento maior do mundo católico contemporâneo. Isso se deve também a pessoas que trabalharam com ele, que não sendo, evidentemente, nem padres, nem bispos ou muito menos cardeais, ajudaram tanto.

Eu queria salientar, em nome desses leigos, a figura de uma senhora da sociedade que foi o braço direito desse evento, a Srª Cristina Noronha de Sá. Ela se empenhou esse tempo todo e fez parte, sem dúvida, da equipe formada pelo Cardeal Dom Eugênio Salles para prestar as homenagens - mas, dessa vez, maior do que as outras - ao Santo Padre.

João Paulo II voltou à Itália certo de que esta Nação tem um grande destino. A sua pregação, evidentemente, não será em vão. Dela muitos podem discordar - e até devem discordar -, mas o certo é que ele deixou uma lição que é uma profissão de fé para aqueles que acreditam na religião católica. E isso é necessário, porque essa é a religião predominante em nosso País.

Acho que o Senado não deveria ficar ausente, daí por que quero passar às mãos de V. Exª, para que seja votada amanhã, depois do devido parecer, essa moção de congratulações, até mesmo com o povo brasileiro, por evento tão importante na vida da nossa Nação.

Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/1997 - Página 20966