Discurso no Senado Federal

SATISFAÇÃO PELA VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II AO BRASIL, DESTACANDO A IMPORTANCIA DESTE ACONTECIMENTO. APOIO AS HOMENAGENS PROPOSTAS AO PAPA, PELO SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES.

Autor
Lúdio Coelho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Lúdio Martins Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IGREJA CATOLICA.:
  • SATISFAÇÃO PELA VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II AO BRASIL, DESTACANDO A IMPORTANCIA DESTE ACONTECIMENTO. APOIO AS HOMENAGENS PROPOSTAS AO PAPA, PELO SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES.
Aparteantes
Casildo Maldaner.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/1997 - Página 20986
Assunto
Outros > IGREJA CATOLICA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, VISITA, JOÃO PAULO II, PAPA, BRASIL, DEFESA, IMPORTANCIA, FAMILIA.
  • APOIO, HOMENAGEM, PROPOSTA, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, VISITA OFICIAL, JOÃO PAULO II, PAPA, BRASIL.

O SR. LÚDIO COELHO (PSDB-MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna para transmitir ao Congresso e à população do meu Estado e do País a minha satisfação pela visita do Papa ao Brasil e a importância que vejo nesse acontecimento.

Foi um espetáculo emocionante: Sua Santidade pregou a paz e o entendimento; não fez nenhum pronunciamento contrário ao divórcio, mas ressaltou a importância da família, que é a base da sociedade, e da preservação da vida.

Quando Prefeito de Campo Grande, recebi o Papa em minha cidade; foi uma festa muito grande e bonita. Talvez o Papa seja o maior líder da humanidade no presente, e, neste momento de grandes transformações por que passa o País, a sua visita é muito significativa.

Haveria mais paz se a família brasileira seguisse os mandamentos da lei de Deus, que é a constituição maior do relacionamento entre as pessoas. A Nação precisa de paz e de entendimento entre seus irmãos para fazer as profundas reformas.

O Sr. Casildo Maldaner (PMDB-SC) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. LÚDIO COELHO (PSDB-MS) - Ouço V. Exª, Senador Casildo Maldaner.

O Sr. Casildo Maldaner (PMDB-SC) - Gostaria de aproveitar este momento para cumprimentá-lo e fazer minhas as palavras de V. Exª sobre a visita de Sua Santidade o Papa. Em que pese ao Senador Antonio Carlos Magalhães, Presidente da Casa, ter apresentado um requerimento de voto de louvor pela vinda do Papa ao Brasil, o pronunciamento de V. Exª na tribuna reforça os temas fundamentais que Sua Santidade abordou, ou seja, a família, célula mater da sociedade, e a segurança. V. Exª, quando Prefeito de Campo Grande, recebeu o Papa; nós também tivemos a oportunidade de recebê-lo em Santa Catarina, na sua segunda visita ao Brasil. Apesar da idade que apresenta, muito me chamaram a atenção o vigor e a determinação de Sua Santidade na pregação que trouxe a nós, brasileiros, e ao mundo. Sua visita ajudou a melhorar a imagem do Rio de Janeiro e do Brasil quanto à questão da segurança. Dois milhões de pessoas assistiram à Santa Missa, ontem, pela manhã, evento que transmitiu uma idéia de segurança aos turistas estrangeiros que desejam vir ao Brasil e que projetou o País no contexto da fraternidade e da valorização da família. Por isso, não poderia deixar de cumprimentar V. Exª, quando aborda o tema da vinda do Papa ao Brasil.

O SR. LÚDIO COELHO (PSDB-MS) - Agradeço o aparte de V. Exª, Senador Casildo Maldaner, e apóio inteiramente as homenagens que o Presidente Antonio Carlos Magalhães prestará ao Papa.

Como dizia, eu e minha mulher conversamos com o Papa. As senhoras ficam muito emocionadas com um acontecimento dessa ordem. De fato, poucas vezes na vida, as pessoas têm oportunidade de assistir a um evento como o de ontem. Foi muito bom para o nosso País.

Conforme disse, os mandamentos da lei Deus representam a constituição maior que rege o bom entendimento entre as pessoas; se os seguirmos em parte, o restante será acrescentado.

Era o que desejava falar aos meus companheiros, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/1997 - Página 20986