Discurso no Senado Federal

DECISÃO SOBERANA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA, QUE NÃO ACATOU O PEDIDO DE AFASTAMENTO DO GOVERNADOR E VICE-GOVERNADOR DO ESTADO.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), GOVERNO ESTADUAL.:
  • DECISÃO SOBERANA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA, QUE NÃO ACATOU O PEDIDO DE AFASTAMENTO DO GOVERNADOR E VICE-GOVERNADOR DO ESTADO.
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/1997 - Página 21312
Assunto
Outros > ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, ARQUIVAMENTO, PROCESSO, AFASTAMENTO, IMPEACHMENT, PAULO AFONSO EVANGELISTA VIEIRA, JOSE AUGUSTO HULSE, GOVERNADOR, VICE-GOVERNADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), RESULTADO, DECISÃO, COMISSÃO, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB-SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, nobres colegas, não poderia deixar transcorrer este momento sem trazer ao conhecimento desta Casa o que a Assembléia Legislativa de Santa Catarina acaba de decidir, soberanamente.

Todos sabem do affair que durante meses tem acometido não só o nosso Estado como também Pernambuco, Alagoas, a Prefeitura de São Paulo e outras prefeituras deste País. Em Santa Catarina, houve um pedido de afastamento do Governador Paulo Afonso Evangelista Vieira e também do Vice-Governador José Augusto Hulse. Depois de meses e meses, a Assembléia Legislativa de Santa Catarina decidiu, soberanamente, não receber o pedido de afastamento do Governador, eis que, antecipadamente, a comissão que examinava o caso resolveu colocar de lado o pedido de afastamento do Vice-Governador. Arquivou-se esse pedido definitivamente na Assembléia Legislativa daquele Estado. E a nossa Bancada do PMDB, que não tinha número suficiente, não teve condições, matematicamente, de impedir tal decisão, graças à participação de 25% da Bancada do PFL e de 50% da representação do PDT e PSDB, que comungaram também com a decisão de manter o Governador administrando Santa Catarina.

Definitivamente, então, foi arquivado o processo de afastamento do Governador e do Vice-Governador do meu Estado. Era a comunicação que gostaria de trazer a esta Casa, pois, depois de tantos meses de contrastes, de altos e baixos, de deixar em insegurança todo o meu Estado, finalmente, hoje, há cerca de uma hora, a Assembléia, soberanamente, decidiu por esse caminho.

Era o que tinha a dizer à Casa, neste instante, nobre Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/1997 - Página 21312