Discurso no Senado Federal

COMUNICAÇÃO ELABORADA NO 3 ENCONTRO DO COLEGIO DE LIDERES E VICE- LIDERES DO PMDB, REALIZADO RECENTEMENTE EM BELO HORIZONTE-MG.

Autor
Roberto Requião (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
Nome completo: Roberto Requião de Mello e Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • COMUNICAÇÃO ELABORADA NO 3 ENCONTRO DO COLEGIO DE LIDERES E VICE- LIDERES DO PMDB, REALIZADO RECENTEMENTE EM BELO HORIZONTE-MG.
Publicação
Publicação no DSF de 10/10/1997 - Página 21549
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • LEITURA, DOCUMENTO, ENCONTRO, LIDER, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), REUNIÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ASSUNTO, PROCESSO, DEBATE, CANDIDATURA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GOVERNADOR, ESTADOS, ELABORAÇÃO, PROGRAMA POLITICO.

O SR. ROBERTO REQUIÃO (PMDB-PR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pedi a palavra para trazer a este plenário, por determinação do Presidente do PMDB Nacional, Deputado Paes de Andrade, uma comunicação sobre o 3º Encontro do Colégio de Líderes e Vice-Líderes do PMDB, realizado em Belo Horizonte.

A comunicação desse encontro é a seguinte:

      O Colégio de Líderes e Vice-Líderes do PMDB nas Assembléias Legislativas, reunidos em Belo Horizonte, após a análise dos resultados do desempenho do Partido nas diferentes regiões do Estado, e, com o intuito de assegurar a autenticidade do sistema representativo, decide:

      1. Solicitar à direção nacional do PMDB a deflagração de um processo de debate em torno da candidatura própria para a Presidência da República e para os Governos dos Estados, centrado em programa que tenha como plataforma uma ordem econômica e política capaz de garantir a geração de empregos e a justiça social. Mister se faz buscar alternativas para os grandes problemas que desafiam a economia nacional e corrigir as injustiças e desigualdades sociais que afligem a nação brasileira.

      2. Intensificar a tarefa de reorganização do Partido e da unidade nas suas decisões políticas, envolvendo todos os segmentos partidários em uma discussão que revitalize os princípios da Democracia interna que sempre prevaleceu no PMDB.

      3. Solicitar à Direção Nacional do PMDB que coordene, com as Executivas Estaduais, uma agenda de viagem de todos os pré-candidatos aos Estados da Federação, para que eles tenham a oportunidade de mostrar a forma que pretendem conduzir o programa político do Partido para as eleições presidenciais de 1998.

      Este colegiado entende que uma das conseqüências de sua função representativa consiste em ser o instrumento para atuação política do cidadão, o instrumento pelo qual o povo governa. Por esse motivo, o Partido precisa influir diretamente na gestão dos negócios do País e dos Estados, procurando as alternativas que atendam à grande massa de excluídos.

      A união em torno de um objetivo comum, em prol de uma sociedade mais justa, fará com que o Partido supere as dificuldades regionais e conseqüentemente surgirá, de forma natural, o perfil do administrador que estará apto para implantar o programa que será apresentado. Agindo dessa maneira, o PMDB estará, mais uma vez, cumprindo o papel que se dispôs a desempenhar na história política desta nação.

Esta foi uma reunião de todos os Líderes de assembléias legislativas do PMDB no Brasil, representando o Partido nas unidades federadas, que, por unanimidade, decidiu propor ao Diretório Nacional do Partido o lançamento de uma candidatura própria à Presidência da República.

Era esta a comunicação, Sr. Presidente. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/10/1997 - Página 21549