Discurso no Senado Federal

INDIGNAÇÃO COM O EPISODIO DA DESTRUIÇÃO DE DOIS HELICOPTEROS, DE PROPRIEDADE DA EMPRESA EUCATUR, OCORRIDO NESTA MADRUGADA, EM RONDONIA.

Autor
Odacir Soares (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RO)
Nome completo: Odacir Soares Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • INDIGNAÇÃO COM O EPISODIO DA DESTRUIÇÃO DE DOIS HELICOPTEROS, DE PROPRIEDADE DA EMPRESA EUCATUR, OCORRIDO NESTA MADRUGADA, EM RONDONIA.
Publicação
Publicação no DSF de 10/10/1997 - Página 21571
Assunto
Outros > ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, INCENDIO, DESTRUIÇÃO, HELICOPTERO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), SUSPEIÇÃO, CRIME, MOTIVO, CAMPANHA, REELEIÇÃO.
  • SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), POLICIA MILITAR, INVESTIGAÇÃO, INCENDIO, HELICOPTERO, AUMENTO, SEGURANÇA PUBLICA, ESTADO DE RONDONIA (RO).

         O SR. ODACIR SOARES (PTB-RO. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com profunda revolta e idêntico constrangimento que dou ciência a este Plenário de um lastimável episódio ocorrido nesta madrugada, em Rondônia.

         Refiro-me à destruição de dois helicópteros, de propriedade da empresa Eucatur, no hangar onde se encontravam estacionados.

         O fato é da maior gravidade e inquieta sobremaneira os cidadãos decentes de meu Estado, quando se sabe que as referidas aeronaves prestam serviços ao governo do Estado, sendo, inclusive, utilizados pelo governador Waldir Raupp.

         O episódio cresce em gravidade, quando por outro lado, toma-se conhecimento de que o incêndio apresenta convincentes indícios de um atentado criminoso, por quanto foram encontrados no local materiais inflamáveis.

         Outro agravante, para o qual alerto com a maior veemência este Plenário, bem como as autoridades responsáveis pela segurança do País, e pela normalidade do processo eleitoral brasileiro, reside na circunstância de que tal atentado vincula-se às eleições de 1998, cujo andamento mal começa a se processar.

         Os objetivos desse alerta, por hora resumem-se a dois:

         Solicitar ao Ministro da Justiça, eminente Senador Iris Rezende, que determine à Polícia Federal a apuração rigorosa do fato, adotando, ademais, outras providências, que eliminem todas e quaisquer possibilidades de virem a se repetir em Rondônia os traumatizantes episódios que culminaram no assassinato do Senador Olavo Pires.

         É urgente e imprescindível que as providências cabíveis a serem adotadas, seja pelo governo Estadual, seja pelo governo Federal, mostrem-se tão céleres, e tão incisivas, que desencorajem os autores desse atentado, de sorte a não prosseguirem na adoção da via da delinqüência e do banditismo, como procedimento adequado à conquista do poder à obtenção de bons resultados, nas eleições que se avizinham.

         Embora a grande maioria do povo rondoniense seja constituída de cidadãos decentes, que repudiam tais procedimentos, e que desejam que o processo político do estado, seja conduzido dentro dos padrões de civilidade desejáveis, lastimavelmente deve-se admitir a sobrevivência no Estado de uma minoria de aventureiros e arrivistas, que se prestam a lançar mão da lei da selva para conquistar, a todo custo, fatias de Poder numa esfera da cidadania para a qual estão totalmente despreparados.

         É preciso, é mesmo indispensável que os autores desse atentado, sintam desabar sobre suas cabeças o peso do repúdio da opinião pública, e os rigores da Lei.

         Por último, Sr. Presidente, quero manifestar, nessa triste oportunidade, minha inteira solidariedade aos empresários Assis Gurgacz, presidente da empresa atingida e a todos os seus funcionários.

         Rondônia e seus legítimos representantes tudo farão para banir de suas fronteiras esses resíduos abomináveis de terrorismo e de banditismo.

         É o que espero e desejo Sr. Presidente,

Muito Obrigado


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/10/1997 - Página 21571