Discurso no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ASSUNTO TRATADO PELO ORADOR QUE O ANTECEDEU NA TRIBUNA. ESCLARECIMENTOS QUANTO AO SEU VOTO NO SEGUNDO TURNO DA PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL DA REFORMA DA PREVIDENCIA SOCIAL, EM APOIO A POSIÇÃO DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

Autor
Osmar Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Osmar Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE O ASSUNTO TRATADO PELO ORADOR QUE O ANTECEDEU NA TRIBUNA. ESCLARECIMENTOS QUANTO AO SEU VOTO NO SEGUNDO TURNO DA PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL DA REFORMA DA PREVIDENCIA SOCIAL, EM APOIO A POSIÇÃO DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Publicação
Publicação no DSF de 15/10/1997 - Página 21873
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • CRITICA, INEXATIDÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), POSIÇÃO, ORADOR, VOTAÇÃO, EMENDA CONSTITUCIONAL, PREVIDENCIA SOCIAL, APOIO, ORIENTAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, ELCIO ALVARES, SENADOR, LIDERANÇA, GOVERNO, SENADO.

O SR. OSMAR DIAS (PSDB-PR. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu pediria a atenção do Senador Elcio Alvares, pois serei bem rápido.

No momento em que S. Exª iniciava o pronunciamento, eu atendia, pelo telefone, a um jornalista da IstoÉ, que fazia referência à nota publicada naquela revista do final de semana.

Não preciso dizer a V. Exª, Senador Elcio Alvares, do respeito que tenho pelo seu posicionamento sempre sério perante a base do Governo nesta Casa e o respeito que tenho por suas orientações. V. Exª se pronuncia sempre de forma muito cortês com todos os Senadores, e eu jamais cometeria a injustiça que está sendo colocada como se eu tivesse praticado na nota da IstoÉ.

Portanto, para refazer a justiça e a verdade, direi aquilo que acabei de comentar com o jornalista da IstoÉ. Quando a emenda veio para a votação em primeiro turno, no Senado, conversávamos, na Liderança do PSDB, com a Bancada do PSDB, e V. Exª participou de parte da reunião, mas em nenhum momento - e isso acabei de dizer ao jornalista - V. Exª deu qualquer orientação para que a votação fosse nesse ou naquele sentido.

Eu, de minha parte, estava inseguro em relação à votação e confesso que entrei decidido a votar contra, já no primeiro turno; mas consultei o Líder do meu Partido, Senador Sérgio Machado, que apesar de haver dito que a votação seria liberada na Bancada, como foi, ele votaria a favor, como votou; e assim disse também V. Exª.

O fato de o Líder do meu Partido manifestar o seu voto com antecipação me fez refletir e vim para o primeiro turno votando também com o Líder do meu Partido.

Quando fiz o meu pronunciamento, afirmei: daqui por diante votarei de acordo com a orientação que o Presidente da República der em palanque. Isso porque a minha interpretação é de que o Líder do Partido do Presidente, quando vota, o faz de acordo com o que pensa o Presidente. E naquele instante em que o Presidente da República manifestou publicamente que era contrário ao voto do Líder do meu Partido, eu disse: - Fico com a posição pública do Presidente Fernando Henrique Cardoso, porque Sua Excelência não pode dizer à Nação o que é pior para a Nação; o que dirá é sempre o que pensa ser o melhor para a Nação. Então, em respeito aos discursos de palanque do Presidente Fernando Henrique Cardoso, voto "não", no segundo turno.

Em nenhum momento, Senador Elcio Alvares, fiz referência à orientação que porventura V. Exª tivesse dado, porque assim não ocorreu. V. Exª, simplesmente, com o direito que tem, manifestou qual seria o seu voto, mas não induziu ninguém a votar de acordo com o pensamento de V. Exª.

Quero ressaltar aquilo que já disse em outra oportunidade, neste plenário: a responsabilidade que alguém tem como Líder do Governo em manifestar a sua orientação é muito grande, mas a responsabilidade que V. Exª tem é muito maior do que a de um Líder do Governo, porque V. Exª tem dos seus Pares, nesta Casa, o respeito absoluto, pelo menos o meu tem. E sei que quando orienta o faz com consciência absoluta de que está fazendo o melhor para o País.

Por isso, a notícia publicada na IstoÉ, no que se refere a mim, não tem procedência na relação que me faz naquele caso com o Senador Elcio Alvares.

Agradeço à Senadora Júnia Marise por ter-me permitido dar essa explicação pessoal antes do seu pronunciamento.

Era o que eu desejava registrar, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/10/1997 - Página 21873