Fala da Presidência no Senado Federal

PROPONDO AO PLENARIO QUE A HOMENAGEM AO PROFESSOR, PELO TRANSCURSO DO SUA DIA, TENHA A SUA CONTINUIDADE APOS A ORDEM DO DIA.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • PROPONDO AO PLENARIO QUE A HOMENAGEM AO PROFESSOR, PELO TRANSCURSO DO SUA DIA, TENHA A SUA CONTINUIDADE APOS A ORDEM DO DIA.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/1997 - Página 22043
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • PROPOSTA, CONTINUAÇÃO, DISCURSO, SENADOR, HOMENAGEM, DIA NACIONAL, PROFESSOR, POSTERIORIDADE, ORDEM DO DIA.

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães) - Srs. Senadores, a Presidência encontra-se numa situação difícil de resolver do ponto de vista prático e regimental.

Pediria a atenção dos Srs. Senadores.

Senadores Vilson Kleinübing e Casildo Maldaner, estou fazendo importante declaração ao Plenário.

A Presidência encontra-se numa situação difícil de resolver do ponto de vista do Regimento e do ponto de vista do funcionamento perfeito da Casa.

Estamos dedicando a Hora do Expediente de hoje ao Dia do Professor. Nenhuma homenagem poderia ser mais justa no País do que esta. Entretanto, não havendo a fixação do tempo para cada orador e como são muitos os inscritos, se formos cumprir o Regimento, provavelmente não haveria Ordem do Dia hoje. Daí por que a Presidência sugere aos Srs. Senadores que, diante dos pronunciamentos completos que as Srªs e Srs. Senadores aqui já proferiram, passássemos para a Ordem do Dia, uma vez que a Casa já fez a devida homenagem ao Dia do Professor. E passasse a ser norma que nenhuma homenagem poderá ultrapassar os 60 minutos da Hora do Expediente, sem o que não será possível realizar o nosso trabalho principal, que é votar a Ordem do Dia.

Se eu obtiver a compreensão dos Srs. Senadores, vou agradecer muito, mas se os Srs. Senadores entenderem que tenho que cumprir o Regimento, evidentemente não vamos ter Ordem do Dia.

Eu tenho uma interpretação do Regimento diferente da Assessoria da Mesa. Entretanto, a interpretação da Assessoria da Mesa deve prevalecer sobre a minha, na medida em que existe para isso.

Agradeceria se pudéssemos passar para a Ordem do Dia, temos duas votações nominais e os Senadores não ficariam faltosos se, logo mais, não estivessem presentes. Inclusive, tem o projeto do Senador Roberto Requião sobre direito de resposta e duas votações nominais antes. E poderíamos colocar preferencialmente os oradores que estão inscritos para a homenagem ao Dia do Professor para após a Ordem do Dia - seria garantido a palavra a todos os outros inscritos.

Se os Srs. Senadores aprovam a sugestão da Mesa queiram conservar-se como se encontram.(Pausa)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/1997 - Página 22043