Discurso no Senado Federal

DESTACANDO A CONTRIBUIÇÃO DO ESPORTE PARA DIVULGAÇÃO DO BRASIL NO EXTERIOR E COMO FATOR DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO DO JOVEM, INIBINDO VICIOS, COMPORTAMENTOS E MODISMO DESTRUTIVOS.

Autor
Valmir Campelo (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Antônio Valmir Campelo Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • DESTACANDO A CONTRIBUIÇÃO DO ESPORTE PARA DIVULGAÇÃO DO BRASIL NO EXTERIOR E COMO FATOR DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO DO JOVEM, INIBINDO VICIOS, COMPORTAMENTOS E MODISMO DESTRUTIVOS.
Publicação
Publicação no DSF de 21/10/1997 - Página 22336
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, ESPORTE, FATOR, INTEGRAÇÃO, FORMAÇÃO, JUVENTUDE, RECUPERAÇÃO, DEFICIENTE FISICO, EXCEPCIONAL.
  • SOLICITAÇÃO, UNIÃO, SETOR, SOCIEDADE, PROMOÇÃO, EFETIVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, ESPORTE, PAIS, SALVAGUARDA, MELHORAMENTO, FUTURO, JUVENTUDE.

O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, desde tempos imemoriais, o esporte tem-se constituído um poderoso instrumento de integração entre os povos.

Na Grécia antiga, os esportes ocuparam lugar de destaque nos costumes dos povos helênicos, contribuindo enormemente para arrefecer a animosidade das cidades-estados da antigüidade clássica.

Os jogos daquela época, conhecidos como "olimpíadas", constituíam, na verdade, a maior festa popular da Grécia, reunindo a juventude que primava pela prática dos mais variados esportes.

As práticas esportivas faziam parte da educação e formação dos jovens gregos e algumas cidades, como Esparta e Atenas, passaram à história como grandes centros olímpicos da Idade Antiga.

Também na Roma dos Césares, os esportes eram praticados intensamente e mereciam o incentivo do poder público, que deles se valia para promover a aculturação dos povos conquistados.

Ainda hoje, em todo o mundo, o esporte é cultivado e incentivado nas mais avançadas sociedades do nosso tempo.**

De enorme aceitação por parte da juventude, o esporte passou à condição de disciplina obrigatória nos currículos escolares da nações mais desenvolvidas.

Ao longo dos anos, o esporte diversificou-se, ganhou novas e variadas modalidades, passou a ser considerado quase que uma arte e atingiu seu apogeu através dos modernos e concorridos Jogos Olímpicos, que buscam reviver, em plena era da civilização digital, a saudável tradição legada pelos semideuses de Atenas, Tróia, Esparta e outras extraordinárias sociedades de um tempo áureo e distante.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o esporte no Brasil, de um modo geral, tem ganhado expressão e contribuído significativamente como fator de divulgação do nosso País no exterior.

É inegável que as conquistas brasileiras no campo dos esportes têm-nos projetado internacionalmente e contribuído para abrir portas em todo o mundo.

Notadamente no que ser refere ao futebol, esporte onde o Brasil é unanimidade planetária, é preciso reconhecer a extraordinária projeção alcançada pelo País a partir de suas inigualáveis conquistas em Copas do Mundo.

O vôlei e o basquete, mais recentemente, também alçaram o Brasil a pódios antes restritos aos semideuses saxônicos, provando ao mundo o vigor, a agilidade e a presença do espírito do desportista brasileiro.

Nos jogos ditos amadores, como a ginástica olímpica, a corrida de 100 metros, o salto triplo, a natação e outros, têm sido notáveis os progressos dos atletas brasileiros, que já conquistaram seu lugar ao sol e, não raro, fazem a alegria de toda a Nação exibindo ao mundo o fulgor do "ouro olímpico".

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores:, na esfera social, a contribuição do esporte, como fator de integração e formação do jovem, tem sido marcante.

Incentivado nas melhores escolas do País, o esporte tem funcionado como inibidor de vícios, comportamentos e modismos destrutivos, muito cultuados e amplamente difundidos nesta nova sociedade de fim de milênio, como o uso de drogas e a prática de violência como estilo de vida.

Acuado pelo bombardeio dos meios de comunicação de massa, onde a violência é administrada subliminarmente e em doses cavalares, o jovem moderno encontra no esporte uma tábua segura de referência e afirmação.

É nos esportes que a juventude brasileira tem mostrado todo o seu potencial criativo e toda a sua extraordinária capacidade de superar obstáculos.

As recentes conquistas das nossas meninas do vôlei são provas irrefutáveis da enorme capacidade de nossos jovens em superar limites. Lutando contra as suas naturais limitações biométricas - nossas meninas são normalmente mais baixas que as atletas européias e norte americanas -, o time de Cilene, Ana Mozer, Márcia Fu e tantas outras foi campeão do mundo e prepara-se para repetir a façanha novamente, a partir da recente conquista do título sul-americano.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, eu poderia permanecer horas e horas discorrendo sobre as virtudes e os benefícios proporcionados pelo esporte, pois sou um apaixonado por essa nobre e saudável tradição.

Quero destacar, no entanto, a necessidade de apoio mais efetivo às práticas esportivas em nosso País. Falo de apoio não só da parte do Governo que - a bem da verdade, é bom que se diga - se tem desdobrado no sentido de conferir ao esporte a importância que lhe é devida no processo de formação da nossa juventude.

No meu modo de ver, o incentivo ao esporte deveria mobilizar todos os segmentos da sociedade, especialmente o segmento empresarial. Tenho pensado muito na oportunidade de uma lei instituindo um fundo esportivo, formado a partir da contribuição das grandes empresas, cujos quadros de funcionários apresentem mais de 200 empregados.

Tenho certeza de que o investimento valeria a pena. É bem possível que, em poucos anos, haja redução significativa nos índices de evasão escolar, de repetência e, a longo prazo, dos alarmantes e crescentes números da criminalidade.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero destacar também a importância dos esportes para um segmento muito especial da sociedade brasileira. Refiro-me aos milhares e milhares de deficientes físicos que são vítimas de injustificado preconceito em nosso País.

A vida do deficiente físico no Brasil é marcada pela indiferença e pelo descaso da maioria da população dita normal. Basta verificar que são raras as cidades onde o Poder Público se dispõe a criar condições de locomoção para o deficiente físico, construindo rampas especiais ao lado de escadas, passagens exclusivas para a travessia de ruas e avenidas, estacionamentos próprios e coisas do gênero, indispensáveis para que o portador de deficiência possa levar uma vida digna, livre das humilhações do dia-a-dia.

O deficiente físico não é um cidadão inútil, tampouco um peso para a sociedade. Já está largamente provado que os portadores de deficiência podem ser aproveitados numa gama de atividades, podendo ter uma vida produtiva e contribuir positivamente para o desenvolvimento do País.

Também nos esportes o deficiente físico tem encontrado um instrumento poderoso na superação de suas limitações. Temos visto, amiúde, os deficientes físicos se destacando em jogos como o vôlei e o basquete, bem como nas competições de natação e até mesmo na ginástica olímpica.

O esporte, em muitos casos, tem contribuído significativamente nos esforços de recuperação de deficiências físicas, além de funcionar como terapia eficaz no trabalho de recuperação de crianças excepcionais.

Incentivar a prática dos esportes por parte dos deficientes físicos representa um passo importante no processo de integração dessas pessoas injustamente discriminadas, além de funcionar como estímulo e fator de superação de medos e traumas comuns aos portadores de deficiência em geral.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, é com um apelo emocionado em favor de maior apoio para o esporte no Brasil que encerro este meu pronunciamento de hoje. Faço um apelo pela união dos diversos segmentos sociais, aí incluídos os empresários, os banqueiros, os donos de escolas particulares, os dirigentes da rede pública de ensino, as igrejas, os clubes de serviço, enfim, todas as forças vivas da sociedade, no sentido de promovermos o desenvolvimento efetivo do esporte em nosso País, salvaguarda de um futuro melhor para a nossa juventude.

O célebre ditado romano "mente sã em corpo são" constitui um dos sábios ensinamentos da humanidade. Cultivá-lo é cultivar, acima de tudo, a esperança de uma civilização melhor, mais saudável, menos violenta e mais altruísta.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/10/1997 - Página 22336