Pronunciamento de José Fogaça em 29/10/1997
Discurso no Senado Federal
HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DEPUTADO FEDERAL JOÃO NATAL.
- Autor
- José Fogaça (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
- Nome completo: José Alberto Fogaça de Medeiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DEPUTADO FEDERAL JOÃO NATAL.
- Publicação
- Publicação no DSF de 30/10/1997 - Página 23206
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO NATAL, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DE GOIAS (GO), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB).
O SR. JOSÉ FOGAÇA (PMDB-RS. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, falo principalmente como amigo do Deputado João Natal e como seu colega de Assembléia Nacional Constituinte. Em 1986, fui eleito Senador, e o Deputado João Natal, Deputado. Sou testemunha da grande participação de S. Exª no debate político. Apesar de ser um homem do Direito, um jurista, um promotor público, uma figura qualificada como conhecedor das leis, S. Exª exercia a negociação política transparente, correta e prestou grandes serviços ao País. Seu nome está inscrito no texto da Constituição mais democrática e mais liberal, do ponto de vista político, da História do Brasil.
Quero fazer o registro, como peemedebista, da grande colaboração que S. Exª deu quando eu estava no exercício da Presidência do Partido e era Ministro de Estado o ex-Senador Lázaro Barbosa, de Goiás. Evidentemente, a saída intempestiva de um ministro suscita crises políticas. A substituição de um Ministro da Agricultura goiano, por um outro também de Goiás, contou com a ajuda, a participação, a colaboração e a boa vontade permanente do Deputado João Natal, um peemedebista sério, consciente, devotado ao seu Partido.
Não posso deixar de fazer este registro, porque, naquele momento, diante de graves atribulações e de problemas suscitados pela crise do Governo Itamar Franco, o Deputado João Natal sempre me deu uma palavra de apoio, uma condução política, no sentido de ajustar as coisas e de dar equilíbrio ao processo. Ele sempre foi um amigo que se colocava ao lado do Presidente do PMDB e dos interesses do seu Partido.
O Estado de Goiás perde um grande Deputado, e o Brasil perde um grande homem público, Sr. Presidente.
Muito obrigado.