Pronunciamento de Emília Fernandes em 30/10/1997
Fala da Presidência no Senado Federal
ASSOCIA-SE AS COLOCAÇÕES DO SENADOR JADER BARBALHO, OPONDO-SE A RESPONSABILIZAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL PELOS PROBLEMAS BRASILEIROS.
- Autor
- Emília Fernandes (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RS)
- Nome completo: Emília Therezinha Xavier Fernandes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
REFORMA CONSTITUCIONAL.:
- ASSOCIA-SE AS COLOCAÇÕES DO SENADOR JADER BARBALHO, OPONDO-SE A RESPONSABILIZAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL PELOS PROBLEMAS BRASILEIROS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 31/10/1997 - Página 23322
- Assunto
- Outros > REFORMA CONSTITUCIONAL.
- Indexação
-
- APOIO, DISCURSO, JADER BARBALHO, SENADOR, OPOSIÇÃO, CRITICA, GOVERNO, IMPRENSA, IMPUTAÇÃO, RESPONSABILIDADE, CONGRESSO NACIONAL, DESEQUILIBRIO, ECONOMIA NACIONAL.
A SRª PRESIDENTE (Emilia Fernandes) - Senador Jader Barbalho, estando no exercício da Presidência neste momento, queremos também nos associar às ponderações de V. Exª. Concordamos com a reflexão e o questionamento que V. Exª faz.
Pelos dados de que dispomos, podemos perceber que a aceleração dos trabalhos tem sido a política adotada por esta Mesa Diretora. Dispomos de dados, de números, que, constantemente, são apresentados à sociedade brasileira e publicados nos jornais do Senado. Todo o povo brasileiro e a imprensa brasileira têm acesso a esses dados.
Concordo com V. Exª no sentido de que o que se tem atribuído ao Congresso é injusto e incorreto. Entendo também que o Executivo, por meio do próprio Presidente e de seus Ministérios, não poderia e não deveria fazer essas declarações. O Congresso tem votado matérias. Por outro lado, tanto na Câmara como no Senado, a base de sustentação do Governo é ampla, é majoritária. Portanto, não se votam algumas matérias porque não há uma determinação política.
Com isso, entendo que devem ser recompostas as informações. Não podemos admitir que, constantemente, o Congresso seja exposto, como se fosse culpado de tudo o que acontece no Brasil.
Deve ser acelerado o trabalho, mas o Governo tem condições e poder político para fazê-lo, até mesmo porque as Oposições não têm sido entrave para as votações propostas nas duas Casas.
Essas eram as ponderações que eu gostaria de fazer. A Mesa se associa à preocupação de V. Exª e à busca de uma ação conjunta construída pelo Congresso Nacional como um todo.