Discurso no Senado Federal

SOLENIDADE, HOJE, AS 12 HORAS, NO PALACIO DO PLANALTO DA CONCESSÃO DO PREMIO NACIONAL DE VALORIZAÇÃO DO TRABALHO. CONGRATULANDO-SE JUNTAMENTE COM OS SENADORES CASILDO MALDANER E VILSON KLEINUBING, COM OS DIRIGENTES DA EMPRESA BIGUAÇU TRANSPORTES COLETIVOS, AGRACIADA COM O REFERIDO PREMIO.

Autor
Esperidião Amin (PPB - Partido Progressista Brasileiro/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • SOLENIDADE, HOJE, AS 12 HORAS, NO PALACIO DO PLANALTO DA CONCESSÃO DO PREMIO NACIONAL DE VALORIZAÇÃO DO TRABALHO. CONGRATULANDO-SE JUNTAMENTE COM OS SENADORES CASILDO MALDANER E VILSON KLEINUBING, COM OS DIRIGENTES DA EMPRESA BIGUAÇU TRANSPORTES COLETIVOS, AGRACIADA COM O REFERIDO PREMIO.
Publicação
Publicação no DSF de 07/11/1997 - Página 24252
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, DIRIGENTE, EMPRESA, TRANSPORTE COLETIVO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), RECEBIMENTO, PREMIO, AMBITO NACIONAL, VALORIZAÇÃO, TRABALHO, CRIAÇÃO, MINISTERIO DO TRABALHO (MTB).

O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PPB-SC. Para comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, hoje, às 12 horas, no Palácio do Planalto, em solenidade à qual infelizmente não pude estar presente, em função dos trabalhos da Comissão de Assuntos Econômicos, que se estenderam até depois das 14 horas, foram conferidos os 3 primeiros prêmios decorrentes da institucionalização do Prêmio Nacional de Valorização do Trabalho, e 3 foram as empresas agraciadas com essa comenda, que tem como objetivo incentivar a parceria entre as empresas e os seus colaboradores, seus empregados, ressaltando o seu papel social.

Esse prêmio homenageia as empresas que mais se destacam na criação de novos empregos - assunto inclusive objeto das colocações da Senadora Júnia Marise, a quem todos nós parabenizamos -, na redução de acidentes de trabalho, em treinamentos profissionais e na implementação de programas de participação dos funcionários em seus lucros.

O prêmio foi institucionalizado pelo Ministério do Trabalho.

A razão pela qual ocupo este espaço é o fato de que uma das três empresas é do meu Estado. Não pude estar presente à solenidade - lá gostaria de estar -, e quero me valer da oportunidade para me congratular com a empresa premiada. Faço isto, agora autorizado, também em nome dos Senadores Vilson Kleinübing e Casildo Maldaner, que, pela mesma razão, não puderam estar presentes à solenidade, uma vez que participaram de reunião da mesma comissão permanente.

Faço, portanto, em nome dos meus pares catarinenses, o registro de congratulações aos dirigentes da empresa Biguaçu Transportes Coletivos, que opera, como o seu próprio enunciado demonstra, transportes coletivos de passageiros na Grande Florianópolis.

E há até algo curioso: a Usiminas é a produtora de um dos grandes insumos da indústria automobilística; a Volkswagen é uma grande montadora nacional, e a Biguaçu opera com ônibus, presta serviço, faz com que o aço, com que o veículo se transformem em prestadores de serviços às pessoas, ao transportar estudantes, trabalhadores. E o fato de uma empresa de transporte coletivo, e do meu Estado, ter merecido esse prêmio é motivo de justo orgulho para todos nós.

Gostaria que todas as empresas de transportes coletivos do Brasil pudessem merecer não apenas o certificado de desempenho social, como é o caso, mas também o certificado de bons serviços prestados. A Biguaçu Transportes Coletivos merece que traduzamos o nosso orgulho através destas palavras, para estimular os seus dirigentes a prosseguirem na valorização do trabalho. Esse orgulho foi compartilhado também com a representação empresarial de Santa Catarina, que para vir para cá destacou, representando a Federação das Indústrias de Santa Catarina, o empresário César Murilo Barbi, que participou da solenidade no Palácio do Planalto. 

Congratulo-me com todos os colaboradores e dirigentes da Biguaçu Transportes Coletivos e, de uma maneira muito especial, muito afetuosa, com seu dirigente máximo, o Sr. Aldo Rocha, homem que forjou a sua vida no trabalho e hoje mereceu receber do Presidente da República um atestado de que valoriza o trabalho, valoriza o trabalhador, investe no seu aperfeiçoamento, zela pela sua segurança evitando acidentes de trabalho, e promove a partilha social do fruto do trabalho da empresa. Por tudo isso, ele merece, tanto do Governo quanto da sociedade, particularmente da sociedade catarinense, e de nós, seus representantes, essas congratulações que aqui registro. Ao Sr. Aldo Rocha e a todos os dirigentes da Biguaçu Transportes Coletivos, os nossos sinceros parabéns por terem enaltecido o trabalho e a colaboração entre o capital e o trabalho no Estado de Santa Catarina no dia de hoje.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/11/1997 - Página 24252