Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO MEDICO HOSANNAH CAMPOS GUIMARÃES. (COMO LIDER)

Autor
José Roberto Arruda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: José Roberto Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO MEDICO HOSANNAH CAMPOS GUIMARÃES. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 11/11/1997 - Página 24426
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, HOSANNAH CAMPOS GUIMARÃES, MEDICO, EX GOVERNADOR, ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. JOSÉ ROBERTO ARRUDA (PSDB-DF. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, desculpem-me os oradores inscritos. Não gastarei mais do que um minuto.

Faleceu hoje, em Brasília, aos 92 anos, o Dr. Hosannah Campos Guimarães, médico, ex-Governador de Goiás, quando Brasília ainda não existia. Ele viveu toda sua vida em Planaltina, que depois se integrou ao Distrito Federal. É conhecido por sua vida pública, pela retidão de caráter, pela sua forma sempre muito séria com que conduziu os cargos que exerceu. O Dr. Hosannah Campos Guimarães foi Secretário de Economia do Estado de Goiás, Vice-Governador e Governador do Estado de Goiás e Prefeito de Planaltina, incorporada, posteriormente, ao Distrito Federal. Ele sempre foi um defensor da mudança da Capital da República para o Planalto Central. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, título que recebeu em 1995. Lúcido até agora, o Dr. Hosannah talvez fosse a testemunha ocular mais importante de todos os procedimentos que antecederam a mudança da capital para Brasília. Defendia ideais mudancistas e, em 1948 e 1949, hospedou na sua fazenda a Comissão Poli Coelho, que foi responsável pela demarcação da área do futuro do Distrito Federal. Uma coisa importante é que o Dr. Hosannah acabou cedendo parte de suas terras para o Governo Federal implantar, aqui, a futura capital do País.

Gostaria de registrar essa homenagem ao Dr. Hosannah Campos Guimarães, falecido hoje, e também o reconhecimento a todos os seus familiares pela importância política que teve, notadamente nesta região do País. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/11/1997 - Página 24426