Discurso no Senado Federal

RECLAMANDO PROVIDENCIAS DO GOVERNO EM FAVOR DE UMA SOLUÇÃO PARA A SECA NO ESTADO DA PARAIBA.

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • RECLAMANDO PROVIDENCIAS DO GOVERNO EM FAVOR DE UMA SOLUÇÃO PARA A SECA NO ESTADO DA PARAIBA.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/1997 - Página 24767
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, AUXILIO, PREFEITURA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DA PARAIBA (PB), ATENDIMENTO, POPULAÇÃO, MUNICIPIOS, SITUAÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, SECA, ESPECIFICAÇÃO, ABASTECIMENTO DE AGUA.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB-PB. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem ocupei esta tribuna para falar do flagelo que está sendo para o Nordeste: a seca. Hoje recebi mais de dez telegramas de prefeitos que declararam calamidade pública em seus municípios e que não têm condições de, com os orçamentos das prefeituras, manter a população abastecida com pipas de água.

É preciso que o Governo Federal socorra essas prefeituras e os Governos Estaduais, que, também, de tantas retiradas de recursos, não têm condições de dar às prefeituras a cobertura necessária.

Sendo assim, eu gostaria de fazer um apelo, mais uma vez, porque está-se tornando realmente calamitosa a situação em todo o Estado da Paraíba. Quando falo em todo o Estado da Paraíba, estou incluindo o brejo, cujo nome já explica, uma região permanentemente molhada, mas que também está sob calamidade pública e com falta d'água. As cidades estão sendo abastecidas com caminhões-pipa, que vão buscar água a 80 quilômetros de distância.

Isso é um descalabro, é uma coisa inadmissível, e aqui está o meu protesto e a minha solicitação por providências.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/1997 - Página 24767