Pronunciamento de Pedro Simon em 23/11/1997
Discurso no Senado Federal
SOLICITANDO AO PRESIDENTE DO SENADO TOMAR CONHECIMENTO SOBRE O POSSIVEL ENCONTRO DOS PRESIDENTES FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E JACQUES CHIRAC, NA FRONTEIRA ENTRE O BRASIL E A GUIANA FRANCESA, CONFORME ANUNCIADO PELA IMPRENSA.
- Autor
- Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
- Nome completo: Pedro Jorge Simon
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA EXTERNA.:
- SOLICITANDO AO PRESIDENTE DO SENADO TOMAR CONHECIMENTO SOBRE O POSSIVEL ENCONTRO DOS PRESIDENTES FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E JACQUES CHIRAC, NA FRONTEIRA ENTRE O BRASIL E A GUIANA FRANCESA, CONFORME ANUNCIADO PELA IMPRENSA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/11/1997 - Página 25638
- Assunto
- Outros > POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, INFORMAÇÃO, VERACIDADE, REFERENCIA, ANUNCIO, ENCONTRO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, JACQUES CHIRAC, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, FRANÇA, AMBITO, TERRITORIO, PAIS ESTRANGEIRO, GUIANA FRANCESA, RESULTADO, EPOCA, COLONIZAÇÃO.
O SR. PEDRO SIMON (PMDB-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a imprensa noticiou que o Presidente Fernando Henrique Cardoso se encontrará com o Presidente da França na fronteira do Brasil com a Guiana.
Sr. Presidente, a Guiana é um território francês, é uma colônia francesa incrustrada na América: é o que ainda sobrou do colonialismo.
Evidentemente que o Brasil não apregoa a independência da Guiana. Mas o Presidente do Brasil pode se encontrar com o da França na fronteira da Guiana, num território que pretendemos um dia seja também América, como nós; um território francês, que é o que resta do colonialismo, sinceramente não entendo!
Nunca tomei conhecimento de que um outro Presidente brasileiro tenha se encontrado na Guiana Francesa, na Inglesa ou na Holandesa.
Faço esse apelo a V. Exª para saber da veracidade dessa notícia. Honestamente não acredito! Dizem que o Presidente Chirac convidou o nosso Presidente para fazer asfaltar uma estrada. Tudo bem! Mas que esse encontro se dê em Paris ou com uma outra autoridade brasileira. Mas o Presidente do Brasil se encontrar com o da França na fronteira da Brasil, na Guiana, praticamente no que resta de colonialismo no mundo, honestamente, Sr. Presidente, custa-me acreditar!
Apelo a V. Exª para que apure a veracidade dessa notícia e, caso seja verdadeira, se dá para suspender esse encontro.
Muito obrigado, Sr. Presidente.