Discurso no Senado Federal

SOLICITANDO A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DO SENADO DO RELATO DA VIAGEM DA FAMILIA SCHüMANN, RECEBIDO DO MINISTERIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, QUE VIAJA PELOS MARES SEGUINDO A ROTA DO NAVEGADOR FERNÃO DE MAGALHÃES, EVENTO QUE FAZ PARTE DAS COMEMORAÇÕES DO V CENTENARIO DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • SOLICITANDO A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DO SENADO DO RELATO DA VIAGEM DA FAMILIA SCHüMANN, RECEBIDO DO MINISTERIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, QUE VIAJA PELOS MARES SEGUINDO A ROTA DO NAVEGADOR FERNÃO DE MAGALHÃES, EVENTO QUE FAZ PARTE DAS COMEMORAÇÕES DO V CENTENARIO DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL.
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/1997 - Página 25710
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • LEITURA, RELATORIO, ITAMARATI (MRE), VIAGEM, FAMILIA, MUNDO, FORMA, COMEMORAÇÃO, CENTENARIO, DESCOBERTA, BRASIL.

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB-SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobres colegas, acabei de receber do Ministério das Relações Exteriores, onde existe a Comissão Nacional para a Comemoração do V Centenário do Descobrimento do Brasil, um relato da viagem da família Schürmann, que faz a rota de Fernão de Magalhães. Solicito que esse relato conste dos Anais desta Casa. Ontem, Sr. Presidente, a família Schürmann deu partida, em Porto Belo, Santa Catarina a esta circunavegação. Passando pelo Estreito de Magalhães, dará a volta ao mundo fazendo o mesmo trajeto de Fernão de Magalhães.

Ao fazer esse registro, penso que posso falar também em nome dos Senadores Esperidião Amin e Vilson Kleinübing, que também representam meu Estado.

O relato é o seguinte:

Viajar pelos mares e seguir a rota do navegador Fernão de Magalhães. Esta é a nova aventura da família Schürmann, que navegou ao redor do mundo durante dez anos.

A viagem do português Fernão de Magalhães começou em 1519 com o objetivo de determinar um novo caminho para as Índias e comprovou, com a descoberta do Estreito de Magalhães e a passagem do Oceano Atlântico para o Pacífico, que a Terra é redonda.

Com uma esquadra de cinco naus espanholas, Fernão de Magalhães e sua tripulação conheceram geleiras, ilhas tropicais, os índios gigantes da Patagônia e muitos outros mistérios. A viagem terminou em 1522, com o retorno à Espanha.

É exatamente esta epopéia, que até hoje fala à imaginação de muitos, que levou a família Schürmann a preparar-se durante dois anos para seguir a rota da circunavegação de Fernão de Magalhães.

E o mais interessante é que nós vamos poder acompanhar a viagem. Dotado de modernos equipamentos de telecomunicações e de informática, o veleiro dos Schürmann poderá transmitir informações e fotos em tempo real a qualquer ponto do planeta. Aventureiros, estudantes e pesquisadores de todo o mundo vão poder acompanhar o curso dos Schürmann numa interação perfeita.

A homepage da Internet (WWW.schümann.com.br) será atualizada periodicamente com os detalhes da viagem. Serão produzidos, também, programas de televisão com as imagens dos locais pesquisados.

O Projeto Magalhães Global Adventure faz parte das comemorações do V Centenário do Descobrimento e é um dos mais de 80 projetos já aprovados pela Comissão Nacional para as Comemorações do V Centenário. Entre os projetos incluem-se a edição da Bienal de São Paulo para o ano 2000, a criação do Museu Aberto do Descobrimento em Porto Seguro, a reedição de obras clássicas e a restauração de museus e monumentos históricos.

Como a viagem de Fernão de Magalhães, a aventura dos Schürmann também vai durar três anos. Ela teve início dia 23 de novembro, na Ilha de Porto Belo, em Santa Catarina, e termina dia 21 de abril de 2000 em Porto Seguro, Bahia.”

Sr. Presidente, nobre colegas, essa aventura de três anos, ,já reconhecida no mundo inteiro, trará muitos conhecimentos científicos para os estudantes, para os pesquisadores, enfim, para a comunidade em geral. Ela é uma honra não só para os catarinenses como para o Brasil.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/1997 - Página 25710