Fala da Presidência no Senado Federal

ESCLARECIMENTOS AO SENADOR PEDRO SIMON, ATINENTES AOS TRABALHOS LEGISLATIVOS E AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS DO SENADO.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • ESCLARECIMENTOS AO SENADOR PEDRO SIMON, ATINENTES AOS TRABALHOS LEGISLATIVOS E AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS DO SENADO.
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/1997 - Página 25708
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, PEDRO SIMON, SENADOR, POSIÇÃO, ORADOR, DESNECESSIDADE, VOTAÇÃO, PLENARIO, DECISÃO, OBRA DE ENGENHARIA, EDIFICIO SEDE, SENADO.
  • ANUNCIO, PESQUISA, OPINIÃO, SENADOR, METODOLOGIA, FUNCIONAMENTO, SENADO.

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães) - Tenho de dar algumas satisfações ao Senador Pedro Simon.

As sessões extraordinárias são, obviamente, publicadas no Diário do Congresso Nacional e, também, o Presidente as anuncia daqui. E as sessões a que V. Exª se refere foram plenamente anunciadas. Não há outra marcada; mas, se houver, usaremos o mesmo método, que não é o tradicional, mas o legal de fazê-lo.

De maneira que todos se sentem obrigados a tomar conhecimento das sessões que são marcadas seja pelo Diário do Congresso Nacional, pela Mesa e, também, pela imprensa. Não há nada demais que um Senador saiba pela imprensa que poderá haver mais uma sessão extraordinária, se assim o exigir, sobretudo o Orçamento da República, que será dado no prazo certo.

Todavia, trazer para o Plenário matérias como “conserto de paredes”, confesso, não posso concordar com o Senador Pedro Simon. Esse tipo de assunto não é da atribuição sequer do Presidente da Casa, mas da Diretoria Geral; e, no máximo, do Senador Ronaldo Cunha Lima, que é um homem altamente capacitado e está fazendo seu trabalho com a maior competência.

Agora, como evitar-se que, com o clima seco de Brasília, não caiam azulejos das paredes? Se eu concordar em trazer para o Plenário esse tipo de assunto e, só depois, fazer o conserto, aí, sim, não estarei servindo à instituição. Essa é uma tarefa comum, rotineira de dono de casa, e o dono da Casa é o Diretor-Geral e o 1º Secretário. Quanto a isso, não há justificativa.

V. Exª fala em mudar os trabalhos do Senado, mas, certamente, os outros Senadores devem ter opiniões diferentes. Vou atendê-lo, Senador Pedro Simon, no sentido de fazer um questionário para os 81 Senadores, no qual todos vão dizer como desejam que o Senado funcione. Cumprirei o que a maioria deliberar. Se for de acordo com o ponto de vista de V. Exª, V. Exª será atendido; caso contrário, infelizmente, V. Exª será, mais uma vez, minoria e, conseqüentemente, ficará desatendido. Essa é a colocação.

Estamos atentos a todos os assuntos. Quando há um êxito tão grande para o Senado, não devemos diminuí-lo; mas nos regozijarmos. Sei que este é, inclusive, o pensamento do Senador Pedro Simon. S. Exª está se regozijando com o êxito do Senado, sei disso. Posso dizer que, em uma segunda-feira, com muitos Senadores que ainda não marcaram presença, já temos quarenta e cinco presentes. Trata-se de algo que deveríamos julgar como muito positivo para o Poder Legislativo brasileiro, conseqüentemente, hei de ter sempre a colaboração de V. Exª, assim como a dos demais Senadores. Vamos fazer justiça nas ocasiões em que os Congressistas merecerem esse elogio, esse aplauso, como estão merecendo de todo o País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/1997 - Página 25708