Discurso no Senado Federal

GAFE COMETIDA PELO PRESIDENTE FRANCES JACQUES CHIRAC QUE, EM ENCONTRO COM O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO NA FRONTEIRA DO AMAPA COM A GUIANA FRANCESA, TROCOU O NOME DO BRASIL PELO DO MEXICO. IMPORTANCIA DA DECISÃO POLITICA DO NOSSO PRESIDENTE EM BUSCAR A APROXIMAÇÃO E O FORTALECIMENTO DO RELACIONAMENTO E DO INTERCAMBIO COMERCIAL, CULTURAL E ECONOMICO COM OS PAISES DO NORTE DA AMERICA DO SUL, PRINCIPALMENTE, DAQUELES QUE FAZEM FRONTEIRA COM A AMAZONIA OCIDENTAL, DENTRE ELES, A GUIANA INGLESA.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA EXTERNA.:
  • GAFE COMETIDA PELO PRESIDENTE FRANCES JACQUES CHIRAC QUE, EM ENCONTRO COM O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO NA FRONTEIRA DO AMAPA COM A GUIANA FRANCESA, TROCOU O NOME DO BRASIL PELO DO MEXICO. IMPORTANCIA DA DECISÃO POLITICA DO NOSSO PRESIDENTE EM BUSCAR A APROXIMAÇÃO E O FORTALECIMENTO DO RELACIONAMENTO E DO INTERCAMBIO COMERCIAL, CULTURAL E ECONOMICO COM OS PAISES DO NORTE DA AMERICA DO SUL, PRINCIPALMENTE, DAQUELES QUE FAZEM FRONTEIRA COM A AMAZONIA OCIDENTAL, DENTRE ELES, A GUIANA INGLESA.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/1997 - Página 26362
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • IMPORTANCIA, DECISÃO, NATUREZA POLITICA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PROMOÇÃO, APROXIMAÇÃO, REFORÇO, RELACIONAMENTO, FOMENTO, INTERCAMBIO COMERCIAL, INTERCAMBIO CULTURAL, INTERCAMBIO, NATUREZA ECONOMICA, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, GUIANA FRANCESA, GUIANA INGLESA, CONSTRUÇÃO, RODOVIA, CONSOLIDAÇÃO, COMERCIO, REGIÃO, Amazônia Legal.

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr .Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, quero, nesta manhã, tratar de um tema que foi manchete na imprensa nesta semana, mais até pela gafe cometida pelo Presidente da França, Jacques Chirac, ao trocar o Brasil pelo México, do que pela importância da ação que quero ressaltar.

O Presidente Fernando Henrique Cardoso esteve, nesta semana, na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa, juntamente com o Presidente francês Jacques Chirac.

Sr. Presidente, quero ressaltar a importância da decisão política do Presidente Fernando Henrique Cardoso em buscar a aproximação e a intensificação das relações com os países do norte da América do Sul, principalmente aqueles que fazem fronteira com a Amazônia Ocidental.

O Presidente Fernando Henrique Cardoso definiu, na sua política externa para o continente, não somente o fortalecimento do Mercosul e a ampliação das relações comerciais com os países que fazem parte do Cone Sul, mas também - é importante ressaltar por um questão de verdade -, dando seqüência às políticas implementadas nos Governos dos Presidentes José Sarney e Itamar Franco.

Sr. Presidente, foi assim com a Venezuela, ocasião em que tive a oportunidade de, ainda como Governador, participar da comitiva do Presidente José Sarney no trato da questão dessa aproximação. Agora, como Senador, acompanhei o Presidente Fernando Henrique Cardoso na continuidade da implementação desse intercâmbio que é da maior importância para a Região Amazônica, para o Estado que represento, Roraima, enfim, a abertura de uma outra alternativa, inclusive no que se refere ao desenvolvimento auto-sustentado para a Amazônia Ocidental.

Agora, o Presidente Fernando Henrique Cardoso destaca a importância dessa questão do Amapá, indo à fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, ressaltando a relação comercial da Guiana com o Amapá, e conseqüentemente com o Brasil.

Sr. Presidente, refiro-me também à importância de uma ação idêntica, seguindo essa mesma linha, exatamente para ampliar a relação do Brasil com a Guiana Inglesa, de cuja questão também tratei na oportunidade em que fui Governador. Naquela época, fui a Georgetown com o então Presidente da República José Sarney, ocasião em que tratamos da abertura da estrada, da consolidação da ligação rodoviária que vai ligar Bonfim, cidade limite do Brasil e de Roraima com a Guiana Inglesa, com a Georgetown. São apenas 560 quilômetros de estrada, dos quais só faltam cerca de 120. Portanto, essa ligação representa não só a relação entre dois países, mas, para o Estado de Roraima e para a Amazônia Ocidental a nossa ligação com o Caribe. Sr. Presidente, 560 quilômetros ligarão Boa Vista, Capital de Roraima, a Georgetown, Capital da Guiana Inglesa, que tem um porto que abrirá todo o Caribe para as exportações da Amazônia Ocidental.

É importante ressaltar também - e isso o Presidente Fernando Henrique já destacou no seu encontro na Guiana Francesa - que a relação do Brasil e do Mercosul com esses países, que foram colonizados pela Europa, abre também a perspectiva da integração comercial com a União Européia, já que tanto as Guianas Inglesa, Francesa e Holandesa ainda, por acordo, fazem parte da União Européia.

Portanto, Sr. Presidente, ressalto, em primeiro lugar, a importância e a decisão política do Governo do Presidente Fernando Henrique no tocante à aproximação e fortalecimento do relacionamento e do intercâmbio comercial, cultural, econômico, enfim, da consolidação das relações do Brasil com os países do norte da América do Sul. Em segundo lugar, quero registrar a importância e a necessidade de consolidarmos também, além da Venezuela e da Guiana Francesa, a relação importante que se sucederá com a construção da estrada e a sedimentação comercial necessária do Brasil com a Guiana Inglesa, com Georgetown. Ao concretizar isso, sem dúvida nenhuma, estarão fincadas as bases para o desenvolvimento, para a exportação, para a relação comercial do Brasil e de Roraima com a Guiana, com o Caribe e também com o Mercosul.

Portanto, quero aplaudir a visita do Presidente ao Amapá e registrar a sua importância como consolidação de uma política.

Deixo a solicitação aos Ministros Lampreia e Sardenberg*, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, e ao próprio Presidente Fernando Henrique Cardoso que também consolidem a relação comercial e a integração com a Guiana Inglesa como ação final do tratamento com os países que fazem, efetivamente, a necessidade da Amazônia Ocidental se integrar ao restante do mundo.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/1997 - Página 26362