Discurso no Senado Federal

LEITURA DE DOCUMENTO FORMULADO PELO COLEGIO DE LIDERES E VICE- LIDERES DO PMDB, EM ENCONTRO NACIONAL OCORRIDO EM NATAL, NO DIA 29 DE NOVEMBRO DE 1997, RECONHECENDO O TRABALHO DO PRESIDENTE DO DIRETORIO NACIONAL DO PARTIDO, DEPUTADO PAES DE ANDRADE, E REITERANDO JUNTO A SUA DIREÇÃO NACIONAL A AMPLIAÇÃO DO APOIO PARA O LANÇAMENTO DE CANDIDATURA PROPRIA PARA A PRESIDENCIA DA REPUBLICA E GOVERNADOR NOS ESTADOS. CARTA RECEBIDA DO DIRETORIO MUNICIPAL DE PELOTAS, NO RIO GRANDE DO SUL, MANIFESTANDO-SE FAVORAVELMENTE A TESE DA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATO PROPRIO DO PARTIDO PARA AS PROXIMAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS.

Autor
Roberto Requião (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
Nome completo: Roberto Requião de Mello e Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. ELEIÇÕES.:
  • LEITURA DE DOCUMENTO FORMULADO PELO COLEGIO DE LIDERES E VICE- LIDERES DO PMDB, EM ENCONTRO NACIONAL OCORRIDO EM NATAL, NO DIA 29 DE NOVEMBRO DE 1997, RECONHECENDO O TRABALHO DO PRESIDENTE DO DIRETORIO NACIONAL DO PARTIDO, DEPUTADO PAES DE ANDRADE, E REITERANDO JUNTO A SUA DIREÇÃO NACIONAL A AMPLIAÇÃO DO APOIO PARA O LANÇAMENTO DE CANDIDATURA PROPRIA PARA A PRESIDENCIA DA REPUBLICA E GOVERNADOR NOS ESTADOS. CARTA RECEBIDA DO DIRETORIO MUNICIPAL DE PELOTAS, NO RIO GRANDE DO SUL, MANIFESTANDO-SE FAVORAVELMENTE A TESE DA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATO PROPRIO DO PARTIDO PARA AS PROXIMAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/1997 - Página 26839
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. ELEIÇÕES.
Indexação
  • LEITURA, DOCUMENTO, RESULTADO, ENCONTRO, AMBITO NACIONAL, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), RECONHECIMENTO, TRABALHO, PAES DE ANDRADE, PRESIDENTE, DIRETORIO NACIONAL, PROMOÇÃO, UNIÃO, MEMBROS, DIRETORIO PARTIDARIO, REITERAÇÃO, APOIO, LANÇAMENTO, CANDIDATURA, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, GOVERNO ESTADUAL.
  • COMENTARIO, RECEBIMENTO, CARTA, DIRETORIO MUNICIPAL, MUNICIPIO, PELOTAS (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), APOIO, APRESENTAÇÃO, CANDIDATO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), DISPUTA, ELEIÇÕES, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

O SR. ROBERTO REQUIÃO (PMDB-PR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Serei o mais breve possível, Sr. Presidente. Na verdade, serão duas as comunicações que farei neste breve espaço de tempo.

A primeira delas diz respeito ao encontro nacional do Colégio de Líderes e Vice-Líderes do PMDB, que ocorreu em Natal, no dia 29 de novembro de 1997.

Esse encontro produziu o seguinte documento, por unanimidade:

           “O Colégio de Líderes e Vice-Líderes do PMDB nas Assembléias Legislativas, reunido em Natal, capital do Rio Grande do Norte, em 29 de novembro de 1997, na sede da Assembléia Legislativa, que coincide em ser o Estado marcado pela emoção e paixão política na defesa dos compromissos com o povo brasileiro, após discussão, análise da situação interna do Partido e ouvidos os mais diversos segmentos partidários, decide:

           1. Reconhecer o trabalho do Presidente do Diretório Nacional do PMDB, Deputado Paes de Andrade, em desenvolver um grande esforço para garantir a unidade partidária;

           2. Reiterar junto à Direção Nacional do PMDB a posição do Colégio de Líderes e Vice-Líderes de que seja ampliado o apoio em todos os níveis para o lançamento da candidatura própria do Partido para Presidência da República e Governador nos Estados.

           Assembléia do Estado do Rio Grande do Norte, Palácio “José Augusto”, em Natal, 29 de novembro de 1997.”

           Essa decisão foi tomada pela unanimidade dos Líderes presentes, que assinaram na seguinte ordem: do Rio Grande do Sul, Deputados José Ivo Sartori, Jair Henrique Foscarini e Paulo Duque; do Rio de Janeiro, Deputados André Luiz, Henri Charles, Paulo Aquino, Ricardo Gaspar, Walney Rocha e Iedio Rosa; do Distrito Federal, Deputado Manoel Paulo de Andrade; do Amazonas, Deputado Miguel Capobiango; de São Paulo, Deputado Francisco Bezerra de Melo, Líder da Bancada; de Sergipe, Deputado Eduardo Marques, Líder da Bancada, secundado pelo Deputado Bosco Mendonça; de Goiás, Deputado Wagner Villela, Líder da Bancada; de Pernambuco, Deputados Mozar Barbosa e Guilherme Uchoa; de Minas Gerais, Deputado Anderson Adauto; do Paraná, Deputado Orlando Pessuti; de Tocantins, Deputado Onofre Melo; de Rondônia, Deputada Sueli Aragão; de Roraima, Deputado Helder Grossi; do Pará, Deputados Gabriel Guerreiro e Antonio Brasil; do Ceará, Deputados Barros Pinho e Renato Torrano; da Paraíba, Deputado Antonio Ivo; do Acre, Deputados João Correia e Márcio Bitar; do Rio Grande do Norte, com o voto também favorável à candidatura própria, Tarcísio Ribeiro, Wober Júnior e Frederico Rosado. O Deputado José Jorge, do Maranhão, não compareceu.

É o PMDB afirmando a disposição das suas bases partidárias, em dissenso com o famoso Conselho Nacional, de lançar candidatura própria.

Além disso, a Direção Nacional do PMDB me pede para tornar pública no Senado a carta que recebemos do Diretório Municipal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, nos seguintes termos:

      “Deputado Paes de Andrade, Eminente Companheiro:

      Apraz-nos dar-lhe ciência de que este Diretório Municipal, reunido no último dia 7 do corrente, apreciando proposição do companheiro Irajá Rodrigues, decidiu, por unanimidade, manifestar-se favoravelmente à tese da apresentação de candidato próprio para as próximas eleições presidenciais.

      Ademais, ainda aprovou, também por unanimidade, a proposição do companheiro Lélio Souza, no sentido de que a Direção Nacional do Partido recomendasse aos Diretórios Regionais a realização de Convenções Extraordinárias com a finalidade de debater o tema da sucessão presidencial e a posição a ser adotada pelo Partido. Esse debate prévio habilitaria o Partido a tomar uma posição mais afinada com o sentimento majoritário da agremiação.

      Renovando os cumprimentos de estilo, firmamo-nos

      Cordialmente,

      Lélio Souza, Presidente, e Jonathas Toralles Jr., Secretário Geral.”

Como vêem os ilustres Senadores, o PMDB, pela vontade das suas bases, irá, inevitavelmente, participar com candidato próprio das eleições presidenciais.

Sr. Presidente, a outra comunicação que quero fazer aos Srs. Senadores é que amanhã, na companhia do Senador Osmar Dias, dentro da possibilidade de nos inscrevermos para usar da palavra para comunicações inadiáveis ou como oradores, vamos trazer aqui uma denúncia definitiva sobre a corrupção no Estado do Paraná. Vamos demonstrar, com provas documentais, que o dinheiro sai do caixa do Estado, passa por prefeituras do interior, transita por empreiteiras-laranja e vai parar na conta de Deputados e do Secretário da Agricultura. São provas documentais rastreadas, não por nós, mas por determinação da Juíza de Faxinal, que quebrou o sigilo bancário do Prefeito e da suposta empreiteira. Vamos trazer provas definitivas do que acontece no nosso Estado.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/1997 - Página 26839