Discurso no Senado Federal

COMEMORAÇÃO NO ULTIMO DIA 3 DE DEZEMBRO, DOS 25 ANOS DE INAUGURAÇÃO DA TV RADIO CLUBE DE TERESINA, A PRIMEIRA EMISSORA DE TELEVISÃO A INSTALAR-SE NO PIAUI.

Autor
Freitas Neto (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Antonio de Almendra Freitas Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO NO ULTIMO DIA 3 DE DEZEMBRO, DOS 25 ANOS DE INAUGURAÇÃO DA TV RADIO CLUBE DE TERESINA, A PRIMEIRA EMISSORA DE TELEVISÃO A INSTALAR-SE NO PIAUI.
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/1997 - Página 27204
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, RADIO, ESTADO DO PIAUI (PI).

O SR. FREITAS NETO (PFL-PI. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, completaram-se no último dia 3 de dezembro 25 anos de inauguração da TV Rádio Clube de Teresina, a primeira emissora de televisão a instalar-se no Piauí. Trata-se, é evidente, de um fato extremamente relevante para nosso Estado.

A História da TV Rádio Clube, no entanto, tem seu início muitos antes, quando se iniciou a luta de uma importante personalidade de nosso Estado, Valter Alencar, pela liberação de um canal de televisão para o Piauí. Estávamos na década de 60 e muitos não acreditavam que Valter Alencar pudesse realizar um sonho que ia muito além da criação de uma emissora.

Ele, porém, não esmoreceu. Sacrificou grande parte de seu modesto patrimônio e deixou de lado a advocacia para dedicar-se exclusivamente a esse sonho. Após dez anos de luta havia construído o chamado Colosso do Monte Castelo, futura sede do empreendimento, e conseguiu enfim a liberação de um canal de televisão.

A essa altura, Valter Alencar já contava com vasta folha de serviços prestados ao Piauí. Nascido no município piauiense de União, a 17 de outubro de 1913, concluiu o ginásio em Teresina e seguiu para Belém, onde formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Pará. Regressou então à capital de nosso Estado, onde fixou residência e desenvolveu brilhante carreira como advogado. Foi promotor público por concurso, procurador Geral do Estado, assistente jurídico da Polícia Civil, membro do Conselho Penitenciário do Estado e membro da Comissão Estadual de Preços. Em 1944, com apenas 31 anos, já era chefe de Polícia do Piauí. Foi ainda presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Piauí, reelegendo-se por vários mandatos. Conquistou por concurso a cadeira de Direito Comercial da Faculdade de Direito do Piauí, em 1958.

A essa altura, participava ativamente da política. Em 1946 foi Secretário Geral do Governo do Estado e, em seguida, interventor federal. Ministro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, foi eleito e reeleito seu presidente durante nove anos. Foi secretário do Interior, Justiça e Segurança Pública do Estado, tendo então reformulado a legislação policial e modernizado o sistema de segurança.

Dedicou-se também ao jornalismo. Fundou e dirigiu o diário Jornal de Notícias, de Teresina, tendo exercido a presidência da Associação Piauiense de Imprensa. Fundou e dirigiu também a Rádio Clube AM de Teresina, criando enfim a TV Rádio Clube.

Para tristeza do Piauí, Valter Alencar faleceu prematuramente, em 1975, de problemas cardíacos. Deixou a esposa Maria do Amparo Ferreira Alencar e quatro filhos, Teresa Maria Ferreira de Alencar Rebelo, Gilda Maria Ferreira Alencar, Segisnando Ferreira de Alencar e Valter Alencar Filho, continuadores de sua notável obra.

A TV Rádio Clube, em seus primeiros tempos, integrou-se à Rede de Emissoras Independentes, que transmitia a programação das televisões Record, Tupi e Rio. Em novembro de 1976 tornou-se uma das afiliadas da TV Globo. À época sua programação era enviada por malote; apenas o Jornal Nacional era transmitido via Embratel. O departamento de jornalismo da empresa contava com apenas uma equipe de externa, equipada com câmera V-8 e suas matérias eram editadas em campo.

A empresa, porém, procedeu a importantes investimentos. Comprou novos equipamentos e ampliou seu raio de extensão, instalando antena com sistema irradiante de 20 quilômetros. Hoje, seu sinal atinge uma grande parcela da população do Piauí. A emissora investiu também em pessoal, formando uma equipe de elevada capacitação.

Desejo aqui homenagear a TV Rádio Clube, sua diretoria e sua equipe pelos vinte e cinco anos de atividades e de esforço pelo crescimento do Piauí. E desejo antes de mais nada lembrar a extraordinária figura de Valter Alencar, não apenas pelo marcante feito que foi a criação da primeira emissora de televisão do Piauí, mas pela permanente contribuição à cultura piauiense.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/1997 - Página 27204