Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR BENEDITO VICENTE FERREIRA.

Autor
Leomar Quintanilha (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR BENEDITO VICENTE FERREIRA.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/1997 - Página 27668
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, BENDITO VICENTE FERREIRA, EX SENADOR, ESTADO DE GOIAS (GO).

           O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PPB-TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero registrar, em nome da brava gente tocantinense e em nome do Partido Progressista Brasileiro, o mais profundo pesar pelo passamento do eminente homem público, Senador Benedito Vicente Ferreira.

           Benedito Boa Sorte, como ficou conhecido em Tocantins, no Estado de Goiás e no Brasil, homem público de boa cepa, deixou marcado na história deste País e, particularmente em meu Estado, a fibra, a coragem, a determinação de homem que tem objetivos e propósitos a alcançar e escolheu a defesa do povo como um dos principais objetivos de sua vida.

           Certamente atraído pelas belezas naturais e pela riqueza latente da então erma e inóspita região norte de Goiás, o empresário Benedito Vicente Ferreira para lá se dirigiu, para instalar, em uma região que não tinha estrada, não tinha infra-estrutura, não possuía qualquer meio de comunicação, empresas que propiciassem o aproveitamento do imenso potencial de riquezas que aquela região enseja, buscando dar melhor aproveitamento às mais diversas formas de atividades que ali poderiam serem exercidas. Assim ele se dedicou a instalar uma indústria de aproveitamento do óleo do babaçu, uma indústria para aproveitar madeiras nobres que ali existiam, formou fazendas e, ao longo de anos e anos de muito trabalho, deu oportunidade a gente humilde e carente da Região para que pudesse, com o seu esforço próprio, ter uma oportunidade de trabalho e também construir o seu futuro. Instalou também empresas de beneficiamento de carne, de comunicação, rádio, televisão, jornal, enfim dando uma amplitude, uma dimensão de grandeza a uma Região que até então pouco ou quase nada tinha.

           A sua coragem, a sua determinação, o seu espírito empreendedor e pioneiro marcaram a sua atuação numa época em que essas atividades se desenvolviam com muita dificuldade e, por certo, na convivência, no dia-a-dia com a brava gente tocantinense, homens e mulheres, que ali construíam a grandeza daquela região, percebendo as aflições e a gravidade dos problemas sociais, enveredou-se pelo caminho político. Foi Deputado Federal, foi Senador e, com muito brilhantismo, honrou a sua gente, honrou o seu Estado, honrou este País, honrou esta Casa, com um trabalho sério, que, certamente, pela sua trajetória, deixará uma marca que muito orgulhará os seus familiares e amigos e que muita satisfação trouxe ao povo que representou. Um dos defensores da criação do Estado de Tocantins, revelou-se guerreiro intrépido na transformação daquela região neste que é hoje um dos promissores Estados da Federação.

           Deixa o Senador Benedito Boa Sorte uma profunda saudade naqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e de ter a sua amizade e a sua convivência e deixa a imagem de um homem determinado, que se houve com firmeza, com galhardia, com honradez no exercício das mais nobres funções que lhe foram confiadas.

           Era o registro que eu queria fazer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/1997 - Página 27668