Discurso no Senado Federal

CONSAGRAÇÃO COMO METROPOLITE DO BRASIL DE DOM DAMASKINOS MANSOUR, ARCEBISPO METROPOLITANO DA IGREJA CATOLICA ORTODOXA DO BRASIL, EM CERIMONIA REALIZADA NO ULTIMO DIA 7, NA CATEDRAL ORTODOXA DE SÃO PAULO.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • CONSAGRAÇÃO COMO METROPOLITE DO BRASIL DE DOM DAMASKINOS MANSOUR, ARCEBISPO METROPOLITANO DA IGREJA CATOLICA ORTODOXA DO BRASIL, EM CERIMONIA REALIZADA NO ULTIMO DIA 7, NA CATEDRAL ORTODOXA DE SÃO PAULO.
Aparteantes
Esperidião Amin.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/1997 - Página 27775
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, REALIZAÇÃO, SOLENIDADE, POSSE, DAMASKINOS MANSOUR, ARCEBISPO, IGREJA CATOLICA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), BRASIL.

O SR. ROMEU TUMA (PFL-SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, serei rápido. Gostaria de consignar a esta Casa que, no último domingo, dia 7 de dezembro, às 10 horas, na Catedral Ortodoxa de São Paulo, realizou-se a cerimônia de consagração como Metropolite do Brasil de Dom Damaskinos Mansour, Arcebispo Metropolitano da Igreja Católica Ortodoxa do Brasil.

A cerimônia contou com a presença de destacadas autoridades eclesiásticas e teve por fim demonstrar a competência, a qualificação e a formação cultural do Bispo Dom Damaskinos, que, nascido em Damasco - de onde origina minha família -, em 1949, realizou seus estudos escolares na Escola São João Damasceno, em sua cidade natal. De 1960 a 1975 viveu no Líbano, cursando naquele país, em Balamand, a escola secundária. No período de 1970 a 1974, desenvolveu seus estudos acadêmicos, alcançando Licenciatura em Teologia pela Universidade de Balamand e Licenciatura em Literatura Árabe pela universidade Libanesa de Beirute. Nesta mesma época foi professor de catequese nas escolas da Arquidiocese de Trípoli, no Líbano, sendo ordenado Diácono por Sua Beatitude o Patriarca da Igreja Antioquina, Elias IV, no ano de 1974.

De 1976 a 1980, fez Doutorado, recebendo o título de Mestre em Teologia pela Universidade de Tessalônica, na Grécia, em 1976 pelo Metropolita Pandeleimon Rodopolos, do Patriarcado Ecumênico. De 1980 a 1986, esteve a serviço no Patriarcado Antioquino em Damasco; foi orador do Patriarcado e professor em sua escola.

Em 1984, recebeu o título de Arquimandrita, por Sua Beatitude o Patriarca Ignátios IV. Diretor de coro e professor de música eclesiástica na Arquidiocese de Damasco, de 1987 a 1991, Vigário Arquiepiscopal para a parte síria da Arquidiocese de Akkar.

Dom Damaskinos Mansour, que fala fluentemente árabe, inglês e grego, fez estudos de hebraico e aramaico e possui, ainda noções de francês e português, foi eleito, em 1991, Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo. Participou de vários encontros Conciliares Ecumênicos, como representante da Escola Teológica de Balamand e das Arquidioceses de Damasco e Akkar.

Nesta oportunidade, Srªs e Srs. Senadores, envio desta tribuna os melhores cumprimentos à personalidade ímpar que é Sua Eminência Reverendíssima, o Metropolite do Brasil, Dom Damaskinos Mansour.

O Sr. Esperidião Amin (PPB-SC) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. ROMEU TUMA (PFL-SP) - Tem V. Exª a o aparte.

O Sr. Esperidião Amin (PPB-SC) - Só queria me solidarizar com as palavras de V. Exª e dizer que o meu pai professava a religião ortodoxa.

O SR. ROMEU TUMA (PFL-SP) - Obrigado, Senador, pelo aparte de V. Exª.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/1997 - Página 27775