Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM POSTUMA AO EX-SENADOR BENEDITO FERREIRA.

Autor
Carlos Patrocínio (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: Carlos do Patrocinio Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM POSTUMA AO EX-SENADOR BENEDITO FERREIRA.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/1997 - Página 27776
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, BENEDITO FERREIRA, EX SENADOR, ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. CARLOS PATROCÍNIO (PFL-TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, utilizo este tempo que V. Exª me concede para cumprir o doloroso dever de comunicar a este Plenário o falecimento do ex-Senador Benedito Ferreira, ocorrido anteontem em Goiânia.

O ex-Senador Benedito Vicente Ferreira, ou Benedito Boasorte, como era mais conhecido, nasceu em Ipameri, no dia 12/07/1932. Exerceu mandato eletivo na Câmara dos Deputados de 1967 a 1971 e de Senador por dois mandatos, de 1971 a 1979 e 1979 a 1987. Sempre pertenceu aos partidos políticos da mesma linhagem, UDN, Arena, PDS e, ultimamente, era filiado ao PFL. Foi Presidente da UDN em Goiás em 1961, Secretário-Geral da UDN de 1962 a 1966.

Na Câmara dos Deputados, Sr. Presidente, o ex-Senador Benedito Vicente Ferreira participou das seguintes Comissões: Minas e Energia, Agricultura, Constituição e Justiça e como Presidente das Comissões da Amazônia e Desenvolvimento do Centro-Oeste.

No Senado Federal participou das seguintes Comissões: Assuntos Regionais, Distrito Federal e Legislação Social, Agricultura, Finanças, Transporte e Obras e Segurança Nacional, foi eleito 4° Secretário da Mesa Diretora do Senado Federal e ocupou naquela oportunidade o cargo de Presidente do Centro Gráfico do Senado Federal, o Cegraf.

O Sr. Júlio Campos (PFL-MT) - V. Exª me permite um aparte, nobre Senador?

O SR. CARLOS PATROCÍNIO (PFL-TO) - Se o Presidente permitir.

O SR. PRESIDENTE (Geraldo Melo) - Infelizmente é impossível haver aparte em comunicação inadiável, Senador Júlio Campos, como sabe V. Exª.

O SR. CARLOS PATROCÍNIO (PFL-TO) - O ex-Senador Benedito Vicente Ferreira foi, portanto, Presidente do Cegraf. Pautou a sua participação no Senado Federal e no Congresso Nacional por uma atuação marcante em defesa da família.

Lembro-me que teve momentos acirrados dentro do plenário quando, também de saudosa memória, o ex-Senador Nelson Carneiro queria instituir o divórcio em nosso País, o seu maior adversário nessa questão foi o Senador Benedito Ferreira, mas muitos dos seus postulados que eram pela união indissolúvel da família ainda persistem até hoje a orientar várias pessoas e várias famílias.

Eu gostaria de solicitar de V. Exª que consigne nos Anais do Congresso Nacional voto de profundo pesar pelo falecimento do ex-Senador Benedito Ferreira e que mande as condolências à sua família, especialmente à Srª. Dirce Ignácio Ferreira.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/1997 - Página 27776