Discurso no Senado Federal

APELO AO MINISTRO DA COMUNICAÇÕES PARA A PERMANENCIA DA DELEGACIA REGIONAL DO MINISTERIO NO ESTADO DE GOIAS.

Autor
Onofre Quinan (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Onofre Quinan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO FEDERAL.:
  • APELO AO MINISTRO DA COMUNICAÇÕES PARA A PERMANENCIA DA DELEGACIA REGIONAL DO MINISTERIO NO ESTADO DE GOIAS.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/1997 - Página 27786
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO FEDERAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), MANUTENÇÃO, PERMANENCIA, DELEGACIA REGIONAL, MUNICIPIO, GOIANIA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. ONOFRE QUINAN (PMDB-GO.Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como representante de Goiás, nesta Casa, cumpro o dever de trazer ao conhecimento do Senado Federal um assunto de grande importância para o meu Estado, assunto esse que pode representar o início de um processo de esvaziamento econômico e político de Goiás.

           Trata-se do fechamento da Delegacia Regional do Ministério das Comunicações em Goiânia e sua transferência para outro Estado, desconsiderando-se todo um trabalho, toda uma experiência, toda tradição de um órgão público de grande eficiência e devotado à realização de importante trabalho no campo das comunicações.

           A Delegacia Regional do Ministério das Comunicações em Goiás é um exemplo de serviço público eficiente, dotada de uma das melhores estruturas funcionais de todo o Brasil, com um quadro de engenheiros altamente especializados, com vasta experiência, conhecimentos técnicos e vivência prática, muitos dos quais com mais de dez anos de atuação na área de comunicações.

           Assim, o fechamento da Delegacia Regional do Ministério das Comunicações em Goiás representaria uma grande perda não apenas para o Estado de Goiás, mas, igualmente, para o próprio Ministério das Comunicações, que perderia todo um investimento anteriormente realizado, desprezaria o que de mais nobre existe em qualquer instituição, que é exatamente a sua estrutura técnica, o conhecimento, a tecnologia, o saber de seus engenheiros.

           O serviço público perderia, pois teria que realizar gastos adicionais, fazer novas e pesadas despesas, onerando os cofres públicos para montar uma estrutura inexistente, possivelmente em um outro Estado que não dispõe de instalações, equipamentos, patrimônio imobilizado, pessoal, conhecimento, tecnologia e um corpo funcional já estruturado.

           O Ministério das Comunicações atua numa das áreas mais importantes e decisivas para o futuro da economia brasileira e de nossa participação na nova economia mundial, que é de alta concorrência e requer a permanente disponibilidade dos meios mais avançados, em termos de informática, de telemática, de satélites, de telefonia e outros recursos modernos.

           Nesse momento, em que está sendo instituída uma agência de telecomunicações para dar maior agilidade, maior transparência na política e na administração dessa importante área, o Estado de Goiás, que tanto tem colaborado com o desenvolvimento nacional, não pode nem admite ficar de fora desse importante esforço de modernização.

           O Estado de Goiás deseja participar, colaborar, ter uma atuação ativa e objetiva em todo esse importante processo de desenvolvimento das comunicações nacionais.

           A posição geográfica privilegiada da cidade de Goiânia, os recursos materiais, humanos e tecnológicos de que dispõe, recomendam a manutenção da Delegacia Regional do Ministério das Comunicações no Estado de Goiás.

           Quero, neste momento, formular um veemente apelo ao Senhor Ministro das Comunicações para que analise com boa vontade esse pleito do meu Estado, a fim de que a Delegacia Regional se mantenha em Goiânia, por ser uma solução não apenas justa e racional, mas a solução que melhor atende ao interesse público.

           Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/1997 - Página 27786