Discurso no Senado Federal

LANÇAMENTO DO LIVRO 'PEDRO ALEIXO - JORNALISTA', PATROCINADO PELO JORNAL ESTADO DE MINAS, AMANHÃ, DIA 10, NO SALÃO NOBRE DA CAMARA DOS DEPUTADOS.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • LANÇAMENTO DO LIVRO 'PEDRO ALEIXO - JORNALISTA', PATROCINADO PELO JORNAL ESTADO DE MINAS, AMANHÃ, DIA 10, NO SALÃO NOBRE DA CAMARA DOS DEPUTADOS.
Publicação
Publicação no DSF de 10/12/1997 - Página 27521
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • LANÇAMENTO, LIVRO, CAMARA DOS DEPUTADOS, HOMENAGEM, PEDRO ALEIXO, JORNALISTA, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

           O SR. EDISON LOBÃO (PFL-MA. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Congresso Nacional terá a grande honra de sediar amanhã, dia 10, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, o lançamento do livro “Pedro Aleixo - Jornalista”, patrocinado pelo grande órgão da imprensa brasileira, o Estado de Minas.

           Esta será uma das muitas homenagens que o Brasil deve à figura daquele que se marcou como uma das mais dignas personalidades da política em nosso País.

           No ano passado, tive a oportunidade, desta tribuna, de discursar sobre Pedro Aleixo, oferecendo o mais modesto depoimento dentre os tantos brilhantes e talentosos que recordaram a atuação desse inexcedível homem público nos tantos acontecimentos históricos que se sucederam nas últimas décadas.

           Lembrei, então, - especialmente para os mais jovens - que Pedro Aleixo se inseria como figura exponencial entre os nossos vultos do passado, reunindo, na sua figura de homem simples, modesto e generoso, uma das mais lúcidas inteligências provindas de Minas Gerais.

           E acrescentei: “A figura de Pedro Aleixo sempre representou um modelo a ser seguido, a ser oferecido aos jovens como um exemplo de homem que, pelo estudo, reuniu excepcional bagagem cultural sem jamais dela jactar-se; um exemplo de coerência às idéias mais puras, e de lealdade aos compromissos assumidos na sua vida profissional, de inexcedível advogado, e na sua trajetória política, de intemerata conduta pública.”

           Na verdade, não encontro palavras realmente adequadas que mensurem a grandeza de Aleixo, restando-me cultuá-lo, a cada dia, nas lembranças tão agradáveis e honrosas de quem, como eu, teve o privilégio da sua convivência pessoal.

           Às justas homenagens que vêm sendo tributadas a Pedro Aleixo - acrescidas, recentemente, da inauguração de dois museus que perenizam a história de sua vida, um em Mariana, na casa em que nasceu, e outro em Ouro Preto, na casa em que residiu -, faltava este livro, a ser lançado amanhã, que registra para a posteridade o grande jornalista que foi este homem público, paralelamente às suas atividades como advogado, professor e político.

           O Estado de Minas, um dos mais conceituados órgãos dos Diários Associados, foi de grande felicidade ao patrocinar a publicação dessa coletânea de artigos e de depoimentos sobre Aleixo, juntando num volume o que estava disperso, em números diferentes de edições, e que seguramente se pulverizaria no tempo.

           O grande jornal mineiro está propiciando ao País a oportunidade de abrigar, em mãos de leitores e de bibliotecas, os artigos jornalísticos dos quais aflora o talento privilegiado do grande filho das Minas Gerais.

           Na apresentação do livro, o Presidente do Condomínio das Emissoras e Diários Associados e Diretor Presidente do Estado de Minas, Paulo Cabral de Araújo, refere-se às fontes inspiradoras da publicação:

           “No momento em que a cidade chega ao seu primeiro centenário e aquele jornal completa seus setenta anos, para uma cidade um simples lampejo de eternidade, para uma empresa jornalística um grande feito, nada mais justo do que homenagear a memória jornalística de Pedro Aleixo, um dos pais do Estado de Minas.”

           Sr. Presidente, é com grande prazer que registro o acontecimento nos Anais do Senado, neste Poder Legislativo que tanto honrou o antigo Deputado Pedro Aleixo.

           Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

           Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/12/1997 - Página 27521