Pronunciamento de Ronaldo Cunha Lima em 12/12/1997
Discurso no Senado Federal
PARABENIZANDO O SR. ARNALDO NISKIER POR SUA ELEIÇÃO, ONTEM, PARA A PRESIDENCIA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.
- Autor
- Ronaldo Cunha Lima (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Ronaldo José da Cunha Lima
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
EDUCAÇÃO.:
- PARABENIZANDO O SR. ARNALDO NISKIER POR SUA ELEIÇÃO, ONTEM, PARA A PRESIDENCIA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/12/1997 - Página 28093
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, ELEIÇÃO, ARNALDO NISKIER, ACADEMICO, PRESIDENCIA, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL).
- ELOGIO, PRETENSÃO, ARNALDO NISKIER, ACADEMICO, PRESIDENTE, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL), DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, DEFESA, LINGUA PORTUGUESA, ESCOLA PUBLICA, ESCOLA PARTICULAR, BRASIL.
O SR. RONALDO CUNHA LIMA (PMDB-PB. Para comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, pedi a palavra regimentalmente, neste espaço, para um registro que julgo oportuno.
Ontem, a Academia Brasileira de Letras elegeu a sua nova diretoria, escolhendo, consensualmente, para presidi-la, o acadêmico Arnaldo Niskier, homem e educador profundamente preocupado com o problema da educação neste País. E tanto o é que anuncia, logo após a sua eleição, que uma das suas metas como Presidente da Academia Brasileira de Letras será cuidar do ensino da Língua Portuguesa nos diversos níveis, o que significa, pela sua importância, uma posição a merecer destaque dos que se preocupam com a nossa Língua.
O novo Presidente da Academia, a assumir no próximo dia 18, tem uma vasta obra, a sua bibliografia é imensa, notadamente com obras ligadas ao setor da educação. Destacaria dentre as suas obras, Sr. Presidente e Srs. Senadores: "Problemática da Educação Brasileira", "Formas Dinâmicas da Universidade", "Por Uma Política de Ciência e Tecnologia", "Brasil Ano 2000", "Administração Escolar", "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento", "Estudo de Problemas Brasileiros", "A Nova Escola", "A Nova Matemática", "Aprenda Ciências", "Educação Comparada Moderna", "Nosso Brasil", "Estudo Moderno de Ciências", "O Uso de Tecnologias Educacionais na Formação e Aperfeiçoamento do Magistério", "Matemática da Emília", "Educação, para quê", "O Homem é a Meta", "Vovó Viu a Uva", “Educação é a Solução”, “Educação para o Trabalho”, “Educação e Cultura na Imprensa”, “Educação, Reflexão e Crítica”, “A Nova Educação: entre o coração e a máquina”, “Administração da Escola”, “A Hora do Superdotado - Uma Proposta do Conselho Federal de Educação”.
O Presidente da Academia, com essa sua bibliografia, se credencia não apenas pelo fato de presidir aquela casa de cultura e literatura, mas, também, para exercer este papel que anuncia logo após a sua eleição.
Por este motivo, ocupo esta tribuna neste espaço, para registrar e cumprimentar o novo Presidente da Academia Brasileira de Letras, desejando êxito na sua gestão e que possa, efetivamente, desenvolver um trabalho junto às escolas públicas particulares neste País em favor da Língua Portuguesa.
Muito obrigado.