Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENADOR ONOFRE QUINAN.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENADOR ONOFRE QUINAN.
Publicação
Publicação no DSF de 15/01/1998 - Página 600
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ONOFRE QUINAN, SENADOR, ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. ROMEU TUMA (PFL-SP. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, é com muita tristeza e uma boa dose de emoção que estamos participando do encaminhamento deste Requerimento de Condolências pelo passamento do nosso companheiro Onofre Quinan.

A Senadora Benedita da Silva fez uma referência interessante ao homenagear o Senador Onofre Quinan dizendo que não tinha ouro nem prata para oferecer à D. Lydia Quinan, nossa querida Deputada, mas tinha as orações. Há jóia mais bonita do que as orações para oferecermos a alguém que inicia o seu caminho em busca da presença de Deus?!

Sr. Presidente, sabemos que Deus é justo para com toda a humanidade. O homem nasce nu, e quando morre não leva consigo as riquezas que aqui acumulou. Portanto, Ele é igualitário no tratamento para com todos. Os bens que arrecadamos ao longo da nossa vida são acumulados através do bem que praticamos ao próximo, pela decência de nossa conduta nos nossos negócios, pela ética no relacionamento com a coisa pública. Sr. Presidente, durante essa convivência de três anos com o Senador Onofre Quinan, tudo isso S. Exª representou dentro das suas atividades, quer empresarial quer política.

Sr. Presidente, não tenho histórias para contar a respeito da convivência com o Senador Onofre Quinan como a Senadora Benedita da Silva. Mas, recentemente, conversávamos acerca de um trabalho que a indústria do gás engarrafado vinha desenvolvendo no sentido da substituição dos botijões, haja vista as ameaças que esse vasilhame representa para as famílias que utilizam esse tipo de gás para a feitura dos seus alimentos. S. Exª tinha essa grande preocupação, à qual também me associo, no que diz respeito à segurança pública. S. Exª tinha uma enorme visão empresarial, pouco se importando com as despesas que poderiam onerar o seu negócio com essa substituição. Mas o seu interesse público estava acima de qualquer interesse econômico. Quantas vezes, por esses corredores ou mesmo no restaurante da Casa, encontrava o Senador Onofre Quinan com sua esposa, os dois serenos, tranqüilos, mostrando um amor que é próprio daqueles bem-casados e que não deixava de ser um exemplo para todos no que se refere à busca de uma sociedade civil harmoniosa. O casal possuía cinco filhos, segundo a Deputada Lydia. Que bonita formação familiar! As dificuldades físicas e econômicas, o Senador Onofre Quinan sabia vencê-las com a sua tranqüilidade, com a sua serenidade e com respeito ao próximo.

Sr. Presidente, vai ser muito triste não vermos figurar o nome do Senador Onofre Quinan nesse painel que acusa as nossas presenças. Mas tenho a certeza absoluta de que os 81 Srs. Senadores que com S. Exª conviveram guardarão a sua imagem, permanentemente, nos seus corações. Tenho também a certeza de que o bem que Onofre Quinan prestou àqueles que o trouxeram a esta Casa será um exemplo a ser seguido por todos, inclusive por mim, Senador de primeiro mandato, em respeito também àqueles que me trouxeram a esta Casa.

Que Deus o receba, e que S. Exª esteja em paz .

Era o que eu tinha a dizer. Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/01/1998 - Página 600