Discurso no Senado Federal

SENTIMENTOS DE PESAMES DO POVO GOIANO PELO FALECIMENTO DO SENADOR ONOFRE QUINAN, REMEMORANDO A SUA TRAJETORIA NA INICIATIVA PRIVADA, BEM COMO NA VIDA PUBLICA.

Autor
Otoniel Machado (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Otoniel Machado Carneiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • SENTIMENTOS DE PESAMES DO POVO GOIANO PELO FALECIMENTO DO SENADOR ONOFRE QUINAN, REMEMORANDO A SUA TRAJETORIA NA INICIATIVA PRIVADA, BEM COMO NA VIDA PUBLICA.
Aparteantes
Sebastião Bala Rocha.
Publicação
Publicação no DSF de 16/01/1998 - Página 679
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ONOFRE QUINAN, SENADOR, ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. OTONIEL MACHADO (PMDB-GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o Senado da República perdeu, na madrugada de ontem, um de seus maiores, serenos e sensatos integrantes. O desaparecimento do nosso companheiro e amigo, Onofre Quinan, deixa imensas saudades e lembranças. Deixa marcas profundas na vida do nosso País. Deixa, sobretudo, um grande exemplo de vida, marcada pela honradez e pela mais alta dignidade.

Enlutado, é com muita dor que registro desta tribuna a morte do Senador Onofre Quinan, leal e distinto Parlamentar que esta Casa acolheu com tanto carinho e generosidade.

Durante sete anos ele aqui participou da definição dos rumos nacionais. Emprestando sua valorosa colaboração ao País, semeou sempre mensagens positivas de uma crença infinita na capacidade de construir do povo brasileiro.

Sincero e fraterno, cultivou amizades, despertando a admiração dos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Jamais abdicou do espírito humanista e da grande sensibilidade para com os problemas sociais. Foi homem justo e bom.

Goiás, o Estado em que vivia, chora e lamenta a sua perda. Foi ali que iniciou uma das mais belas trajetórias do País. Simples, de origem humilde, Onofre Quinan soube construir passo a passo a caminhada de um verdadeiro batalhador.

Lutou muito desde a infância até atingir a plena consagração nas atividades pública e privada. Fez do esforço pessoal o combustível para as grandes conquistas. Foi, acima de tudo, um vencedor.

Em Anápolis, a sua querida cidade, revelou-se um empresário moderno e arrojado. Moldou sua trajetória tijolo por tijolo em ações marcantes, edificando empreendimentos que se agigantaram a partir de sua firme determinação.

A loja de eletrodomésticos começou pequena, mas Onofre Quinan soube expandi-la até se tornar uma das maiores do gênero. A diversificação das atividades econômicas foi outra marca desse desbravador. Inseriu-se na comercialização de gás de cozinha, que deu origem ao grupo Onogás, um dos mais potentes do Brasil.

Já empresário realizado e famoso, não se afastou em nenhum momento das causas sociais. Abraçou o amparo aos mais humildes, sempre ao lado da inseparável e digna esposa Lydia Quinan. Juntos, construíram uma obra solidária, que mereceu respeito e admiração de todos os goianos.

O ingresso do empresário Onofre Quinan na política tornou-se inevitável. Como visionário, coube a Iris Rezende Machado a iniciativa de convidá-lo a integrar os quadros do nosso glorioso PMDB. Em 1982, foi convocado a assumir a vice-candidatura de Iris, candidato ao governo nas memoráveis eleições que sepultavam o regime autoritário do País.

Foi uma autêntica festa cívica e o momento máximo das conquistas populares. A chapa Iris-Onofre saiu consagrada nas urnas com mais de 80% dos votos.

Essa arrancada histórica permitiu ao PMDB comandar os destinos de Goiás pela primeira vez. De terra arrasada pelos desmandos das forças ditatoriais, veio finalmente a primavera. Saímos da condição de Estado atrasado e sem perspectivas para atingirmos hoje a posição de oitava potência econômica do Brasil.

O Senador Onofre Quinan teve participação decisiva nesse processo. No auge do mandato, Iris é convidado a dirigir o Ministério da Agricultura, missão prontamente aceita. Onofre torna-se o segundo Governador de Goiás no regime democrático.

Ele dá seqüência à imensa obra do PMDB, plantando as bases de uma sólida infra-estrutura, que hoje permite a industrialização do Estado. Sua conduta irreparável teve o pleno reconhecimento de toda a sociedade. Daí para a disputa do Senado da República foi um passo. E Onofre Quinan aqui viveu suas últimas jornadas, suas últimas cruzadas. O Senado foi a sua última moradia.

Mesmo com a saúde frágil há vários anos em função de graves problemas cardiovasculares, nunca deixou de lutar, nunca deixou de agir, nunca deixou de ajudar e amar o seu povo.

Resistiu bravamente à doença. Apesar de debilitado, continuou atuando no comando de suas empresas, não deixou de participar dos trabalhos desta Casa. Manteve o mesmo espírito das memoráveis batalhas que travou no decorrer de sua existência.

Proporcionou a cada um de nós belos e inesquecíveis momentos que ressaltaram a sua força interior. A força de uma alma generosa. A força da virtude.

O Senador Onofre Quinan nos deixou em presença física, mas, sem dúvida, os seus atos e a sua história serão eternos.

O Sr. Sebastião Rocha (Bloco/PDT-AP) - Permite-me V. Exª um aparte, nobre Senador Otoniel Machado?

O SR. OTONIEL MACHADO (PMDB-GO) - Ouço o aparte do nobre Senador Sebastião Rocha.

O Sr. Sebastião Rocha (Bloco/PDT-AP) - Senador Otoniel Machado, ontem, no momento em que se votou o requerimento de pesar pela morte do Senador Onofre Quinan, eu não me encontrava em plenário, razão pela qual não pude manifestar meus sentimentos de pesar e as minhas condolências à família enlutada e ao povo de Goiás, representado aqui por V. Exª, pelo Senador Mauro Miranda, e, até ontem, pelo Senador Onofre Quinan. V. Exª descreve em seu discurso a trajetória de um empresário a quem o destino concedeu também a virtude de transformar-se em grande liderança política de Goiás e do nosso País. Durante o tempo em que convivi com o Senador Onofre Quinan, no Senado Federal, pude perceber o espírito de um homem simples, de um homem dotado para servir ao seu Estado e ao povo brasileiro. Associo-me a V. Exª e, em nome do meu Estado do Amapá, do povo amapaense, manifesto, mais uma vez, os sentimentos de dor, solidariedade e perda pelo falecimento do eminente Senador Onofre Quinan. Muito obrigado pelo aparte.

O SR. OTONIEL MACHADO (PMDB-GO) - Agradeço as palavras do nobre colega Sebastião Rocha, visto que o nosso discurso é pequeno para sediar ou mesmo receber todos os fatos históricos acerca do nobre Senador Onofre Quinan.

Para sempre ele ficará em nossa memória, convocando-nos para a luta de logo mais, ensinando-nos os caminhos do equilíbrio, mesmo nos tempos de maior turbulência, indicando-nos o trabalho árduo e honesto como único e autêntico instrumento na construção de um país próspero, e convidando-nos eternamente a fazer da justiça social o emblema maior de nossas ações.

O Senador Onofre Quinan acreditava firmemente que apenas a bondade e a fé em Deus seriam capazes de redimir a pessoa humana. Num mundo ainda marcado pela dor e pela violência, o seu exemplo fica como a semente de uma nova esperança: esperança num mundo mais solidário e fraterno, onde todos possamos dar as mãos e vencer as injustiças, abrindo as trilhas da paz, da harmonia e da comunhão entre as pessoas.

Sei que assim o será.

Ao concluir, quero, em nome do povo goiano, expressar os nossos sinceros agradecimentos a todas as manifestações de pesar pelo passamento do Senador Onofre Quinan.

Fazemos um agradecimento fraternal as Suas Excelências, o Presidente Fernando Henrique Cardoso e o Vice-Presidente Marco Maciel, pela solidariedade à família enlutada e ao povo goiano. Em especial, agradecemos o carinho e a amizade demonstrados pelo Presidente desta Casa, Senador Antonio Carlos Magalhães, que acompanhou todo o velório, desde o Salão Negro até a Assembléia Legislativa de Goiás. A todos os Senadores e Deputados, aos funcionários do Congresso Nacional, agradecemos pelo afeto e pelas palavras de conforto. À Deputada Lydia Quinan e demais familiares, mais uma vez manifestamos o nosso profundo pesar, testemunhando o pleno reconhecimento por tudo o que o Senador Onofre Quinan fez por um Brasil mais justo e fraterno.

Nosso muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/01/1998 - Página 679