Discurso no Senado Federal

DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS FRIGORIFICOS NOS ESTADOS DE MATO GROSSO DO SUL, MATO GROSSO E GOIAS.

Autor
Lúdio Coelho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Lúdio Martins Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PECUARIA.:
  • DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS FRIGORIFICOS NOS ESTADOS DE MATO GROSSO DO SUL, MATO GROSSO E GOIAS.
Publicação
Publicação no DSF de 24/01/1998 - Página 1237
Assunto
Outros > PECUARIA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, SENADOR, LIDERANÇA, ESTADOS, ADOÇÃO, UNIFORMIDADE, VALOR, ALIQUOTA, COMERCIO INTERESTADUAL, IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS (ICMS), OBJETIVO, IMPEDIMENTO, FECHAMENTO, FRIGORIFICO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DE GOIAS (GO), PREJUIZO, SETOR, ABATE, GADO.

O SR. LÚDIO COELHO (PSDB-MS. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, desejo dar conhecimento a esta Casa das dificuldades por que passam os frigoríficos no Brasil Central: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Lá, no meu Estado de Mato Grosso do Sul, no último mês, encerraram suas atividades seis ou oito frigoríficos. O motivo principal são as diferentes alíquotas do ICMS.

Apelo aos Srs. Senadores para que intercedam junto às lideranças estaduais no sentido de ser adotada uma única alíquota em todos os Estados. Essa medida evitaria essa situação de caos na atividade do abate do gado. Além do fechamento de número elevado de frigoríficos, há o fato de que os que estão conseguindo sobreviver estão aviltando os preços, trazendo enorme prejuízo para os ruralistas e nenhum benefício para a população. 

A meu ver, isso faz parte da globalização. Estamos tentando a globalização na área externa, e deveríamos fazê-lo na área interna.

Era o comunicado que eu queria fazer à Casa, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/01/1998 - Página 1237