Discurso no Senado Federal

JUSTIFICATIVAS QUANTO AOS ACONTECIMENTOS RELATIVOS A MANIFESTAÇÃO DE APOSENTADOS NO PALACIO DO PLANALTO, POR TER SIDO CITADO NOMINALMENTE.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • JUSTIFICATIVAS QUANTO AOS ACONTECIMENTOS RELATIVOS A MANIFESTAÇÃO DE APOSENTADOS NO PALACIO DO PLANALTO, POR TER SIDO CITADO NOMINALMENTE.
Publicação
Publicação no DSF de 22/01/1998 - Página 1084
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, ORADOR, PARTICIPAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, APOSENTADO, SEDE, GOVERNO FEDERAL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Pela Ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, hoje é Dia Nacional dos Aposentados, e, aproximadamente mil pessoas estiveram na sessão de homenagem ao Dia Nacional dos Aposentados, nesta manhã, na Câmara dos Deputados. Lá houve inúmeras manifestações, estando presentes representantes das mais diversas entidades como a Srª Maria Machado, o Sr. Vicente Paulo da Silva e centenas de lideranças de entidades de todo o Brasil - da CUT, da CGT e todas as entidades de aposentados. E, segundo me informaram, essas entidades e pessoas da Confederação Nacional dos Aposentados - ou nome semelhante -, há mais de ano, haviam pedido audiência junto ao Presidente Fernando Henrique Cardoso. A informação que foi dada foi a de que, por mais que tivessem solicitado, a audiência não havia sido marcada. Eu soube disto quando estava ali.

Aquelas pessoas resolveram fazer uma caminhada em frente ao Palácio. Convidaram-me para estar presente na caminhada - caminhar em frente ao Palácio do Planalto é uma manifestação perfeitamente adequada e normal, como ocorre, aqui, quase todos os dias. Ali chegando, defronte ao Palácio, as diversas pessoas avaliaram que poderiam subir alguns passos na rampa do Palácio do Planalto. Nesse instante, os responsáveis pela segurança ponderaram que dali para frente não deveriam subir. As pessoas, entretanto, manifestaram que gostariam, pelo menos, de poder avançar dois ou três passos para que pudessem, de uma altura maior, se pronunciar. Então, houve um momento de empurrões, de um ligeiro entrevero; quase que testemunhei uma ameaça de agressão, mas que, felizmente, não ocorreu.

Naquele momento, ponderei junto aos manifestantes e aos responsáveis pela segurança que, se fosse permitido avançar cerca de dois ou três metros para que a Srª Maria Machado e o Sr. Vicente Paulo da Silva pudessem falar aos presentes, tudo se acalmaria. E isso, então, foi acordado com a Segurança do Palácio. Sou testemunha desse diálogo, fui um dos que conversaram com as pessoas que estavam ali para que, dessa maneira, pudesse haver uma manifestação, que depois transcorreu sem qualquer outro incidente que pudesse ser considerado como grave.

Esse é o testemunho dos fatos. Havia, talvez, cerca de mil pessoas ali ou um pouco mais e que fizeram manifestações externando a sua preocupação com respeito ao direito sobretudo dos aposentados no Brasil.

Esses são os fatos, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/01/1998 - Página 1084