Discurso no Senado Federal

IMPORTANCIA DA CONSTRUÇÃO DE PONTES DE QUE LIGARÃO O MATO GROSSO DO SUL A OUTRAS REGIÕES DO PAIS E DA AMERICA DO SUL, CITANDO COMO EXEMPLO A RECEM-INAUGURADA PONTE AYRTON SENNA.

Autor
Lúdio Coelho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Lúdio Martins Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • IMPORTANCIA DA CONSTRUÇÃO DE PONTES DE QUE LIGARÃO O MATO GROSSO DO SUL A OUTRAS REGIÕES DO PAIS E DA AMERICA DO SUL, CITANDO COMO EXEMPLO A RECEM-INAUGURADA PONTE AYRTON SENNA.
Publicação
Publicação no DSF de 27/01/1998 - Página 1306
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • IMPORTANCIA, CONSTRUÇÃO, PONTE, LIGAÇÃO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ESTADO DO PARANA (PR), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INTEGRAÇÃO, INTERIOR, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, AMERICA LATINA.

O SR. LÚDIO COELHO (PSDB-MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, há pouco o Senador Ramez Tebet deu notícia da inauguração da importante ponte que liga o Mato Grosso do Sul ao Paraná, que haverá de facilitar muito o fluxo de mercadorias entre os dois Estados e o Mercosul.

Mato Grosso do Sul estava isolado. A construção da ponte rodoferroviária que ligará o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a São Paulo está bastante adiantada. Semana passada, aprovamos financiamento do Fonplata para a construção de ponte no rio Paraguai que vai ligar Mato Grosso do Sul a Corumbá e à Bolívia, por onde passará a rodovia com destino ao Pacífico. A ponte sobre o rio Paraguai é muito importante.

Hoje mantemos um intercâmbio muito grande com a Bolívia. Vários estudantes brasileiros cursam faculdades em La Paz e agricultores estão plantando soja na Bolívia. Estamos, do lado brasileiro, construindo a ponte sobre o rio Aporé, que liga Mato Grosso a Goiás.

Estou dando estas notícias porque quando nosso Estado, o Mato Grosso do Sul, foi criado, não recebemos nenhum apoio da área federal; agora, pelo menos, estamos quebrando o isolamento que há entre nós e os nossos vizinhos.

Sr. Presidente, quando tomo conhecimento de programas de construção de metrôs em outras cidades, imagino que se pegássemos esses recursos e construíssemos pontes sobre os rios do interior do Brasil, cortaríamos todo o território nacional.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/01/1998 - Página 1306